Então quer dizer que os homos sapiens viveram antes de Adão?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
Fiz uma pergunta anterior onde me responderam que Adão e Eva vieram a mais ou menos 4500 anos atrás... ----------------------------------------------------------- Agora penso sobre ...mostrar mais
Atualização : A idade do homo sapiens:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Homo_Sapien...
Melhor respostaEscolha do autor da pergunta
Bom, dragonfy, para o espiritismo, Adão e Eva nada mais são que simbolismos de um grupo de espíritos que, degredados do sistema de Capela para a Terra há muitos milênios atrás, encarnaram como homens (Adão vem do hebraico Adham que significa exatamente "homem") e Eva, por sua vez significa "vida",surgindo do homem.
Mas, como pode ser isso, se o homo sapiens já existia? Eles existiam sim, porém com ferramentas rudimentares (Pedra Lascada, Pedra Polida) mas os homens que surgiram em povos como os hindus, egipcios, hebreus, astecas, maias, etc... eram oriundos de uma outra evolução intelectual superior a terrestre, porém com uma evolução moral que deixava muito a desejar. E esses espíritos degredados guardavam, no inconsciente coletivo deles, lembranças do mundo do Sistema de Capela, do qual foram degredados: como hindus, trouxeram a ideia da metempsicose, que nada mais é do que a reminiscencia de homens superiores que eram em Capela renascendo em corpos mais animalizados (na Terra) e como hebreus, trouxeram a idéia da expulsão do Paraíso, ou seja a recordação de que tinham um mundo perfeito (intelectual e moralmente) e foram expulsos (para a Terra, um mundo ainda primitivo, no qual teriam que trabalhar materialmente para ganhar o pão (suor do rosto) e sentir as dores fisicas).
Renascendo os Adões e Evas nesses povos, eles trouxeram aos homens que aqui já se encontravam aqui na Terra, um avanço intelectual (vide os avanços dos egipcios, maias, astecas e outros, inexplicados se formos ver pelo que julgamos ser o conhecimento da época deles).

Deste modo, se interpretarmos Adão e Eva literalmente, eles se opõe frontalmente ao já provado pela Ciência. Se analisarmos Adão e Eva como simbolos, fará todo o sentido, pois não se opõe em nada ao que a ciencia diz sobre o homo sapiens, mas antes que digam que a Ciencia não aceita espiritismo, eu digo que a Ciencia não explica o chamado "elo perdido" no salto quantico dado pela evolução da espécie humana, o espiritismo sim.

Classificação e comentário do autor da pergunta

5 de 5
Excelente resposta Dark Knight.
  • 8
  • Comentário

Outras respostas (15)

Classificada como mais alta
  • Classificada como mais alta
  • Mais antigo
  • Mais recente
  • Glauber respondido 7 anos atrás
    Vão tentar te convencer de que, essa história do homo sapiens é coisa do diabo, pois esse é o único argumento que os religiosos tem para os fatos e descobertas ciêntificas.

    A ciência é constituída de fatos reais, as religiões de fábulas e misticos seres mágicos.
    Contra fatos não existem argumentos!!!!!!

    ps: Glauber Fábio
    • 3
    • Comentário
  • Betinha respondido 7 anos atrás
    Sabe o q eles pensam? q deus botou essas características de datação milenar em dinossauros e outros seres só pra testar nossa fé!!!
    • 4
    • Comentário
  • . respondido 7 anos atrás
    Não consigo entender como os religiosos insistem em ignorar a evolução e na crítica, dizer que achamos que o homem veio do macaco. Possivelmente essas pessoas ainda não evoluíram, ou seja, são macacos comtemporâneos!...

    Um pouco sobre a evolução do homem nesse período: na pré-história...

    Primeiramente, é necessário esclarecer dois conceitos: o de Homo sapiens e o de Homo sapiens sapiens. Segundo pesquisas, o Homo sapiens teria surgido na África, há cerca de 1 milhão de anos, e de lá, movido pela necessidade de abrigo e comida, teria migrado para outros continentes. Durante muito tempo, acreditou-se que o Homo sapiens fosse o antepassado direto do homem moderno...

    As pesquisas genéticas mais recentes, no entanto, levantaram outra hipótese. De acordo com novos estudos, o Homo sapiens, por uma mudança genética brusca, teria se transformado no Homo sapiens sapiens, isso entre 300 mil e 50 mil anos. Segundo essas novas teorias, os dois homínidas partilharam o mesmo território durante milhares de anos, até que o Homo sapiens sapiens, melhor preparado para a sobrevivência na Terra, apressara a extinção do Homo sapiens.

    Os especialistas em evolução genética da espécie humana chegaram à conclusão de que o Homo sapiens sapiens teria surgido na África analisando os diferentes padrões genéticos da população do Planeta. Comparando as estruturas genéticas da população mundial, perceberam que somente os negros africanos possuem um padrão de DNA mais diferenciado de outros padrões analisados...

    Outra consideração importante nesta questão é que após as datações dos fósseis, uma experiência mostrou que o C14 pode ser ainda menos preciso que o considerado ideal... Os métodos das datações geológicas podem ter margens de erros grosseiros dependendo do utilizado, das condições das amostras e do “caráter” do pesquisador... Portanto, há redatações consideráveis nos fósseis encontrados...
    --------------------------------------...

    1 - Australopithecus afarensis (4 a 3 milhões de anos atrás)

    Acima (lado esquerdo), um selo que mostra o Pré-humano de Hadar (Etiópia), um esqueleto feminino com 3,5 milhões de anos que foi chamado de "Lucy" (Australopithecus afarensis). Abaixo, um selo que ilustra a primeira "mandíbula" humana do Australopithecus gracilis, encontrada no Vale Omo (Omo Valley), lugar de escavações onde esqueletos foram encontrados.

    1967 – Scott: 488/491. Arte rupestre. Província de Harar e Melke Kontourfe. Ano Inter do Turismo.
    Ano - 827/831 - Dryopithecus africanus.
    Ano - 1158 - Australopithecus africanus.

    Outros: Dryopithecus maior, Zinjanthropus boisei e Protanthropus heidelbergensis.
    --------------------------------------...
    Australopithecus africanus

    Cujo nome significa “macaco do sul”, foi um nômade das savanas no leste da África, sobretudo viveu no sul do continente, em um período que oscila entre 3 milhões e 1 milhão de anos (dois maxilares e os quarenta dentes, posteriormente, foram redatados em 15 mil anos). O gênero pesava cerca de 40k, media uns 105 centímetros de altura e seu cérebro era mais ou menos do tamanho de um chimpanzé.

    Já andava ereto e talvez usasse ferramentas rudimentares como paus e pedras (sem modificá-los), mas provavelmente não falava. Eles dominaram o planeta extinguindo várias espécies animais que cruzavam seu caminho, até mesmo outras espécies de Australopithecus que não estavam tão adaptados ao meio e acabaram se extinguindo. Os mais adaptados deram origem aos nossos ancestrais um pouco mais evoluídos que o Australopithecus.

    Em seus estágios finais há aproximadamente 2,5 milhões de anos atrás surgiu um Australopithecus que incluía carne em sua alimentação, podendo ser até carniça, isso possibilitou uma diminuição no tamanho do estômago e um acumulo de proteína que resultou no aumento do cérebro e o surgimento de uma nova espécie o Homo habilis. Possuiu diversas espécies as quais uma acredita-se ser ancestral direto dos humanos. Época: Plioceno superior.
    --------------------------------------...

    ÁFRICA

    Homo erectus (viveu há um milhão de anos atrás). O Homo habilis também viveu no continente africano há 2 milhões de anos, aproximadamente (na época do Plioceno superior), o qual se credita ser ancestral direto dos humanos... Abaixo (lado esquerdo) um selo do Uzbequistão que mostra o Homo erectus modjokertensis. Do lado direito, o Homo Sapiens Fossilis.
    --------------------------------------...

    ÁSIA

    O Pithecanthropus erectus (selo abaixo, lado esquerdo) ou Javanthropus (Homem de Jawa) e o Homem de Pequim ou Sinanthropus pekinensis (selo do lado direito), que viveram na Ásia há 500 mil anos. Entretanto, os restos do Homem de Jawa que viveu no Pleistoceno inferior (700 mil anos), um crânio e um fêmur, posteriormente, descobriram que se tratava de um gibão gigante extinto...

    ----------------------------------------...

    O MAIS PARECIDO CONOSCO - O HOMEM DE GIBRALTAR

    E, finalmente, o Homem de Neanderthal ou Homo sapiens neanderthalensis, o mais semelhante aos homens de hoje, foi datado entre 200 mil a 120 anos. Encontrava-se na Europa, Oriente Médio e Norte da África. Viveu na época do Pleistoceno médio (120 mil anos), existem crânios e ossos.

    Ele era igual ao Homem Moderno, mas sofria de raquitismo comprovado. Em uma nova datação, ela saiu deste período para situar-se entre 40 a 47 mil anos atrás... Recentemente, foram encontrados fósseis de Homens Modernos abaixo deste mesmo Extrato Geológico de Neanderthal...

    Abaixo, uma série de selos emitida em 1973, em comemoração ao aniversário de 125 anos da descoberta do crânio humano de Neanderthal, em Gibraltar (1848). Os 3 selos mostram o crânio, uma reconstrução da cabeça e uma cena com fogo.

    ----------------------------------------...

    Uma incógnita nas pesquisas é a origem da espécie humana atual. Para alguns o lugar de origem do Homo sapiens sapiens seria a África; para outros, o Oriente. Os fósseis mais antigos do homem moderno datam de 40.000 anos e foram encontrados primeiramente na localidade de Cro-Magnon, na região francesa da Dordogne. Mas o Homem de Cro-Magnon foi apenas uma das primeiras raças da espécie humana.

    Ao mesmo tempo que surgia e se espalhava pelo mundo, o Homo sapiens sapiens foi gerando inúmeras raças. As raças surgiram a partir de variações biológicas, como cor da pele e do cabelo, formato do crânio e do nariz. Essas e outras tantas características resultaram de adaptações biológicas ao meio ambiente, por parte de populações que permaneceram isoladas em determinadas regiões durtante certo tempo. A pele escura, por exemplo, resultou de uma defesa adaptativa contra o sol dos trópicos; o estreitamento das narinas funcionou como proteção ao ar frio das regiões temperadas e frias...

    Para paleontólogos e arqueólogos, outra questão muito debatida tem sido a das origens do homem americano. Pesquisas recentes descartaram definitivamente a velha hipótese do autoctonismo, segundo a qual os primitivos homens da América procederiam do próprio solo. Hoje se afirma, que os primeiros habitantes da América foram originários do Velho Mundo, ou seja, da Eurásia, e pertenciam todos à espécie do Homo sapiens sapiens. As discordâncias entre os cientistas persistem quando se trata de saber quando chegaram à América seus primitivos povoadores. Alguns pesquisadores falam em 12 mil anos; outros em 30 mil, 40 mil e até mais
    • 2
    • Comentário
  • Marco Antônio respondido 7 anos atrás
    Só não viveram antes de Adão porque o Adão da Bíblia não existiu. E antes do homo sapiens ainda teve o homo habilis e o homo erectus. E antes ainda outros hominídeos.
    • 3
    • Comentário
  • ICONOCLASTA respondido 7 anos atrás
    Alguém ainda acredita em Adão e Eva? Em gnomos? No coelinho da páscoa? E no boitatá??? Eu só acredito mesmo na existência da mula-sem-cabeça - tá cheio delas por aí!

    Fonte: YR

    ...

    "A Ciência avança pela dúvida, a religião estagna pela certeza."

    Achei interessante colocar essa frase aqui, depois de ler algumas respostas.
    • 3
    • Comentário
  • Hypatia respondido 7 anos atrás
    Cada um so ve o que quer ver. Por mais que a ciencia prove, os criacionistas continuarao a acreditar que o mundo foi criado em 7 dias e que os dinossauros foram extintos pq nao tinha lugar pra eles na arca do Noé.

    Estive Pensando - htt://estivepensando.phpnet.us
    • 2
    • Comentário
  • Washington respondido 7 anos atrás
    Adão e Eva nunca existiu isso é historia da carochinha, foi a igreja que inventou, até hoje tem muitos babacas que acreditam.
    • 1
    • Comentário
  • jose b respondido 7 anos atrás
    Não isso significa que Adão é uma carochinha
    • 1
    • Comentário
  • Frei Bento respondido 7 anos atrás
    A Igreja não pode aceitar nem o evolucionismo nem o anti cientificismo.
    Aliás , a Igreja crê na inerrância da sagrada escritura mas também crê que existem problemas muito mais serios para serem pensados hoje em dia.
    No que importaria saber se Adao existiu como personagem ou como ideia?
    Isto aliviaria os problemas da fome , do desemprego, da doença e da falta de educação e saneamento do nosso povo?
    Penso que não.
    Jesus veio resgatar o Homem de sua distancia de Deus, o pecado.
    Neste sentido Ele foi o Novo Adão, ou seja, o novo começo.
    Aliás, Dragonfly, depois de Jesus Cristo todo o Velho Testamento tem de ser lido a partir dele , Jesus, a partir da perspectiva de uma nova terra e novo céu inaugurados por Ele.
    E neste sentido que Ele é o Alfa e o Omega.
    Ele, Jesus Cristo, o novo Adão, quem quer que esse Adão tenha sido deixa de ter relevância.
    Paz e Bem
    • 2
    • Comentário
  • Sign In 

    para adicionar sua resposta

  • Amigo Oculto respondido 7 anos atrás
    Inteligente sua pergunta.
    Claro que Adão e Eva era um sentido figurado, como na mitologia.
    Por que as pessoas dão tanto crédito a esses livros do velho testamento e não os cumpre na integra. Por exemplo, se circuncidar, respeitar os sábados, etc.
    Eu tenho o velho testamento como a idéia mais atrasada e inocente que se fazia do Deus único.
    Eu sou 100% Jesus, ou seja o novo testamento.
    Abraço.
    Ah, leia "a gênese" espírita e veja que show de explicação científica sobre o assunto.
    • 3
    • Comentário
  • Atanásio respondido 7 anos atrás
    Como irão te responder?A realidade é incomoda a muitos de nós ,por isso tiramos o sofá da sala.....
    • 1
    • Comentário
  • Makoto respondido 7 anos atrás
    Desculpe, mas vou me abster de responder essa pergunta... É que fui chamado de ignorante por pessoas que acreditam na modelagem de Adão, zipagem de animais e que, por mais explicada que seja a teoria da evolução aqui, cismam de continuar repetindo que não viemos do macaco!

    Como papai diz, a irguinorança é qui astravanca o pogréssio!
    • Taxa
    • Comentário
  • ▒▒ Da Terra ▒▒ respondido 7 anos atrás
    Evolução da população humana

    Sendo a idade do Universo algo em torno de 14 bilhões de anos, e sendo a idade deste planeta Terra algo em torno de 4 bilhões e 600 milhões de anos e sendo que antes mesmo de estarmos presentes aqui, este planeta foi habitado por répteis gigantes durante pelo menos 160 milhões de anos, concluímos que nossa espécie está à pouco tempo neste planeta e em fase de civilização recente, no entanto sabemos muito mais sobre os dinossauros muito mais antigos que nós, do que sobre nós mesmos.

    _Restos dos homens primitivos são alguns raros crânios, freqüentemente incompletos e alguns outros ossos que se forem colocados todos juntos caberiam em uma caminhonete pequena. Encontramos também alguns objetos como os primeiros machados de pedra, lascas de pedras como pontas de lanças com idades apenas a partir de 500 mil anos para cá até o presente. A chamada Pré-História Antiga inicia-se à mais ou menos 600 mil anos atrás com os achados de fósseis de Australopitecínios porém só à apenas 6 mil anos temos registros de nossa história a cultura. Atualmente nossa população está em explosão demográfica desde a revolução industrial que começou na Inglaterra no século XVII por volta de 1650.

    Veja como é essa progressão geométrica:

    1 a 2 bilhões de pessoas entre 1850 a 1925 - 75 anos

    2 a 3 bilhões de pessoas entre 1925 a 1962 - 37 anos

    3 a 4 bilhões de pessoas entre 1962 a 1975 - 13 anos

    4 a 5 bilhões de pessoas entre 1975 a 1985 - 10 anos

    5 a 6 bilhões de pessoas entre 1985 a 1993 - 8 anos

    6 a 7 bilhões de pessoas entre 1993 a 1999 - 6 anos

    A projeção indica que a população humana estará crescendo de 1 bilhão de pessoas a mais por ano (1.000.000.000/ano ) neste planeta ainda nesta década. 2000 a 2010 !

    _A espécie Homo sapiens está classificada na zoologia como pertencente ao Reino animal, somos animais por necessitar de alimento orgânico, etc. Filo Chordata, somos cordados, por apresentar notocorda, arcos e bolsas branquiais quando embrião, encéfalo e tubo nervoso dorsais durante toda a nossa vida. Grupo Craniata, somos vertebrados, por apresentar crânio e coluna vertebral segmentada. Superclasse Tetrapoda, com dois pares de membros. Classe Mammalia, somos mamíferos por apresentar pêlos e glândulas mamárias. Ordem Primatas, somos primatas por apresentar 4 membros, cada um com 5 dedos com unhas. Subordem Anthropoidea macacos, monos e homem. Crânio grande, hemisférios cerebrais estendem-se sobre o cerebelo. Superfamilia Hominoidea, onde se localizam duas famílias, ou sejam a nossa Família Hominoidea que contém só o nosso Gênero Homo e nesse gênero só a nossa espécie sapiens e a Família Pongidae dos macacos antropóides Ordens: Hylobates: gibão e Siamanga ; Pongo (Símia) satyrus, orangotango ; Gorilla: Gorilla gorilla o gorila ; Pan: Chimpanzé Anthropopitecus troglodytes nossos parentes mais próximos. Existem vários motivos para sermos de famílias diferentes como por exemplo o gorila com 650 cm³ de encéfalo enquanto que nós os homens com 1000 cm³ de encéfalo. Além disso o que nos difere dos macacos é que nossa face é mais achatada, mais vertical, arcadas superciliares reduzidas, mandíbula menos saliente, dentes de tamanho mais uniforme, pêlos longos e de crescimento contínuo na cabeça, os chamados cabelos, e pêlos esparsos e curtos pelo corpo, exceto axilas e púbis, mãos com polegares mais desenvolvidos, pernas mais retas e 30% mais longas que os braços, artelho maior não oponível aos outros artelhos, infância e maturação do esqueleto mais prolongadas que os macacos. Gênero Homo porque somos os homens e Espécie sapiens porque supomos que já somos sábios. Apesar de todas essas diferenças, nosso cariótipo ou sejam nossos cromossomos são 99% idênticos aos dos macacos, esse 1% de diferença é que nos dá o fenótipo humano, ou seja a nossa aparência de gente.

    As 27 raças humanas por ordem alfabética são:


    7 RAÇAS CAUCASIANAS OU BRANCOS

    1. Alpino 2.Árabe Semita 3.Etiópico 4.Europeu do nordeste 5. Europeu do noroeste 6.Hindu 7.Mediterrâneo

    11 RAÇAS MONGOLÓIDES OU AMARELAS

    1.Aino 2.Asiático do sudeste 3.Esquimó 4.Índio da América Central e do Sul 5.Índio Norte-Americano 6.Lapão 7.Mongol 8.Patagão fueguino 9.Polinésio e Micronésio 10.Turco-tártaro 11. Ugro

    9 RAÇAS NEGRÓIDES OU NEGROS

    1.Australiano 2.Banto 3.Bosquímano 4.Drávida 5.Melanésio e Papua 6.Negrilho 7.Negrito 8.Negro 9.Negro do Nilo

    Estamos 600 mil anos na frente dos Chimpanzés na história evolutiva dos primatas mas por outro lado estamos 9 bilhões de anos atrasados em relação aos Ets e à história evolutiva das civilizações mais antigas do Universo, Ets existentes no centro de nossa Galáxia Via-Láctea onde a vida surgiu e evoluiu à 9 bilhões de anos antes mesmo de existir o nosso planeta Terra!

    Fonte(s):

    • Taxa
    • Comentário
  • Gustavo Dyou T respondido 7 anos atrás
    Quando esta história de adão foi contada, não existiam os meios cientificos de hoje , portanto era a forma mais fácil de explicar a origem do homem, atribuindo isto a uma divindade, porém com o avanço da ciencia percebe-se que não passava de uma farsa, agora quem é tapado e acha que é filho de adão e eva, entra na justiça e pede a posse do planeta, afinal você é herdeiro do dono do mundo
    • 1
    • Comentário
  • Bozo respondido 7 anos atrás
    Homem sapo ? não era homem macaco?
    • Taxa
    • Comentário

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear