Como faço para torrar a castanha de caju retirada da fruta ?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
Melhor resposta
Para assar castanhas, é necessário quatros pedras, do mesmo tamanho, para serem perfiladas duas na frente e duas a trás, e com isso for uma trempi, que é uma forma de fogão, após fazer a trempi. É necessário à lenha, de preferência lenha de angico, que queima por mais tempo, e faz pouca fumaça, e depois colocar a lenha dentro da trempi, fazer o fogo. Após o fogo pronto, pegar o frande, que é uma caixa quadrada, feita de lata de ferro, e cheia de furos como uma peneira, então é só colocar as castanhas tiradas do caju, no frande e assar, o furo do frande serve, para que a castanha crua tenha um contato direto com o fogo. Pois a castanha, em contato direto com o fogo, a castanha crua solta um óleo inflamável, e com isso as castanhas pegam fogo.
E quando a castanha tiver, pegando fogo, a pessoa que tiver assando tem que mexer, com um pedaço de madeira, para que as castanhas, não assem de um lado só, e também tem que ficar atento, para que as castanhas não queimem, pois quando as castanhas estiverem douradas, já estão no ponto para serem tiradas. Para tirar as castanhas do frande, quando tiverem assadas é muito simples, é só pegar a mesma madeira, que está sendo usada para mexer, e virar o frande na areia, e para apagar o fogo das castanhas, é só jogar areia por cima.

E depois de assar a castanha, vem o processo de quebrar a castanha, para quebrar a castanha é necessário: duas pedras pequenas, uma servira de apoio para a castanha, e a outra pedra, servira para a pessoa que tiver quebrando a castanha, bata na castanha que estará apoiada, na outra pedra até que a castanha quebre. Após quebrar a castanha é só retirar, o miolo, pois só o miolo é que serve para o consumo, e depois de fazer tudo isso, as mãos de quem tiver quebrando a castanha ficara toda preta, e essa sujeira preta é muito difícil de retirar, das mãos, mas para retirar essa sujeira, é só passar o caju nas mãos que a sujeira sai.

Depois de fazer todos esses processos, de assar e quebrar a castanha, vem o melhor da festa, que é saborear, a verdadeira castanha de caju do Nordeste.




beijinhos
  • Taxa
  • Comentário

Outras respostas (7)

Classificada como mais alta
  • Classificada como mais alta
  • Mais antigo
  • Mais recente
  • JOHNNY VIEGAS respondido 7 anos atrás
    o ideal é nao por no forno......
    é bom vc torra-las fora d casa.......
    pegue uma panela velha faça uma fogueira....
    depois d ter deixado as cascas da castanha secar
    ponha no fogo..deixe queimar as cascas......quebre as casas om cuidado....e retire as castanhas d dentro......
    se quiser pode ate torra-las novamente no fogo om manteiga
    e depois por sal.......fica bem legal
    • 1
    • Comentário
  • marinamorena@yahoo.com.br respondido 7 anos atrás
    Duda,esse processo é muito perigoso para quem é alérgico.Antes de adotar qualquer procedimento,faça um teste torrando uma castanha ,e passe-a na pele ou inale;se houver reação,não insista.Meu marido quase morreu tentando torrar castanhas de caju.
    • Taxa
    • Comentário
  • Wendell Capile respondido 7 anos atrás
    CUIDADO !!! EM HIPÓTESE ALGUMA COLOQUE AS CASTANHAS PRA "ASSAR" NO FORNO, elas são altamente inflamáveis e com isso causarão um incêndio dentro do forno podendo até haver uma explosão, é sério, não faça isso. A melhor maneira de "torrar" a castanha é deixá-la secar ao sol por alguns dias depois use uma panela velha ou algum vasilhame de metal, ponha as castanhas dentro e ateie fogo diretamente nas mesmas, use alcóol se preferir, elas vão soltar um fluído imflamável que se encarregara de torrálas, quando elas estiverem prêtas apague o fogo com água, espere resfriar, quebre com cuidado para não estrassalhar o interior, retire a película e coma. ( não retirando a película você não vai gosdtar pois tem gosto de féu. Espero ter ajudado.
    • 1
    • Comentário
  • AIMAR respondido 7 anos atrás
    Se você estivesse visto a Globo ontem você ja saberia. Preimeiramente tira a casca da semente deixando bem branquinha, tira todas as casquinhas que ficam pegadas na castamanha, em seguida é so torrar as castanhas numa especie de frigideira da grandes, procurando sempre ir mexendo para ela não queimar muito so de um lado. Você ja deve ter visto
    as castanhasn sendo vendidas na rua elas tem sempre uma parte braquinha e outra queimada . Não comer antes dela esfriar, pois solta um oleo.Se você quizer salga-llas e só fazer uma salmora e colocar enquanto quentes.
    • Taxa
    • Comentário
  • Nadira respondido 7 anos atrás
    Faça uma fogueira no quintal com lenha. Depois que a castanha secar.
    Coloque uma chapa com a quantidade da castanha.
    Com um pau longo, isso para evitar se aproximar perto do fogo porque as castanhas soltam um líquido, vai virando de vez em quando ate elas ficarem escuras.
    Retire do fogo, parta com ajuda de uma pedra vai abrindo com cuidado, se partires enquanto estão frias elas não saiem perfeitas. São bem deliciosas, mais que da fábrica.
    Coloque luvas para evitar o contacto com a pele das mãos. Porque a seiva da castanha é muito perigosa ela descasca e mancha a pele das mãos deixando-as horríveis.
    O melhor é comprar a castanha já torrada para evitar riscos.
    • 1
    • Comentário
  • bibimatias respondido 7 anos atrás
    Uai, coloque-as no forno pre aquecido e deixei lá por uns 20 min.
    • Taxa
    • Comentário
  • Pikachu respondido 7 anos atrás
    Que eu saiba vc deixa a castanha secar ao sol.
    Depois que estiver bem sequinha (isso leva alguns dias de muito sol), você coloca pra assar no forno de casa mesmo.
    Não vai ficar igual a do supermercado, que é feita em grande escala, com maquina de ponta, etc, mas vai ficar com!
    • Taxa
    • Comentário
  • Sign In 

    para adicionar sua resposta

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear