Porque sempre tenho os pés e as mãos geladas??

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
Melhor respostaEscolha do autor da pergunta
Boa pergunta.
Procure um médico.

22/05/2003 - 08h52
Doença de Raynaud "congela" mãos e pés
ANA PAULA DE OLIVEIRA
free-lance para a Folha

Basta a temperatura cair e pronto: as mãos ou os pés (ou ambos) ficam gelados e quase sem cor ou então arroxeados. Às vezes, a sensibilidade diminui. Noutras, há formigamento. Essas reações incômodas indicam mais que um simples não gostar das temperaturas mais baixas. Elas podem ser sintoma de uma hipersensibilidade do organismo ao frio, origem da doença de Raynaud.

É muito comum que as pessoas com Raynaud só percebam que algo não vai bem quando chega o inverno. Mas isso não é uma regra geral, já que a raiz do problema é a queda ou a mudança brusca de temperatura. Por isso os sintomas podem surgir também no verão, se a pessoa ficar em um local com ar-condicionado muito forte ou se sofrer um choque térmico ao sair do banho, por exemplo.

Quando o corpo perde temperatura para o ambiente, o organismo trabalha para recuperar esse calor. Nos portadores de Raynaud, esse processo demora mais tempo. A constrição de pequenos vasos desencadeia alterações na cor da pele nas extremidades do corpo.

Unhas roxas

Há pouco tempo, a estu-dante de letras Sílvia Santini, 24, descobriu que a estranha cor arroxeada na ponta de seus dedos era um sintoma de Raynaud. "Fiquei sabendo por acaso que se tratava de uma doença, ao conversar com uma amiga que também sofre do problema", diz. "Minhas unhas ficavam tão roxas que as pessoas perguntavam se eu as havia pintado, mas eu achava que era apenas frio exagerado."

Já a terapeuta Maria Fernanda Leite Ribeiro, 45, sempre desconfiou que o que sentia desde os 20 anos era uma doença. "Eu dançava descalça e percebia que meus pés lembravam os de defunto, de tão brancos que ficavam no inverno, e perdiam a sensibilidade", descreve.

Maria Fernanda não demorou para procurar um médico e identificar a doença. A maioria dos pacientes, porém, não faz isso e, portanto, não sabe que, apesar de a doença não ter cura, os sintomas podem ser controlados. Para o médico Sebastião Cezar Radominski, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Reumatologia, a falta de informação é o principal agravante do quadro clínico.

A doença de Raynaud raramente evolui para quadros graves, mas seus portadores correm um risco maior de desenvolver outros problemas de saúde, como lúpus, esclerodermia, artrite reumatóide e hipotireoidismo, e por isso precisam de acompanhamento médico constante.

Quando existe essa associação com outras doenças, o "rótulo" muda: os médicos chamam o conjunto de sintomas de fenômeno de Raynaud, não de doença.

Melhora pós-menopausa

Até agora, a ciência ainda não identificou a causa da doença e do fenômeno de Raynaud. Mas os especialistas sabem que a incidência é maior entre mulheres magras, longilíneas, fumantes e em idade reprodutiva --os sintomas tendem a desaparecer com a chegada da menopausa. A ocorrência do fenômeno ou da doença em homens é rara.

Crianças, principalmente meninas na puberdade, também podem desenvolver a doença, "apesar de não ser comum", diz o médico sueco Anders Fasth, professor de imunologia pediátrica e membro da Sociedade Européia de Reumatologia Pediátrica. Ele não acredita que a doença seja mais comum em países de baixa temperatura. "Porém as consequências são mais graves", afirma.

Segundo Fasth, é possível que os sintomas tenham relação com aspectos emocionais. A tensão muscular induz à vasoconstrição, afirma ele, o que poderia explicar a lentidão no processo de recuperação do calor.

Maria Fernanda concorda com essa teoria. Ela já percebeu que, quando está muito tensa, os sintomas aparecem. "Quando estou estressada, sinto o sangue sumindo de meus pés."

Source:

Classificação e comentário do autor da pergunta

5 de 5
Fiz a pergunta por brincadeira e acabei aprendendo alguma coisa. Desconhecia essa doença. Obrigada pela dica.

Obrigada a todos!
  • 4
  • Comentário

Outras respostas (9)

Classificada como mais alta
  • Classificada como mais alta
  • Mais antigo
  • Mais recente
  • Ugo Fraga respondido 7 anos atrás
    Pressao baixa.
    • 2
    • Comentário
  • ._. luto respondido 7 anos atrás
    De acordo com um ditado..............

    Mão fria, coração quente!

    Mas pé frio, o que será que anda quente? ahahahaha

    Menina, também tenho, mas é porque tenho a pressão muito baixa 9X6. Vivo mole!

    Beijocas
    • 1
    • Comentário
  • Guri respondido 7 anos atrás
    É má circulação. Ative-a exercitando mãos e pés. E não descarte uma visita ao médico, pode ser problema de coração.
    • 1
    • Comentário
  • raptordf respondido 7 anos atrás
    Deve ser pq vc mora no Pólo Norte... não?!?!?!?!?!?!?
    • 2
    • Comentário
  • . respondido 7 anos atrás
    A única coisa que posso lhe dizer , é : procure um médico hahah, a segunda é que , caso adormeça , é má circulação, pois também tenho esse problema , e pratico alguns exercícios para que não me incomode , caso não adormeça, buaaaaaaaaaaa, não sei
    e tem um detalhe , no frio é por que sou calorenta e não consigo usar meias , daí o pé fica de fora e congela, no verão é porque suo demais
    bjão baby
    • Taxa
    • Comentário
  • fulustreka respondido 7 anos atrás
    Porque sua ciruclação não deve estar nada legal, amigo...
    • Taxa
    • Comentário
  • Carolina respondido 7 anos atrás
    Isso tbem acontece comigo no inverno alem de os meu pes e maos estarem sempre geladas, ainda ficam roxas, é horrivel!
    Creio que seja por serem extremidades do corpo, se vc reparar o nariz tbem fica gelado no frio.
    Bjo
    • Taxa
    • Comentário
  • Zac W respondido 7 anos atrás
    Vc deve ter problemas de circulação, e isso é pior nas extremidades do corpo.
    • Taxa
    • Comentário
  • Mocinha respondido 7 anos atrás
    Algum problema relacionado à circulação. Procure um especialista.

    Melhoras!
    • Taxa
    • Comentário
  • Sign In 

    para adicionar sua resposta

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear