Gostaria de saber se qualquer verruga nos orgãos genitais femininos significa HPV?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
Melhor resposta
  • JAS respondido 7 anos atrás
não necessariamente...um médico deverá examinar e se ele achar conveniente, encaminhará uma partezinha da verruga para biópsia laboratorial, mas não prolongue o tempo para ir na consulta ginecológica.
  • Taxa
  • Comentário

Outras respostas (8)

Classificada como mais alta
  • Classificada como mais alta
  • Mais antigo
  • Mais recente
  • M.M respondido 7 anos atrás
    Quanto tempo após ter sido infectado surgem as verrugas genitais?

    A incubação, ou seja, o período necessário para surgirem as primeiras manifestações da infecção pelo HPV é de aproximadamente 2 a 8 meses, mas pode demorar vários anos! Assim, devido a esta ampla variabilidade para que apareça uma lesão, torna-se praticamente impossível determinar em que época e de que forma um indivíduo foi infectado pelo HPV.

    Topo da página



    Qual a diferença entre verrugas genitais e outros tipos de verrugas que aparecem em outras partes do corpo?


    Nem todas as lesões de pele são verrugas, mas muitas delas têm em comum o mesmo fator desencadeante: o HPV. Enquanto alguns tipos de HPV se desenvolvem melhor em determinadas áreas do corpo como mãos ou pés, outros têm preferência pela área genital. A verruga genital costuma se desenvolver na vulva, vagina, colo do útero, pênis e região próxima ao ânus.

    As verrugas genitais se assemelham às verrugas de outras partes do corpo, e assim como estas geralmente são assintomáticas. Podem ser únicas ou múltiplas, pequenas ou grandes, cor da pele, róseas ou acastanhadas. Se não tratadas, podem crescer em tamanho e número, adquirindo aspecto semelhante ao da "couve-flor".

    Vulgarmente, as verrugas genitais são conhecidas como "crista de galo"; os médicos as chamam de condiloma acuminado. Apesar dos vários nomes, todos se referem à mesma lesão.

    Topo da página


    Qual a relação entre o HPV, verrugas genitais e o câncer?

    Os tipos de HPV relacionados ao câncer do colo do útero normalmente não são os tipos que causam as verrugas genitais; estas últimas costumam ser causadas por tipos de "baixo risco".

    Um pequeno número de tipos de HPV chamado de "alto risco" está relacionado ao desenvolvimento de câncer do colo do útero, vagina, vulva, pênis e ânus. Todos estes cânceres possuem tratamento e podem ser detectados precocemente por exames simples e periódicos, ou seja, em consulta médica de rotina.


    Topo da página


    O curso da infecção pelo HPV é igual para o homem e a mulher?

    Tanto o homem como a mulher que estão infectados pelo HPV e que não possuem verrugas visíveis, na maioria das vezes desconhecem que são portadores do HPV, e que podem transmitir o vírus aos seus parceiros sexuais.

    No entanto, a evolução, a manifestação e o tratamento são diferentes no homem e na mulher. Isto se deve, principalmente, às diferenças anatômicas e hormonais existentes entre os sexos. Na mulher existe um ambiente mais favorável para o desenvolvimento e multiplicação do HPV, podendo ocorrer complicações mais sérias, como lesões, que se não tratadas podem evoluir para câncer.


    Topo da página



    É possível que indivíduos que não tenham relações sexuais há vários anos possam vir a desenvolver verrugas genitais?

    Sim. O contato com o vírus HPV pode ter ocorrido há vários anos e este permaneceu "adormecido" (estado latente). A diminuição da resistência do organismo pode desencadear a multiplicação do HPV e, conseqüentemente, provocar o aparecimento de lesões clínicas e/ou subclínicas.



    Topo da página


    Como as verrugas genitais são diagnosticadas?

    Conforme a localização das lesões, pode ser difícil verificar a presença de verrugas genitais apenas pelo auto-exame. Nem sempre é possível notar a diferença entre uma verruga e outros tipos de lesões de pele. Desta forma, sempre que houver suspeita de infecção pelo HPV, é altamente recomendável procurar o médico. Este profissional poderá não só orientar e tratar, como também realizar exames apropriados, caso sejam necessários. De forma geral, o diagnóstico das verrugas genitais pode ser realizado durante uma simples consulta. Entretanto, o diagnóstico da infecção subclínica requer exames com aparelhos com lente de aumento (colposcópio ou lupa). A infecção latente só pode ser diagnosticada por meio de testes laboratoriais sofisticados, que têm indicação restrita a casos específicos.


    Topo da página


    É normal se sentir decepcionado/deprimido após receber o diagnóstico de infecção pelo HPV ou verrugas genitais?

    Sim, muitas pessoas se sentem decepcionadas. Podem ocorrer sentimentos de vergonha, diminuição do desejo sexual, medo de ter câncer, revolta contra os parceiros sexuais, mesmo que normalmente não seja possível saber exatamente em que época ou de que forma ocorreu o contágio pelo vírus do HPV.


    Topo da página


    Qual é o local mais freqüentemente acometido pelas verrugas no sexo feminino e masculino?

    Os locais mais comuns do aparecimento destas lesões são a glande, o prepúcio e o meato uretral no homem e os pequenos lábios, o intróito vaginal e o períneo na mulher. Em ambos os sexos podem ocorrer no ânus e reto, não necessariamente relacionados com o coito anal.

    Topo da página


    Como se tratam as verrugas genitais?

    O objetivo do tratamento deve ser a remoção das verrugas visíveis e eliminação dos sintomas indesejáveis. As recidivas são relativamente freqüentes, pois mesmo destruindo a verruga não se consegue eliminar totalmente os vírus existentes na área genital. Como em qualquer doença viral, o sucesso do tratamento depende, em grande parte, da resistência específica de cada indivíduo. Assim, medidas gerais são também importantes para ajudar a melhorar os mecanismos de defesa como: diminuir o estresse, parar de fumar, alimentação equilibrada e horas de sono adequadas.

    Existem várias opções de tratamento. Os fatores que podem influenciar na escolha do tratamento são: localização, tamanho e número de verrugas, alterações nas verrugas, preferências do paciente, custo do tratamento, conveniência, efeitos adversos e experiência do profissional. Hoje em dia, existem tratamentos que são feitos pelo médico e outros que podem ser aplicados pelo próprio paciente. O paciente deve consultar seu médico para saber qual tratamento é mais adequado e nunca deve se auto-medicar.

    Alguns especialistas sugerem evitar contato sexual durante o tratamento para proteger a área tratada de fricções e ajudá-la a cicatrizar mais rapidamente.


    Topo da página


    Qual é o princípio do tratamento da infecção pelo HPV e verrugas genitais?

    De modo geral, não existem medicamentos por via oral capazes de eliminar infecções por vírus. A maioria das medicações contra qualquer tipo de vírus atua na redução da carga viral e/ou estimulando o sistema imunológico a ficar mais forte para assim conseguir eliminar o vírus. No caso da infecção pelo HPV, até o momento não há tratamento para infecção latente por HPV (aquela que fica adormecida); na maioria dos casos o próprio organismo se encarrega de eliminar o vírus. No caso de infecção subclínica quando há sintomas como coceira ou quando existe associação a lesões precursoras do câncer, estas devem ser tratadas.

    As verrugas também precisam ser tratadas, pois o atraso no tratamento das verrugas genitais pode tornar as lesões mais extensas e potencialmente mais graves, além do risco de transmissão do vírus para os parceiros. Até recentemente, a remoção das verrugas genitais era realizada basicamente pela destruição do tecido afetado por meio de cauterização química ou cirúrgica. Esta destruição das lesões parece não apenas diminuir a quantidade de vírus como também estimular o sistema imunológico e fazer com que o sistema imunológico produza células que irão combater e eliminar o vírus. No entanto, cada indivíduo responde de maneira diferente ao tratamento. Alguns podem precisar de uma sessão de terapia, outros de várias sessões e outros não respondem a este tratamento convencional. Neste último caso deve-se utilizar ou associar a imunoterapia para tratamento adequado.


    Topo da página


    É comum não responder ao tratamento por meio de cauterização química ou cirúrgica?

    Na hora do procedimento, todas as verrugas são destruídas, porém logo a seguir elas voltam a crescer e este ciclo de tratamento e recorrência das verrugas pode ocorrer por semanas, meses e até anos. Cerca de 20% das pessoas não respondem a terapia por meio de cauterização química ou cirúrgica. Nestas pessoas é necessário adicionar tratamento a base de imunoterapia.


    Topo da página


    Por que as verrugas voltam a crescer se durante o tratamento o médico destruiu todas elas?

    Porque existe HPV invisível a olho nu e mesmo à lente de aumento ao redor das áreas tratadas.


    Topo da página


    O que é imunoterapia?

    É um tratamento inovador que ativa o sistema imune de maneira bem mais específica contra o HPV que está infectando o organismo. Hoje, existe no mercado um creme imunomodulador de aplicação tópica que contém a substância imiquimode. As taxas de recorrência das verrugas após aplicação deste creme são bem baixas. Enquanto os demais procedimentos destroem a verruga, o imunomodulador aumenta a produção local de substâncias próprias do sistema imunológico, as quais auxiliam no combate às doenças virais, determinando o desaparecimento completo das verrugas além de prevenir seu reaparecimento. Este creme pode ser aplicado pelo próprio paciente e é indolor.


    Topo da página


    Qual é a vantagem do tratamento para verrugas genitais que pode ser aplicado pelo próprio paciente?

    Existem alguns tipos de medicações que podem ser aplicados pelo próprio paciente. As vantagens seriam a menor freqüência de retornos ao médico e conseqüentemente menor falta ao colégio, faculdade ou trabalho. Estes tratamentos também são muito úteis para executivos que estão sempre viajando ou para pessoas que não gostam de sentir dor. Discuta com seu médico se seu caso pode ser tratado desta maneira. Estas medicações devem ser prescritas pelo médico e necessitam de acompanhamento médico.


    Topo da página


    Se as verrugas genitais não forem tratadas, podem evoluir para câncer do colo do útero?

    O papilomavírus humano (HPV) pertence a uma ampla família de vírus e mais de 45 tipos diferentes podem infectar a pele dos órgãos genitais. Quase todos os tipos foram muito bem estudados e hoje se sabe que o grupo de HPV que causa lesão pré-cancerígena ou cancerígena (chamado grupo de alto risco oncogênico) não é o mesmo que geralmente causa as verrugas genitais (chamado de grupo de baixo risco oncogênico). Em 90-95% dos casos, as verrugas genitais são causadas por HPV do grupo de baixo risco. Entretanto, não se deve postergar o tratamento das verrugas genitais, não apenas pelo aspecto estético desagradável, mas também pelo risco de crescimento em extensão e tamanho das lesões e alta contagiosidade (transmissão para parceiros).

    ok
    • 1
    • Comentário
  • eliasgorayebodonto respondido 7 anos atrás
    Muito provavelmente. Mas só um Papanicolau pode afirmar isso.
    • Taxa
    • Comentário
  • Téc. Enf. Machado respondido 7 anos atrás
    Ola a resposta do mezenga esta muitissimo completa, pois sim todo tipo de verruga seja ela nas genitais ou em qualquer outra parte do corpo é sim causada pelo virus HPV, umas com maior tendencia a virar cancer e outras apenas para nos encomodar.
    Por isso o ideal é sim procurar um ginecologista para fazer uma biópsia e ter certeza qual o tipo de HPV causou aquela verruga pois o HPV se subdivide um mais de 120 grupos que infectam o ser humano desses 120 subgrupos existem cerca de 20 que estão presentes em 90% dos casos de cancer, ou seja se a pessoa teve essa verruga causada por um desses 20 tipo ela tera uma pr-e-disposição bem maior para que esta vire um cancer.
    • Taxa
    • Comentário
  • neccoilha respondido 7 anos atrás
    Procure um ginecologista.
    • Taxa
    • Comentário
  • landra respondido 7 anos atrás
    Não é obrigatoriamente hvp, mas é importante que vc procure um médico pq mesmo q seja outro tipo de vírus vc pode transmití-lo ao seu parceiro e cá entre nós, a probabilidade de ser hpv é grande devido a frequencia de pessoas q apresentam esse virus.
    • Taxa
    • Comentário
  • Manny respondido 7 anos atrás
    Decididamente nao, pode ser infecao ou alguma forma de conjuntivitis vaginal externa. Pergunte o doutor, nao poupe higiene. Sei que melhora depois, a quatro semanas, nao priocupe. Tchau.
    • Taxa
    • Comentário
  • drianinho21 respondido 7 anos atrás
    eu acho que não, mais procure um medico logo.
    • Taxa
    • Comentário
  • Papy respondido 7 anos atrás
    Não necessariamente. Mas só uma visita ao ginecologista poderá tirar a dúvida!
    • Taxa
    • Comentário
  • Sign In 

    para adicionar sua resposta

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear