Gente quais sao as figuras de linguagem?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
é um trabalho escolar mas estou achando dificil achar todos,ja que a minha professora afirmou haver mais de 30!
obrigado
Melhor resposta
Aqui tem 17.

METÁFORA => Quando se usa uma palavra fora do padrão literário, no sentido figurado.

EX: Meu pensamento é um rio subterrâneo.

METONÍMIA => É o emprego de uma palavra no lugar de outra, havendo entre elas certo relacionamento ou aproximação.

EX: Neste restaurante comemos bons pratos.

CATACRESE => É o emprego indevido de uma palavra, pela falta ou não adaptação de um termo apropriado.

EX: Quebrou os braços da cadeira.

ANTONOMÁSIA => É a atribuição de um nome ou expressão por outro termo que facilmente se possa identificá-lo.

EX: A Cidade-Luz recebeu muitos turistas nas férias.

ELÍPSE => É a omissão de uma expressão ou palavra.

EX: Não fosse você eu não era nada.

PLEONASMO => É o uso de termos desnecessários, isso só é válido quando os termos usados têm finalidade expressiva de repetição. O pleonasmo pode ser Semântico ou Sintático.

EX: Vi com meus próprios olhos. (Semântico)

A mim me parece óbvio. (Sintático)

ANACOLUTO => É a falta de nexo entre o começo e o final da frase.

EX: Eu parece que estou com sono.

SILEPSE => É a concordância com a idéia, não com a escrita. Pode se de três tipos: Silepse de Gênero, de Número e de P essoa.

Exemplos de Silepse:

Silepse de Gênero: Ocorre quando o predicativo que combina com a idéia está implícita, e não com a forma escrita.

EX: Rio de Janeiro é fria. (A cidade do Rio de Janeiro é fria.).

Silepse de Número: Ocorre quando uma palavra que está no singular, mas indica mais de um ser.

EX: Estamos muito feliz por você. (Estou muito feliz = Estamos muito feliz.).

Silepse de Pessoa: Ocorre quando o verbo aparece na 3ª pessoa e o verbo na primeira. A idéia é que se integra o sujeito.

EX: Dissemos que os gaúchos somos poucos.

HIPERBATO => É na ordem natural e direta dos termos da oração.

EX: Passeiam, à tarde, as belas na Avenida.

ALITERAÇÃO => È a repetição de consoantes ou sílabas das frases.

EX: Que um fraco Rei faz fraca a forte gente!

POLISSINDETO => É a repetição da conjunção “E”.

EX: E eu, e você, e todos aqueles que acreditaram em nossa luta vencerão.

ASSÍNDETO: É a omissão da conjunção “E”.

EX: Espero sejas feliz.

FIGURAS DE PENSAMENTO.

HIPÉRBOLE => É o exagero em uma idéia.

EX: Tentei mais de mil vezes te ligar e não consegui.

LITOTES => É o contrário de hipérbole.

EX: Não estou nada contente com você.
EUFEMISMO => É a utilização de palavras ou expressões agradáveis em troca das que tem sentido grosseiro.

EX: Por favor, onde fica o toalete. (Toalete = Banheiro)

IRONIA => Sugere pela entonação e pela contradição de termos, o contrário do que a palavra ou orações parece dizer.

EX: Ele é gentil como um cavalo chucro.

PROSOPOPÉIA => É a atribuição de sentimentos humanos em animais, objetos ou seres inanimados.

EX: As árvores estão chorando.

ANTÍTESE => Consiste em opor a uma idéia outra de sentido contrário.

EX: Não haveria luz se não fosse a escuridão.
  • 3
  • Comentário

Outras respostas (4)

Classificada como mais alta
  • Classificada como mais alta
  • Mais antigo
  • Mais recente
  • Curioso respondido 7 anos atrás
    As figuras de linguagem classificam-se em:
    - Figuras de palavras (ou tropos);
    - Figuras de Pensamento;
    - Figuras de sintaxe (ou de construção)
    As principais figuras de palavras são:
    - Metáfora ("Meu vizinho é um touro", ou seja seja, meu vizinho é forte como um touro).
    - Comparação ("A felicidade é como a gota de orvalho numa pétala de flor" - Vinicius de Moraes).
    - Catacrese ("O atleta teve dor na barriga da perna"; "Quebraram a asa da xícara.")
    Metonímia ("Gosto de ler Guimarães Rosa")
    - Sinestesia ("Ouvi emocionado a doce melodia romântica").
    - Perífrase ("Viajarei para a Cidade Maravilhosa").
    As figuras de pensamento são:
    - Antítese ("uns querem o mal e fazem-nos o bem. Outros nos almejam o bem, e trazem o mal." - Rui Barbosa).
    - Hipérbole ("Estou morrendo de sede").
    - Prosopopéia ou personificação ("As estrelas olhavam com inveja os jovens apaixonados.").
    - Apóstrofe ("Venha, ó Deus, ouvir os meus pedidos.")
    - Ironia ("Minha namorada é uma santa. Só me traiu três vezes.")
    - Eufemismo ("Ele dorme o sono eterno.")
    - Gradação ("Eu era pobre. Era subalterno. Era nada." - Monteiro Lobato).
    Por último, as figuras de sintaxe ou de construção:
    - Elipse ("Sobre o gramado, uma bola.").
    - Zeugma ("Nos ficamos em Paris; eles em Roma.").
    - Pleonasmo vicioso ("Ele ia subir para cima.").
    - Pleonasmo literáqrio ("Foi o que vi com meus próprios olhos.").
    - Polissíndeto ("Trejeita, e canta, e ri nervosamente." - Antonio Calado).
    - Assíndeto ("Chegou, olhou, falou, saiu.").
    - Anáfora ("Vi uma estrela tão alta, vi uma estrela tão fria! Vi uma estrela luzindo na minha vida vazia." - Manuel Bandeira).
    - Anacoluto ("Os terroristas, o povo tem medo deles.")
    - Inversão ("Passarinho, desisti de ter.").
    - Aliteração ("Vozes veladas, veludosas vozes, volúpia de violões, vozes veladas, vagam nos velhos vórtices velozes dos ventos, vivas, vãs, vulcanizadas." - Cruz e Souza).
    - Onomatopéia ("ouvia-se apenas o tic-tac, tic-tac, tic-tac ininterrupto...".
    - Repetição ("Ele olhava, olhava, olhava e nada dizia.")
    - Silepse - de gênero: "Vossa magnificência está cansado?"; de número: "A multidão aplaudiu freneticamente e começaram também a gritar."; de pessoa: "Todos os americanos estamos traumatizadois com a tragédia ocorrida.".

    Fonte: Língua Portuguesa para Concursos Públicos, 1ª Edição, 2004, Editora Jurídica Mizuno.
    • 1
    • Comentário
  • galiano respondido 7 anos atrás
    As figuras de linguagem não sei se serão tantas, mas vou-te ajudar com o que conheço: Símele /compraração; Metáfora; Hipocastase; Personificação; Antropomorfismo; Zoomorfismo; Parábola; Provérbio; Alegoria; Fábula; Hipéroble. Existem é vários tipos de parábolas mas não sei se terá interesse para o seu estudo

    Fonte(s):

    Pequena enciclopédia ´bilblica
    • Taxa
    • Comentário
  • Tin respondido 7 anos atrás
    Oi,

    As figuras de linguagem são estratégias literárias que o escritor pode aplicar no texto para conseguir um efeito determinado na interpretação do leitor. São formas de expressão mais localizadas em comparação às funções da linguagem, que são características globais do texto. Podem relacionar-se com aspectos semânticos, fonológicos ou sintáticos das palavras afetadas.
    Por exemplo:
    Tenho lhe chamado um milhão de vezes! (Exemplo de Hipérbole)
    Embora haja mais de uma maneira de classificá-las, as figuras de linguagem podem ser divididas em:


    Figuras de palavras (figuras semânticas ou tropos) e/ou figuras de pensamento:
    Alegoria
    Antífrase
    Antítese
    Antonomásia
    Apóstrofe
    Catacrese
    Comparação por símile
    Comparação simples
    Disfemismo
    Eufemismo
    Gradação
    Hipálage
    Hipérbole
    Ironia
    Metáfora
    Metalepse
    Metonímia ou Sinédoque
    Onomatopéia
    Paradoxo
    Perífrase
    Prosopopéia ou Personificação
    Sarcasmo
    Sinestesia

    Figuras de construção (ou de sintaxe)
    Aliteração
    Anacoluto
    Anadiplose
    Anáfora
    Analepse (oposto de prolepse)
    Assíndeto
    Assonância
    Clímax
    Diácope
    Elipse
    Epístrofe
    Epizêuxis
    Inversão ou Hipérbato
    Paranomásia
    Pleonasmo
    Polissíndeto
    Prolepse (oposto de analepse)
    Silepse
    Zeugma

    * se quiser saber sobre cada uma delas, acesse:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Figura_de_l...

    Um abraço
    • Taxa
    • Comentário
  • Aline T respondido 7 anos atrás
    existem várias, geralmente no final das gramáticas tem, por exemplo, onomatopeia, hiperbole, metonimia, etc, mas um site que deve ter é o www.brasilescola.com.br, esse site é mto bom.
    bjux
    • Taxa
    • Comentário
  • Sign In 

    para adicionar sua resposta

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear