O que é atletismo?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
Melhor respostaEscolha do autor da pergunta
O atletismo é um conjunto de desportos constituído por três modalidades: corrida, lançamentos e saltos. De modo geral, o atletismo é praticado em estádios, com exceção de algumas corridas de longa distância, praticadas em vias públicas ou no campo, como a maratona. Ou seja, é uma coisa chata pra caramba.......

Classificação e comentário do autor da pergunta

4 de 5
realmente é muito chato
  • 1
  • Comentário

Outras respostas (4)

Classificada como mais alta
  • Classificada como mais alta
  • Mais antigo
  • Mais recente
  • Roberto respondido 2 meses atrás
    e nada kkkk
    • Taxa
    • Comentário
  • frankestein respondido 7 anos atrás
    A prática do atletismo vêm da Grécia antiga. As modalidades foram se aperfeiçoando ao longo dos séculos. Na Grécia, a prática de esportes era muito considerada como aprendizado na aquisição de virtudes e de um corpo saudável.
    • 1
    • Comentário
  • Lucas C respondido 7 anos atrás
    O atletismo é um conjunto de desportos constituído por três modalidades: corrida, lançamentos e saltos. De modo geral, o atletismo é praticado em estádios, com exceção de algumas corridas de longa distância, praticadas em vias públicas ou no campo, como a maratona.

    História
    A origem do atletismo é incerta, embora se tenha certeza que ele já era praticado (e muito considerado) entre os gregos antigos. De fato, as competições mais importantes da olímpiada na grécia antiga eram as corridas. Desde os primeiros jogos olímpicos da era moderna, o atletismo faz parte do programa olímpico. A entidade que organiza o atletismo a nível mundial é a IAAF (International Association of Athletics Federations).

    Corridas

    As corridas são, em certo sentido, as formas de expressão atlética mais pura que o homem já desenvolveu. Embora exista algo de estratégiae uma técnica implícita, a corrida é uma prática que envolve basicamente o bom condicionamento físico do atleta.

    Considerando a distância, as corridas dividem-se em curta distância (tiro rápido), que nas competições oficiais vão até os 400 metros; média distância (800 metros e 1500 metros); e longa distância (5000 metros ou mais, chegando até às ultramaratonas de 100 quilômetros). Podem ser divididas também de acordo com a existência ou não de obstáculos (barreiras) colocadas no percurso.

    Maratona
    A Maratona é uma corrida que reproduz a distância que Filípides percorrido, segunda a lenda, um soldado grego, para anunciar que os helenos haviam vencido uma batalha contra os persas, desde o local da batalha (planície de Maratona - daí vem o nome) até a cidade de Atenas. A maratona é uma prova que envolve grande resistência física, sendo seu percurso estabelecido em 42 quilômetros e 195 metros.Um dos esportes mais conhecidos do mundo!!!

    Arremesso e Lançamentos
    As modalidades oficiais de arremesso e lançamentos envolvem o arremesso de peso,e os lançamentos de martelo, lançamento de disco e dardo. O arremesso de peso consiste no arremesso de uma esfera metálica que pesa 7.26 kg para os homens (adultos) e 4 kg para as mulheres. O martelo é similiar a essa esfera, mas possui um cabo, o que permite imprimir momento linear à esfera e assim atingir uma distância maior. Já o disco é um pouco mais leve, pesando 1 kg para as mulheres e 2 kg para os homens. E o dardo pesa 600 gramas para as mulheres e 800 gramas para os homens.

    O arremesso e os lançamentos são feitos dentro de áreas limitadas, um círculo demarcado no solo para o arremesso de peso, e os lançamentos de martelo e disco, e antes de uma linha demarcada no solo para o lançamento do dardo. A partir dessas marcas é que é contada a distância do arremesso e dos lançamentos. Normalmente as competições envolvem várias tentativas por parte dos atletas, que aproveitam as melhores marcas obtidas nessas tentativas.

    As competições de arremesso e lançamentos normalmente são praticadas no espaço interior à pista das corridas.

    A origem desta prova parece ser também irlandesa, pois nos Jogos Tailteanos, no início da Era de Cristo, os celtas disputavam uma prova de arremesso de pedra que pelas descrições se assemelhavam à prova atual. Alias, é interessante notar que na Península Ibérica, nas províncias onde ainda se encontram concentrações humanas etnicamente celtas, Galiza na Espanha e Trás-os-Montes em Portugal, ainda se disputa uma competição chamada de “arremesso do callhau”, que se assemelha ao nosso moderno arremesso do peso. De qualquer forma, a codificação da prova, tal como ela é hoje, é totalmente britânica, inclusive o peso do implemento, 7,256kg, correspondente a 16 libras inglesas, que era precisamente o que pesavam os projéteis dos famosos canhões britânicos do início do século XIX. As primeiras marcas registradas pertencem ao inglês H. Williams, que em Londres, em 28 de maio de 1860, lançou o peso a 10,91m, e o da Era IAAF ao americano Ralph Rose, que em 21 de agosto de 1909 arremessou 15,54m em São Francisco. William Parry O’ Brien revolucionou esta prova, criando um novo estilo, no qual o atleta começa o movimento de costas para o local do arremesso. Parry O’ Brien venceu os Jogos Olímpicos de Helsinque e Melbourne, ganhou a prata em Roma e ainda se classificou em 4º lugar em Tóquio 12 anos depois de iniciar a sua carreira olímpica. Foi também o primeiro atleta a vencer mais de 100 competições consecutivas. No Brasil, o primeiro recorde reconhecido foi do atleta E. Engelke, vencedor do I Campeonato Brasileiro em 1925, com a marca de 11.81 m.

    Os lançamentos são dividos em 3 partes que são lançamento do martelo do disco e do dardo. E as provas são sempre efectuadas dentro do estádio. Mas as provas femininas são diferentes das masculinas.

    Salto

    As provas de salto podem ser dividas em provas de salto vertical e de salto horizontal. Dentre as provas de salto vertical, temos o salto em altura e o salto com vara. As provas de salto horizontal envolvem o salto em distância e o salto triplo.

    Os atletas tomam impulso numa pequena pista, objetivando maior distância no salto.

    O salto em altura, que tem por objetivo ultrapassar uma barra horizontal, é feito mediante tentativas: o atleta estabelece uma Altura que julga ser possível pular, solicita que a barra seja colocada nessa altura e tem algumas chances (dependendo da competição) para ultrapassar essa altura. Se conseguir, deve elevar a barra alguns centímetros, e tem novas tentativas. Gradualmente chega a seu limite, e não consegue ultrapassar a altura que será sua marca. O salto com vara funciona do mesmo modo. Em ambos os saltos, há um colchão para a queda do atleta atrás das barras a serem superadas.

    No salto em distância e o salto triplo, horizontais, o atleta faz sua aterrissagem numa caixa de areia. Há uma marca na pista que indica o limite máximo de corrida antes do salto; caso o atleta ultrapasse ou encoste nessa marca, terá queimado e perderá a tentativa. Caso tenha saltado antes da marca, a distância dessa marca até o local onde aterrisou é a distância obtida. É importante destacar que vale o ponto de aterrissagem mais próximo à marca de salto; se o atleta, por exemplo, depois de cair apoiar a mão num ponto qualquer da caixa de areia, anterior ao local onde caiu, será marcada a distância até esse ponto.

    Modalidades Combinadas
    Algumas competições esportivas envolvem uma combinação de várias modalidades, no intuito de consagrar uma atleta mais completo. As competições oficiais do decatlo (para os homens) e do heptatlo (para as mulheres) combinam corridas, saltos e arremessos. Os atletas pontuam de acordo com suas colocações nos eventos individuais, e esses pontos podem ser somados para definir-se o vencedor.


    A pista
    A pista de corrida normalmente contém 8 raios, cada uma com 1 metro e 25 centímetros que os caminhos pelos quais os atletas devem correr. Deste modo, a largura da pista é de no mínimo 10 metros, com algum espaço além das raias interna e externa. Uma pista oficial de atletismo é constituída de duas retas e duas curvas (quase um ``oval´´), possuindo raias concêntricas; tem o comprimento de 400 metros na raia interna (mais próxima ao centro). A raia mais externa é mais longa, mas não chega a ter 500 metros. Nas corridas de curta distância, os atletas devem permanecer nas raias a partir das quais largaram. Nas corridas de média e longa distância, os atletas não precisam correr nas raias, e geralmente se encaminham para a raia mais interior, evitando percorrer distâncias maiores.

    As barreiras têm cerca de 1 metro, nas competições para homens, e cerca de 80 centímetros, nas competições para mulheres. Se o atleta derrubar as barreiras enquanto corre, não é desclassificado - conquanto perca tempo substancial. As corridas com barreiras normalmente têm 10 obstáculos.

    Embora a maratona seja disputada nas ruas de uma cidade ou em um local externo, o seu trajeto é estabelecido de modo que a chegada se dê num estádio ou pista de atletismo.

    Fonte(s):

    • 1
    • Comentário
  • gu_gao respondido 7 anos atrás
    Atletismo no meu ponto de vista é o aperfeiçoamento em qualquer perfomance física. Seja iatismo, seja futebol, seja corrida e seja basquete todos que participam são atletas. Acho errado a metonímia de dizerem que as provas de atletismo são aquelas praticadas somente em olimpíadas e que envolvem corridas e essas coisas que a mulher falou aqui emcima. Acho extranho a entitulação de atleta se o que eles fazem não é atletismo ;D
    Creio que o atletismo é o ato de se esforçar para se aperfeiçoar em uma perfomance física e acabou ^^
    • Taxa
    • Comentário
  • Sign In 

    para adicionar sua resposta

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear