O que significam as inscrições nas laterais dos pneus dos carros de passeio?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
Por exemplo: "185/60 R14 - 82H". Se alguém souber me explicar item por item eu agradeço e dou 10 pontos.
Melhor resposta
(.185=largura do pneu...60=altura...
14=diametro da roda...R=radial...
82=capacidade de carga...
H=limite de velocidade...
Passe bem!)
  • Taxa
  • Comentário

Outras respostas (8)

Classificada como mais alta
  • Classificada como mais alta
  • Mais antigo
  • Mais recente
  • Priscila respondido 2 meses atrás
    aro 15 195/55 Radial F108 85V
    • Taxa
    • Comentário
  • marcos r respondido 7 anos atrás
    o numero 185 significa a largura da banda de rodagem do pneu
    o numero 60 significa a altura entre a banda de rodagem até onde encaixa o aro ou a roda
    a letra R significa que esse pneu é radial
    o numero 14 significa o tamanho do aro ou roda em polegadas
    o numero 82 significa sua capacidade de carga = 475 kg
    a letra H significa velocidade maxima que o pneu suporta e essa
    capacidade é de até 210 km
    • Taxa
    • Comentário
  • Cabeçada respondido 7 anos atrás
    185 é a largura do pneu em milímetros. Não é a medida da banda de rodagem e sim, de uma lateral a outra.

    60 é a relação entre a largura e a altura do pneu. Portanto este é um pneu de perfil baixo. Se a largura do pneu for 100, então a altura será 60. O pneu é largo e baixo.

    R - Indica que o pneu é de construção Radial.

    14 - é o diâmetro da roda. E a roda tem o mesmo diâmetro do buraco do pneu. Assim o pneu entra bem justo na roda.

    H - É o símbolo de velocidade. Indica a velocidade máxima que o pneu pode atingir. No caso do H são 210 km/hora. Dá pra você ou precisa mais? Se o Símbolo for "S" , a velocidade máxima será de 185 Km/hora.

    Espero ter ajudado.

    Fonte(s):

    Romeu Ferreira
    • Taxa
    • Comentário
  • gustavo p respondido 7 anos atrás
    eu iria responder mas nosso amigo caledonia respondeu perfeitamente sua pergunta e afirmo que ele esta certissimo

    fazendo justiça 10 pontos pra ele e bom carnaval a todos
    • Taxa
    • Comentário
  • CSS™ respondido 7 anos atrás
    Vamos seguir seu exemplo para não estender muito: essa é uma medida de pneu RADIAL.
    185 significa que o pneu tem 18,5 cm de largura na banda de rodagem. 60 quer dizer que a altura do perfil (lateral entre o chão e a roda) possui 60% de 18,5 cm, ou seja, 11,1 cm.
    R 14 é o diâmetro do aro interno, do encaixe da roda, em polegadas, que pode ser 10, 12, 13, 14, 15... até 24.
    H é o índice de velocidade máxima que o pneu pode ser colocado rodar, conforme uma tabela específica. No caso, com H poderá rodar até 200 km/h. O mínimo, por norma, deve ser 180 km/h para qualquer pneu. 82 é o índice de carga máxima por pneu, também por tabela.
    Por fim, quando um pneu apresentar somente a primeira medida, por exemplo 145 R13, significa que ele é 145/80, porque 80 é a porcentagem máxima de altura.
    Pneus diagonais, como os de Fusca, ônibus e caminhões, trazem apenas a largura em polegadas e o aro (exemplos respectivos: 5,00 x 15, ou 7.00 x 22.5) , porque nestes a proporção é sempre 80%. Abraços.
    • Taxa
    • Comentário
  • Guri respondido 7 anos atrás
    Que loucura, gente!!!
    Nunca imaginei que houvessem tantas pessoas experts em pneus.
    • Taxa
    • Comentário
  • Caledonian respondido 7 anos atrás
    Os pneus radiais para automóveis e os pneus para caminhões e ônibus do tipo "sem câmara", possuem normalmente uma marcação lateral do tipo xxx/yy Rdd. Esta marcação identifica as medidas do pneu:

    * xxx define a largura do pneu em milímetros.
    * yy define a relação entre a altura e a largura do pneu, em percentagem. (yy= altura ÷largura X 100)
    * R é uma letra que define o tipo de pneu (R=Radial).
    * dd é o diâmetro da jante(Pt) / aro ou roda (Br) correspondente em polegadas.

    185/60 R15 - Pneu para uso em automóveis. Este pneu possui 185 mm de largura, 60 % destes 185 mm de altura (111 mm) e serve em rodas de 15 polegadas.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Pneu#Dimens...

    ...........................
    ou

    As dimensões dos pneus indicam a sua largura (em milímetros), a altura do perfil, o diâmetro da jante, o tipo de construção e o seu índice de velocidade (que identifica até que velocidade o pneu foi concebido para ser utilizado).

    Pegando numa medida bastante comum, por exemplo 185/60 R 14 H, teremos:
    • Largura: 185 mm
    • Altura do perfil: 60% da largura (ou seja, 185 x 0,60 = 111 mm)
    • Tipo de construção: R (radial)
    • Diâmetro da jante: 14 polegadas (14 x 2,54 cm = 35,56 cm)
    • Índice de velocidade: H (até 200 km/h)

    http://www.xl.pt/autopedia/trav_jan_pneu...

    .................................
    ou

    para o exemplo 205/50 R15 86V

    205 - Largura de secção do pneu em milímetros (205 mm);
    50 - Percentual da altura da secção em relação à largura, também chamada de Relação de aspecto (50% da largura ou aproximadamente 102 mm);
    R - Construção Radial
    15 - Diâmetro total do aro em polegadas (15 polegadas)
    86 - Índice de carga (normalmente as lojas especializadas dispõe da tabela indicativa de carga, que neste exemplo equivale a 530 kg)
    V - Velocidade do pneu (da mesma forma que o índice de carga, existe um diagrama ou tabela que mostra a velocidade máxima para a qual o pneu foi construído, que no exemplo é de 240 km/h)

    http://www.informenews.com/new/layoutMAT...

    .........................

    ou aqui, que também tem umas informações úteis:
    http://www.pneuseguro.com.br/index.asp?p...
    .
    • Taxa
    • Comentário
  • dnndorj respondido 7 anos atrás
    Banda (largura) / Perfil (altura) R ( raio ) - modelo
    • Taxa
    • Comentário
  • Sign In 

    para adicionar sua resposta

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear