O que é cpf?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
Oi pessoal, já aqui perguntei o que era o cep, é que nós por aqui não usamos essas expressões e agora reparei nesta também, alguém me pode dizer o k é?
Jinhos
Melhor respostaEscolha do autor da pergunta
  • cris respondido 7 anos atrás
Cadastro de Pessoas Físicas ou CPF é o cadastro da Receita Federal brasileira no qual devem estar todos os contribuintes (pessoas físicas brasileiras ou estrangeiras com negócios no Brasil). O CPF armazena informações fornecidas pelo próprio contribuinte e por outros sistemas da Receita Federal.

Cada contribuinte possui um documento, o Cartão (de) CPF, ou simplesmente CPF, que garante este cadastro. É um dos principais documentos para cidadãos brasileiros. Ao ser emitido, um CPF gera um número de onze algarismos, sendo os dois últimos dígitos verificadores para evitar erros de digitação. Este número é único para cada contribuinte e não muda, mesmo no caso de perda do cartão.

Sua posse não é obrigatória, mas é necessária para a maior parte das operações financeiras (como abertura de contas em bancos, por exemplo). Há diversos casos em que o CPF pode ser cancelado (por exemplo, quando o contribuinte não faz o recadastramento anual obrigatório por dois anos consecutivos, ou quando emite mais de um cheque sem fundos).

O porte do cartão também não é obrigatório, embora sua apresentação seja exigida em diversas ocasiões, como instrumento auxiliar na autenticação da identidade do indivíduo. Nesses casos, também podem ser apresentados outros documentos oficiais em que o CPF é mencionado, como o RG ou a carteira de motorista.

Recentemente, o governo lançou o "e-CPF", documento eletrônico em forma de certificado digital, que garante a autenticidade e a integridade na comunicação entre as pessoas físicas e a Secretaria da Receita Federal (SRF). Funciona exatamente como uma versão digital do CPF, sendo vinculado a ele. O e-CPF servirá, entre outras aplicações, para entregar declarações de renda e demais documentos eletrônicos com aposição de assinatura digital.
Espero ter ajudado vc amiga...
Bjus =]

Classificação e comentário do autor da pergunta

5 de 5
Bem bigada a todos até aqueles que se admiram de não conhecer estes documentos, mas eu sou de Portugal e cá damos outros nomes ou utilizamos outras designações para os documentos...
Bigada amiga beijocas enormes
  • 1
  • Comentário

Outras respostas (13)

Classificada como mais alta
  • Classificada como mais alta
  • Mais antigo
  • Mais recente
  • Carlos respondido 7 anos atrás
    C adastro de
    P essoas
    F ísicas.
    • 1
    • Comentário
  • alguem muito especial respondido 7 anos atrás
    é um numero que identifica cada cidadão perante a receita federal, sendo de tão importante quanto a propria carteira de identidade.
    • 1
    • Comentário
  • sam respondido 7 anos atrás
    cadastro de pessoa fisica
    • Taxa
    • Comentário
  • richard_pastorius respondido 7 anos atrás
    C=CADASTRO
    P=PESSOA
    F=FÍSICA

    Cadastro de Pessoa Física.
    • Taxa
    • Comentário
  • Charlton M respondido 7 anos atrás
    C*adastro de
    P*essoa
    F*isica

    C*adastro
    E*endereço
    P*ostal
    • Taxa
    • Comentário
  • vivi respondido 7 anos atrás
    C- cadastro
    P - pessoa
    F - fisica
    documento importante para o cidadao
    • Taxa
    • Comentário
  • =^.^=Nany=^.^= respondido 7 anos atrás
    CPF= Cadastro de pessoa Física

    Tenha um ótimo dia!!!!!!!!!!
    • Taxa
    • Comentário
  • Penelope respondido 7 anos atrás
    Cadastro de Pessoa Física, afinal de onde você vem???
    Nesse lugar não tem documentos????
    • 1
    • Comentário
  • Pallo respondido 7 anos atrás
    cadastro de pessoa fisica
    • Taxa
    • Comentário
  • Sign In 

    para adicionar sua resposta

  • Anônima respondido 7 anos atrás
    Cadastro de pessoa fisica... nao sei se eh esse cpf que esta perguntando, mas e o unico que conheco... um documento pessoal que cada cidadao brasileiro precisa ter pra fazer determinadas aquisicoes, como contas em bancos e passaportes..
    espero que tenha ajudado...
    • Taxa
    • Comentário
  • sxybbooyy respondido 7 anos atrás
    C=CADASTRO de
    P=PESSOA
    F=FÍSICA.
    • Taxa
    • Comentário
  • Plano estratégico respondido 7 anos atrás
    Cadastro de Pessoas Físicas.
    • Taxa
    • Comentário
  • PABLO USB 2.0 respondido 7 anos atrás
    como prato feito
    • 2
    • Comentário

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear