Quais as principais características do Iluminismo?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
o que visavam os particpantes do movimento e qual poderia ser seu verdadeiro interesse?
Melhor respostaEscolha do autor da pergunta
Vanessa M

"Chamamos de Iluminismo o movimento cultural que se desenvolveu na Inglaterra, Holanda e França, nos séculos XVII e XVIII. Nessa época, o desenvolvimento intelectual, que vinha ocorrendo desde o Renascimento, deu origem a idéias de liberdade política e econômica, defendidas pela burguesia.

Os filósofos e economistas que difundiam essas idéias julgavam-se propagadores da luz e do conhecimento, sendo, por isso, chamados de iluministas.

O Iluminismo trouxe consigo grandes avanços que, juntamente com a Revolução Industrial, abriram espaço para a profunda mudança política determinada pela Revolução Francesa.

O precursor desse movimento foi o matemático francês René Descartes (1596-1650), considerado o pai do racionalismo. Em sua obra “Discurso do método”, ele recomenda, para se chegar à verdade, que se duvide de tudo, mesmo das coisas aparentemente verdadeiras.

A partir da dúvida racional pode-se alcançar a compreensão do mundo, e mesmo de Deus.

As principais características do Iluminismo eram:
• Valorização da razão, considerada o mais importante instrumento para se alcançar qualquer tipo de conhecimento;
• valorização do questionamento, da investigação e da experiência como forma de conhecimento tanto da natureza quanto da sociedade, política ou economia;
• crença nas leis naturais, normas da natureza que regem todas as transformações que ocorrem no comportamento humano, nas sociedades e na natureza;
• crença nos direitos naturais, que todos os indivíduos possuem em relação à vida, à liberdade, à posse de bens materiais;
• crítica ao absolutismo, ao mercantilismo e aos privilégios da nobreza e do clero;
• defesa da liberdade política e econômica e da igualdade de todos perante a lei;
• crítica à Igreja Católica, embora não se excluísse a crença em Deus. "

Um abraço!

Source:

FILHO, Milton B. B. História Moderna e Contemporânea. São Paulo, Scipione.1993

Classificação e comentário do autor da pergunta

5 de 5
rica em detalhes históricos,digna de ter sido respondida por um historiador
  • 5
  • Comentário

Outras respostas (5)

Classificada como mais alta
  • Classificada como mais alta
  • Mais antigo
  • Mais recente
  • gripsec respondido 7 anos atrás
    As idéais iluministas defendiam o NACIONALISMO, ou seja, a criação das nações e a quebra do velho regime Feudal. Daí a independência dos Estados Unidos da América do Norte em relação a Inglaterra e logo em seguida a Indepedência dos Estados Unidos do Brasil, em relação a Portugal. Na Europa, como não podia deixar de ser ocorre o mesmo fenônemo,quer seja a criação das Nações: Portugal, Espanha, França, Holanda, etc. É desta mesma época o movimento literário Romantismo, que se inspira nos ideiais Iluministas.O Nacionalismo tinha como característica o Amor à Pátria amada. No Brasil, o Nacionalismo espelha-se no Índio, Índio-guerreiro, valente e forte. Essas fortes idéias iluministas levaram os Estados Unidos da America do Norte e o Brasil à Independência. Lembrar sempre que o estilo de época literário Romantismo está ligado aos ideais iluministas, quer seja no Brasil, quer seja na Europa.

    O verdadeiro interesse do Iluminismo é a quebra do velho sistema feudal, saída da idade das trevas para as artes, para o renascimento cultural, renascimento das cidades porque já era um processo histórico, as cidades já estavam crescendo em torno da Itália, devido ao comércio das especiarias para o preparo dos alimentos, e ao comércio do artesanato, renascer cidades é a queda do Rei e a independência de todos esses países que nós conhecemos hoje, as Nações. Enfim, igualdade, liberdade e fraternidade, que não existia no feudalismo.


    Vanessa, observe que os estilos de época literários estão sempre inseridos em um contexto histórico.

    Obrigado.
    • 4
    • Comentário
  • Sem juizo mas com sorte respondido 7 anos atrás
    Uma das principais caracteristicas do movimento iluminista foi o uso da razão para explicar as coisas do mundo.
    A igreja tinha uma influência enorme na vida das pessoas, e como ela ensinava as pessoas a ler e a escrever, ela usava deste poder para ensinar algumas ideias a população que não levavam em conta o uso da razão. Como por exemplo, quando ela dizia que A mil chegarás mas de dois mil não passarás. E que a Terra era o centro do Universo.
    Com o tempo os filosofos iluministas foram exigindo mais liberdade de expressão que era uma outra caracteristica do movimento iluminista. As pessoas nesta época não poderiam manifestar crenças religiosas que não fossem a catolica.
    Outra caracteristica, era o absolutismo dos reis. Naquela época nimguem poderia discordar do rei, porque se não ou era preso ou morto. Isso tudo acabou com o iluminismo.
    Nessa epoca a sociedade se dividia em: Clero: Alto clero e baixo clero. Nobreza e Povo. O clero e a nobreza, tinham privilégios que o povo não conhecia. Muito pelo contrario. Pagavam impostos para manter o clero e a nobreza. Portanto existiam diferenças sociais muito grandes.
    Por tanto as caracteristicas principais do iluminismo são a liberdade o uso da razão a igualdade e a fraternidade entre os povos.
    Os filosofos iluministas queriam que a população se tornassem mais racionais usando de analise cientifica e critica para explicar as coisas da vida.
    Filosofos como Rene Descartes, Voltaire, Montesquieu, Diderot, Rousseau e Isaac Newton foram alguns dos participantes deste movimento que mudou a maneira do povo enchergar suas realidades. Muitos Reis depois passaram a ser auxiliados por esses filosofos. Ai se tornaram Déspotas Esclarecidos. Portanto ai eles pararam de perseguir, matar e mandar prender, para abrir escolas, hospitais e assim melhorar a vida da população que o passou a ver como de certa forma um "amigo". Isso adiou a queda de muitos Reis.
    Sou professor de historia e essa é um pequeno resumo sobre o que voce pediu. Espero ter ajudado.
    • 3
    • Comentário
  • Engenheiro respondido 2 meses atrás
    já ta tudo serto
    • Taxa
    • Comentário
  • silascecilia respondido 7 anos atrás
    cara iluminismo é o movimento mas lindo que já ocoreu sair do escuro, isto é lindo.
    • 3
    • Comentário
  • Juvenal D respondido 7 anos atrás
    Mais luz.
    • 1
    • Comentário
  • Sign In 

    para adicionar sua resposta

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear