Anônimo
Anônimo perguntou em Notícias e EventosJornalismo e Mídia · Há 1 década

o que é comunicação social?, o que é emprensa?, o que é jornalismo?, o que é midia?,?

comecei a estudar comunicação social com habilitação em jornalismo e gostaria de obter algumas respostas sobre essas perguntas.

4 Respostas

Classificação
  • Anônimo
    Há 1 década
    Melhor resposta

    A Comunicação Social é um campo de conhecimento acadêmico que estuda a comunicação humana e questões que envolvem a interação entre os sujeitos em sociedade. A comunicação social lida com as técnicas de transmissão da informação, o formato com que a informação é transmitida, e os impactos que a informação terá na sociedade e a relação entre os sujeitos em uma situação comunicativa.

    Entre as subdisciplinas da comunicação, incluem-se a teoria da informação, comunicação intrapessoal, comunicação interpessoal, marketing, publicidade e propaganda, relações públicas, análise do discurso, telecomunicações e Jornalismo.

    Grande parte de sua prática está associada ao estudo da Teoria da Comunicação. A comunicação social possui diversas especialidades, como o jornalismo, publicidade e a editoração, o rádio e tv, as relações públicas, o cinema e a produção cultural. No Brasil, algumas dessas áreas reservam-se a empregar apenas profissionais habilitados em cursos superiores de Comunicação Social.

    _________________________

    Imprensa

    Designação coletiva dos veículos de comunicação que exercem o Jornalismo e outras funções de comunicação informativa — em contraste com a comunicação puramente propagandística ou de entretenimento.

    O termo imprensa deriva da prensa móvel, processo gráfico criado por Johannes Guttenberg no século XV e que, a partir do século XVIII, foi usado para imprimir jornais, então os únicos veículos jornalísticos existentes. De meados do século XX em diante, os jornais passaram a ser também radiodifundidos e teledifundidos (radiojornal e telejornal) e, com o advento da World Wide Web, vieram também os jornais online, ou ciberjornais, ou webjornais. O termo "imprensa", contudo, foi mantido.

    _________________________

    Jornalismo é a atividade profissional que consiste em lidar com notícias, dados factuais e divulgação de informações. Também define-se o Jornalismo como a prática de coletar, redigir, editar e publicar informações sobre eventos atuais. Jornalismo é uma atividade de Comunicação.

    Ao profissional desta área dá-se o nome de jornalista. O jornalista pode atuar em várias áreas ou veículos de imprensa, como jornais, revistas, televisão, rádio, websites, weblogs, assessorias de imprensa, entre muitos outros.

    _________________________

    Media é um vocábulo latino que em português significa meios, tendo sido importado para a nossa língua pelo inglês, com a acepção de meios de comunicação. Reproduzindo a pronúncia inglesa, o termo é adaptado para mídia. Adoptando a origem e pronúncia latinas, a palavra grafa-se média. Ambos os casos configuram um processo irregular de formação de palavras, na medida em que passam a existir no léxico português vocábulos que designam o plural sem terminarem com -s.

    Podemos distinguir os tipos de media consoante a sua origem em media capturados (vídeo, áudio, fotografia) e media sintetizados (texto, gráfico, animação).

    É um termo utilizado em comunicação e pode apresentar vários significados:

    * Os meios de comunicação.

    * Os veículos de comunicação.

    * A comunicação de massa.

    * Media: Área da publicidade responsável pela veiculação de anúncios.

    * Media de armazenamento é o suporte no qual pode se registrar a informação digital. Exemplos: fitas magnéticas, disquetes, discos ópticos.

    Enquanto meio de comunicação pela imagem, tal como a fotografia e o cinema, é um dos objectos por excelência da antropologia visual.

    ...

    Fonte(s): wikipedia.org
  • Há 1 década

    YR 08.02.,07

    COMUNICAÇÃO SOCIAL

    Se estuda em Faculdade...

    Isto é essencial

    Pra lembrar a liberdade!

    O que seria de nós,

    Se não fosse a tal de IMPRENSA...

    É nela que temos voz...

    Publica-se o que se pensa...

    JORNALISMO é profissão,

    Das mais belas que existem...

    Requer de nòs muita açâo!

    Emoções que subsistem...

    Deixa de lado a insídia...

    Propala conhecimento...

    Eis o que penso da MÍDIA

    Que nasce em meu pensamento...

    .

    Fonte(s): ue
  • Há 1 década

    Nossa quanta pergunta, eu não sei responder nenhuma...

  • Há 1 década

    olá Waldiney...

    Voce já está começando errado !

    Primeiramente tente fazer um curso de "língua portuguesa"..

    pois um futuro "jornalista" escrevendo "EMPRENSA" ao invés

    de "IMPRENSA" já tem um sério problema nas mãos.

    E não existe a desculpa de "erro de digitação" pois a tecla

    "E" fica bem longe da tecla "I"

    abraços

Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.