Revelação de um EX-professor de universidade PARTICULAR 2. Não percam seu tempo nas PARTICULARES....?

Eu ja lecionei em duas PARTICULARES. Uma vergonha, o professor tem que agradar aluno. Na sala de aula parece que voce esta' num clube. Todo mundo conversa e o professor fica la na frente igual palhaco dando o show. Depois voce tem que fazer questionario e dar as respostas e entao fazer prova com as mesmas questoes.

Hoje, leciono na Federal, na minhas aulas nao tem bate papo, ou mando para fora. Se tiver que conversar que converse comigo e sobre a disciplina. Derramo materia em cima dos meus alunos e te digo que a media deles ate' agora com 3 provas esta' abaixo de 5,0. Se fosse numa privada a media seria 9,0. Ve se as particulares contratam doutores ou professores com mestrado? eles so contratam gente que agrada e puxa saco de aluno. Viva la Pepa!Amanha, tem aula, e quem nao vier, fica com falta. Tem aluno que vem chorar, e' sexta feira de carnaval. Eu digo que o governo me paga para lecionar e tem muita gente passando fome no Brasil para a gente ficar brincando de aluno e professor.

12 Respostas

Classificação
  • Anônimo
    Há 1 década
    Melhor resposta

    Eu postei esse texto para voce. Tem gente que pensa que sou professor carrasco. Na verdade os alunos ate' gostam de mim. Eu sempre digo para eles nao fazerem o que eu fiz. Eu fiz 5 cursos superior em Universidades de excelente qualidade. Tenho um doutorado que na epoca que formei era conceito A pela CAPES e eu tirei A na minha defesa de tese.

    Digo para os meus alunos que curso superior nao vale nada, que eles estao la para aprender a ganhar dinheiro, e afirmo sempre. Se voce encontrou uma maneira de ganhar dinheiro caia fora da Universidade.

    Eu dou o assunto que tenho no meu plano de ensino, depois volto e faco uma revisao e mostro para eles como e' que eles tem que usar dentro da profissao deles.

    No meu plano de ensino tem 5 provas, sendo que vou tirar a nota mais baixa e colocar a nota da pratica. Depois faco a media, quem tiver media abaixo de 7.0 vai para a prova final. Ate' o momento so uma menina tem media 7.0. As minhas provas sao consideradas faceis, faco prova de multipla escolha, 20 questoes cada. Sendo que os outros professores fazem prova subjetiva, eu peguei uma prova da medicina que um colega aplicou recentemente e estou assustando eles dizendo que esse sera' o proximo tipo de prova, mostro para eles, e eles arregalam os olhos.

    Eu preparo o material para eles, muitas vezes traduzo de textos em ingles e procuro material de conhecimento recente e deixo la no Xerox, eles ja dizem que eu devo ser socio do cara da copiadora. Faco questoes faceis como ja disse, por incrivel que parecam os alunos tem grande dificuldade em saber qual e' a certa. Minha disciplina nao e' facil, leciono Bioquimica para a Medicina Veterinaria. Assuntos sao complexos, mas eu preciso fazer eles viajarem pela disciplina, conectar um assunto com o outro e ver a realidade do mercado de trabalho. Por exemplo, eles me perguntavam se tinham que decorar o ciclo de krebs e a respiracao celular junto com a fosforilacao oxidativa. Disse que sim, como veterinarios, provavelmente voces vao encontrar caes e gatos diariamente envenenados pelo vizinho. Se nao souber como funciona a respiracao celular e a fosforilacao oxidativa como vao salvar o animal?

    Tem aluno que e' inquieto, esses direciono a minha aula e a medida que vou ensinando vou fazendo perguntas e vou tomando conta da mente desse alunos antes que comece a bater papo com colega de aula. Como sou uma pessoa vivida, conto muita historia.

    Ate o momento nao escutei um aluno reclamar das minhas provas por que no final do teste, eles acabam vendo que o erro e' deles. Digo a eles que sou pago para ensinar e eles estao numa universidade federal e devem aprender e serem bons profissionais, pois nao existe razao deles gastarem o dinheiro publico sem aproveitamento, caso contrario e' melhor converter esse dinheiro para o salario familia e fechar as universidades federais. Eles reclamam que eu dou aula, eles sempre gostam de sair cedo e eu estico o maximo possivel as minhas aulas.

    Tenho alunos que dirigem S-10. Outros alunos dirigem carros mais popular. Eu como professor caminho. Vivem me convidando para festas mas nunca aceito. Na verdade ja vieram bater na minha porta para festinhas mas isso nao fica bem.

  • KMare
    Lv 7
    Há 1 década

    É isso aí ... papai pagou passou!

    O mais engraçado é ver que muitos alunos formados nas universidades privadas tem um futuro mediocre quando não estão desempregados .... por outro lado, muitos outros tem um futuro brilhante! Exatamente o mesmo com alunos formados em universidades públicas ...

    Ou seja .. não dá pra generalizar. Veja a FGV por exemplo que é privada! É um excelente universidade ... veja a PUC-Campinas ou PUC-RS ... concorrem em pé de igualdade com a Unicamp (Campinas) isso quando não tem curso melhores. A PUC por exemplo concorre diretamente com a ultra-tradicional Faculdade São Francisco de Direito da USP ...

    Ser pública ou privada não tem nada a ver na qualidade do ensino. Basta ver Harvard, uma das melhores do mundo, é privada. A questão é gerenciamento e interesse do aluno. Não é a toa que o MEC (e no caso dos cursos de Direito a OAB) medem sempre o aproveitamento dos alunos.

    Além disso, não é todo mundo que tem dinheiro para estudar nas públicas (é isso mesmo, tem que ter dinheiro e muito para estudar em públicas .... basta ver o poder aquisitivo de 90% dos alunos ... todos classe média, média-alta) e outros tem que trabalhar durante o dia e estudar a noite ...

  • Há 1 década

    Lecionei 15 anos em uma faculdade particular, gerida por uma fundação é verdade, e como tínhamos congregação e carreira, os alunos não tinham poder de pressão. E eu tinha Doutorado e mestrado na párea que lecionava. Ainda trabalho em uma autarquia e treino estagiários e alunos. Não dá para você generalizar, pois mesmo eu sou testemunha de uma exceção não tão rara. Mas ainda vejo faculdades onde é comum o aluno se valer do "papai pagou, passou". Apenas acho que devemos ensinar os alunos a enxergarem o que é responsabilidade sem muito despotismo e incentivando-os a estudar e aprender, mas sem paternalismo ou mimos, é claro!

    Eu não judiava muito deles e dava certo!

  • Há 1 década

    Ele lecionou em 2 faculdades particulares e fala como se conhecesse todas. Realmente deve ser um "ótimo" professor. Reparem na forma prepotente que ele escreve "ou mando pra fora"... Já entendi o que você quer, um lugar onde possa exercer o seu poder imaginário, e descontar nos outros as suas próprias frustrações... eu fico tão comovido. snif.

  • O que você acha das respostas? Você pode entrar para votar em uma resposta.
  • Há 1 década

    acho q vc esta sendo rigido d+.. quanto a dar aula de verdade vc esta certo!! mas forçar a classe a tentar te acompanhar acho q naum é o caminho certo... pegue um pouco mais leve nas provas.. e (naum sei se vc precisa.. mas...) pesquise oq o mercado de trabalho exige do proficional e faça a prova o mais proximo possivel disso.. assim vai :)

  • Anônimo
    Há 1 década

    Coincidência, ontem estava conversando com um amigo e ele falava exatamente isto sobre as particulares e que numa determinada empresa que não declino o nome, eles pegavam os curriculuns de quem vinha das particulares e rasgavam.

    Mas não é tão difícil saber que você está certo, as particulares são empresas que visam lucro, precisam de quorum para tocar o negócio, portanto tem que transigir muitas vezes.

    Calma cara, você está sendo muito duro com os alunos. Acho que você está se aproveitando do poder que a federal lhe confere para impor uma liderança despótica.

    Abraço

  • Anônimo
    Há 1 década

    olha,não sei de qual estado você é,mas no meu estado,sp,existem faculdades particulares de renome,

    reconhecidas,das quais não preciso citar no nome,em que se exige nota dos alunos,com média da aprovação mínima de 50 a 70%,se não passar,perde o semestre,sim.

    e existem professores de faculdades particulares que impôem respeito e disciplina.

    e falando sobre ensino público,existe sim,gente contratada de acordo com filiação partidária,não somente a capacidade que se possui.

    e porque o governo não têm essa qualidade de ensino nas escolas de educação básica,nas escolas públicas,

    o que seria muito importante para o futuro do país,como um todo? ensino público de qualidade deveria ser uma meta em todas as esferas da educação,não somente no ensino superior.

  • Há 1 década

    Te dou toda a razão Bruno, mais pessoas deveriam seguir a vocação, e não ir só atrás do dinheiro

  • Anônimo
    Há 1 década

    Você que não soube impor sua moral.. ou sua aula é mto chata.

  • Há 1 década

    Não é a toa que as melhores notas no Enade e as melhores avaliações do MEC são de Universidades Federais e Estaduais, enquanto as privadas deixam muito a desejar.

    Os alunos que entram lá são os mais bem preparados e conseguem passar no vestibular, e saem muito bem preparados também. Quero ver quem o mercado de trabalho vai dar preferência, alunos de universidades federais ou particulares?

Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.