Como começou a guerra civil em Angola, e quais os seus motivos?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
Melhor resposta
A independência de Angola não foi o início da paz, mas o início de uma nova guerra aberta. Muito antes do Dia da Independência, a 11 de Novembro de 1975, já os três três grupos nacionalistas que tinham combatido o colonialismo português lutavam entre si pelo controle do país, e em particular da capital, Luanda. Cada um deles era na altura apoiado por potências estrangeiras, dando ao conflito uma dimensão internacional.

Por esse trecho, pode perceber que como sempre, tudo é questão de quem quer poder mais!

Source:

  • Taxa
  • Comentário

Outras respostas (3)

Classificada como mais alta
  • Classificada como mais alta
  • Mais antigo
  • Mais recente
  • ★HELDA★C★ ★ ★ ★ ★ respondido 7 anos atrás
    vanderson,

    “A Guerra Civil em Angola 1975-2001”

    O atual processo de globalização e o desenvolvimento de tecnologias de comunicação têm ampliado o contato e a interação entre os povos do mundo todo.

    A análise dos atuais fluxos migratórios revela questões de ordem
    sociocultural, econômica e política que ocupam destaque na mídia, alardeiam movimentos sociais de defesa dos direitos humanos e torna-se objeto de pesquisa científica de diversas áreas.

    Muito se tem discutido a respeito do impacto da chamada globalização na vida dos países e indivíduos. Há uma polêmica que está acesa principalmente nos últimos anos que diz respeito ao aumento da pobreza, da desigualdade e da exclusão
    social que a economia global tem provocado no mundo, além das contradições políticas do neoliberalismo, regime predominante nos países do Ocidente e que tem sido associado à própria globalização.

    O continente africano é conhecido por suas guerras e conflitos internos.
    Além de todas as outras mazelas que enfermam a África, um dos resultados da guerra é o crescimento assustador de refugiados, que em busca de segurança e de melhores condições de vida, refugiam-se para a América e
    para a Europa.

    A guerra em Angola iniciada em 1975, ano que este país
    torna-se independente de Portugal, permaneceu não só na memória, mas consumindo vidas e inviabilizando o desenvolvimento daquele país.

    Vinte e sete anos passados sobre a data da independência nacional, os angolanos não conheceram, senão fugazmente, a paz e a estabilidade.

    A crueldade da História mostrou ao povo angolano, por mais de uma vez, uma imagem de paz.
    Idéia que se esfumaria no meio de uma violência cada vez maior que a anterior, deixando atrás de si a descrença, a desconfiança e até, por vezes, o desânimo.

    O conflito originou-se das divisões étnicas, sociais, raciais, ideológicas e regionais provocados, não só, mas também pelo regime colonial português.
    A formação dos movimentos nacionalistas em Angola refletia essas divisões.
    A resistência angolana, que não ficou incólume à agressiva reação portuguesa e às tentativas de asseveração da condição de Angola como colônia, teria proporcionado enfim o estabelecimento do Acordo de Alvor, o qual estabelecia um governo de transição até a independência.

    As lutas de libertação acentuaram, por seu lado, a coesão dos diferentes grupos etnolinguísticos angolanos contra o ocupante estrangeiro, assim contribuindo para o embrião de um sentimento nacional.

    Em 1976, o MPLA (Movimento Popular de Libertação de Angola) surgiu comogoverno de uma Angola independente apoiada pela URSS e Cuba. Nos anos que se seguiram, enquanto que a FNLA (Frente Nacional de Libertação de Angola), perdia importância, Jonas Savimbi, da UNITA (União Nacional para
    a Independência Total de Angola), conseguiu apoio para sua organização por parte da África do Sul, Estados Unidos e outros países.

    As hostilidades entre os movimentos acentuaram-se com a inserção do conflito no contexto da guerra fria, isso não apenas prolongou a guerra até o final da década de 80 como também afetou o equilíbrio de poder em Angola e estabeleceu as
    condições para as futuras negociações de paz.

    A intervenção em Angola de potências estrangeiras, com meios
    incomparavelmente mais destruidores que os usados pela potência colonial durante a guerra de libertação nacional, deu origem a uma espiral de violência e destruição que o país nunca havia conhecido.

    A vida tem sido tão dramática que os valores, por vezes, se pervertem, confundindo-se estabilidade com dependência e caos com independência.

    A libertação nacional não representou o fim dos conflitos bélicos em Angola. A disputa pelo poder na nação ainda em construção teria engendrado uma guerra catastrófica para a população. Todavia, no caso de Angola, não ficou transmitida claramente uma imagem internacional do impacto da guerra em termos humanos, nem das responsabilidades.

    Sempre foram escassos os relatórios em primeira mão provenientes do interior de Angola que chegaram
    à imprensa. Poucos são os jornalistas e outros ocidentais que ao visitar Angola seguem para o interior. As imagens da guerra angolana na década de 80, no Ocidente, eram caricaturas que referiam um governo marxista apoiado por tropas cubanas e atacado por combatentes guerrilheiros anticomunistas.

    Mas, mesmo os aliados do MPLA recebiam pouca informação direta que permitissem dar uma face humana ao conflito.
    Esta guerra terrível contabilizou até o ano de 2000, a morte de mais de 500.000 pessoas, a mutilação de mais de 800.000, e ainda registra o maior número de minas explosivas ativas por quantidade de habitantes em todo o planeta.

    Neste fogo cruzado, muito sem ter para onde ir e à procura de paz fugiram para vários lugares em todo mundo. A guerra civil tem promovido a dispersão da população angolana, segundo dados fornecidos pela ONU, existiam 1.550.000 deslocados internos em Angola e 280.000 refugiados nos países vizinhos.

    A fuga seria, no entanto, a última esperança para viver.
    Sendo marcante na experiência do angolano a questão da guerra civil que permeou toda vida de seu país, constituindo, às vezes, um motivo direto ou indireto de sua vinda para o Brasil.

    Importante destacar que esta comunidade não apresenta um discurso homogêneo quanto à memória de guerra e às condições de vida no Rio de Janeiro.

    Suas opiniões variam conforme a posição sócio-política que estes possuíam em seu país de origem.
    Observa-se a reconstrução da experiência angolana em território brasileiro feita nos campos das associações políticas, da religião, dos lazeres e na base de histórias de vida partindo do foco contido na memória do refugiado angolano, como importante, para a adequada compreensão da construção da
    identidade deste.

    Socialmente, nos fornecendo também visões originais
    sobre a realidade carioca e de Angola através dos olhos destes refugiados, tentando sempre ampliar este jogo de representação mútua existente.

    Mais uma vez, em um momento histórico distinto, são marcadas as relações entre o Brasil e Angola e almejamos identificar o nexo de tais relações.
    Partiremos de indagações tais como o porquê de o Brasil ser o país escolhido e o que viabilizou a chegada até aqui. Quem são estes refugiados africanos que podem realizar seus estudos ampliando sua capacitação profissional, visto que nem todos os angolanos tiveram a oportunidade de sair do seu país, tornando-se vulneráveis as conseqüências da guerra, sob ameaça inclusive da perda da vida.

    O grande fluxo migratório trouxe angolanos de várias partes daquele país, luandeses, bakongos enfim, um grande número de pessoas que fugiam das áreas de intenso conflito. Com
    essas pessoas desembarcaram também suas histórias de vida, suas trajetórias, costumes e valores.

    Três gerações angolanas conheceram a guerra como pano de fundo do seu cotidiano. Foram, todavia, os mais novos, que a sentiram de forma mais amarga. É uma geração que nunca conheceu a paz. Muitos passaram a sua infância em fuga, evitando emboscadas e minas. Viram morrer pais, irmãos e
    amigos. A violência, para esta geração, não é o pano de fundo, é o seu cotidiano. Para o povo, a paz só será aferida quando puder circular livre e seguramente por todo o território.

    ♫ Um abraço! ♫

    Fonte(s):

    • 1
    • Comentário
  • pasevite11 respondido 7 anos atrás
    A Camila já disse quase tudo, só acrescentar que as potências em causa eram os EUA que apoiavam a Unita de Savimbi e Cuba /União Soviética que apoiavam o partido no poder. Portanto além de ser uma luta pelo poder em si,(com riquezas em ouro, petróleo e diamantes), era uma luta contra o avanço da ideologia comunista por parte dos EUA.
    • Taxa
    • Comentário
  • Susana M respondido 7 anos atrás
    Tal como a Camila mencionou, antes da independência de Angola já existiam diversos grupos organizados e oponentes.

    Enquanto Portugal não retirou as suas tropas, parecia que todos os angolanos eram unidos, mas isso não corresponde à verdade.

    O facto de os diversos grupos serem apoiados por potências estrangeiras diferentes está relacionado com o interesse que alguns países tinham em usufruir da riqueza natural angolana.

    Os angolanos sempre foram explorados, antes e depois da independência, apenas de modos diferentes.
    • Taxa
    • Comentário
  • Sign In 

    para adicionar sua resposta

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear