O que foi o mundo bipolar e a guerra fria?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
Estados e Urss
Melhor resposta
Guerra fria.
A Guerra Fria é a designação dada ao conflito político-ideológico entre os Estados Unidos (EUA), defensores do capitalismo, e a União Soviética (URSS), defensora do socialismo, compreendendo o período entre o final da Segunda Guerra Mundial e a extinção da União Soviética.

É chamada "fria" porque não houve qualquer combate físico, embora o mundo todo temesse a vinda de um novo combate mundial por se tratar de duas potências com grande arsenal de armas nucleares. Norte-americanos e soviéticos travaram uma luta ideológica, política e econômica durante esse período. Se um governo socialista fosse implantado em algúm país do Terceiro Mundo, o governo norte-americano via aí logo uma ameaça aos seus interesses; se um movimento popular combatesse um governo alinhado aos EUA, logo receberia apoio soviético.

Mundo bipolar.
Um mundo bipolar Durante quatro décadas, foi a ordem internacional marcada por uma bipolaridade: duas superpotências controlavam direta ou indiretamente inúmeros Estados abrigados em suas áreas de influência. É claro que cada Estado tinha seu governo e suas instituições. Mas sua autonomia ficava de certa forma, limitada pelo jogo estratégico da superpotência que o dominava. Faziam parte desse jogo, por exemplo, as manobras que Estados Unidos e União Soviética articulavam para manter o bloco unido e sob o seu comando, ou para conquista Estados que estavam do outro lado. A bipolaridade, isto é, a divisão do mundo em dois pólos de poder antagônicas foi uma das características mais marcantes da Guerra Fria.
  • 6
  • Comentário

Outras respostas (8)

Classificada como mais alta
  • Classificada como mais alta
  • Mais antigo
  • Mais recente
  • neto respondido 7 anos atrás
    resposta
    resumo sobre guerra fria=A Guerra Fria é a designação dada ao conflito político-ideológico entre os Estados Unidos (EUA), defensores do capitalismo, e a União Soviética (URSS), defensora do socialismo, compreendendo o período entre o final da Segunda Guerra Mundial e a extinção da União Soviética.

    É chamada "fria" porque não houve qualquer combate físico, embora o mundo todo temesse a vinda de um novo combate mundial por se tratar de duas potências com grande arsenal de armas nucleares. Norte-americanos e soviéticos travaram uma luta ideológica, política e econômica durante esse período. Se um governo socialista fosse implantado em algúm país do Terceiro Mundo, o governo norte-americano via aí logo uma ameaça aos seus interesses; se um movimento popular combatesse um governo alinhado aos EUA, logo receberia apoio soviético.

    resumo sobre mundo bipolar=Um mundo bipolar Durante quatro décadas, foi a ordem internacional marcada por uma bipolaridade: duas superpotências controlavam direta ou indiretamente inúmeros Estados abrigados em suas áreas de influência. É claro que cada Estado tinha seu governo e suas instituições. Mas sua autonomia ficava de certa forma, limitada pelo jogo estratégico da superpotência que o dominava. Faziam parte desse jogo, por exemplo, as manobras que Estados Unidos e União Soviética articulavam para manter o bloco unido e sob o seu comando, ou para conquista Estados que estavam do outro lado. A bipolaridade, isto é, a divisão do mundo em dois pólos de poder antagônicas foi uma das características mais marcantes da Guerra Fria.

    Fonte(s):

    • 1
    • Comentário
  • †|-|¡ägö respondido 7 anos atrás
    O mundo Bipolar foi quando o mundo teve 2 pólos econômicos: o socialismo Soviético e o capitalismo Americano. Quando esses 2 pólos econômicos queriam dominar o mundo houve a Guerra Fria. Se Guerra Fria por que foi batalha-da em "países frios".
    • 1
    • Comentário
  • xx74616c6b32636f6476727961686f6f respondido 7 anos atrás
    EUA e URSS, dois pólos poderosos que dividiram o mundo, e a guerra fria basicamente foi uma guerra de ameaças apenas ... ;)
    http://www.suapesquisa.com/guerrafria/
    • 1
    • Comentário
  • ..::Prips::.. respondido 7 anos atrás
    Olha...não çembro MUITO bem...meus longos 16 anos me impedem, mas assim: Essa expressão "bipolar" se dá porque o mundo tinha dois grandes pólos (como o próprio nome sugere..) - Os EUA e a URSS. Isso logo desembocou num conflito, a chamada Guerra Fria, que tem esse nome porque foi uma 'guerra' indireta, ou seja, não houve batalhas físicas. Os Eua conseguiram derrubar a URSS apenas "no gogó".

    Qualquer coisa, oh: www.wikipedia.org
    hahaha
    xD

    ~Prips^^~
    • 1
    • Comentário
  • Radamanthys respondido 7 anos atrás
    É uma invenção de um presidente estadunidense (não lembro o nome, na verdasde não é util para mi, sou brasileiro) para acabar com o crescimento da URSS.

    Fonte(s):

    Wikipédia
    • Taxa
    • Comentário
  • superman respondido 7 anos atrás
    É a designação dada ao conflito político-ideológico entre os Estados Unidos, defensores do capitalismo, e a URSS, defensora do socialismo, compreendendo o período entre o final da Segunda Guerra Mundial e a extinção da União Soviética.

    Embora essa guerra não teve nenhum confronto bélico com as duas superpotências, as duas investiam pessado na corrida armamentista, como consequencias houve muitas revoluções, crises, tratados, engenharia nuclear, engenharia espacial e etc.

    Também originou na formação de dois pactos militares antagônicos à OTAN liderado pelos EUA e o Pacto de Varsóvia liderado pela URSS.
    • Taxa
    • Comentário
  • Gabriel G respondido 7 anos atrás
    Foi o mundo dividido em dois polos, o polo socialista e o polo capitalista, ou você estava com os EUA ou com os URSS, aí começou a guerra fria, que foi uma guerra sem contato físico, tirando a do Vietnã, que os EUA levaram uma lavada dos Vietcongs....bom mas foi uma corrida tecnológica, quem ia primeiro a lua, no espaço, aí teve a questão da crise dos mísseis que foi Cuba uma base militar da URSS a poucos Kms dos EUA...então é basicamente isso o mundo bipolar e a guerra fria, se tiver mais duvidas vai na www.wikipedia.com
    • Taxa
    • Comentário
  • Ricardo respondido 7 anos atrás
    A Guerra Fria é a designação dada ao conflito político-ideológico entre os Estados Unidos (EUA), defensores do capitalismo, e a União Soviética (URSS), defensora do socialismo, que se deu após a Segunda Guerra Mundial, até a evidente derrota da URSS com a Desintegração da União Soviética

    Norte-americanos e soviéticos travaram uma luta ideológica, política e econômica durante esse período. Se um governo socialista fosse implantado em algúm país do Terceiro Mundo, o governo norte-americano via aí logo uma ameaça aos seus interesses; se um movimento popular combatesse um governo alinhado aos EUA, logo receberia apoio soviético.
    Por isso foi chamado Bipolar, pois o mundo estava dividido em dois pólos bem definido: os Capitalistas e os Socialistas.

    Fonte(s):

    Wikipédia, a enciclopédia livre
    • Taxa
    • Comentário
  • Sign In 

    para adicionar sua resposta

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear