Qual é a diferença da Mesa branca, Espiritismo, Candomblé, Umbanda?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
Melhor respostaEscolha do autor da pergunta
  • dri respondido 7 anos atrás
Vc devia estudar mais pra perguntar isso, A diferença é o Espiritismo - "Doutrina baseada na crença da sobrevivência da alma e da existência de comunicação, por meio da mediunidade , entre vivos e mortos, entre espíritos encarnados e desencarnados". Espírito: a parte imaterial do ser humano, alma; princípio intelectual, imaterial e individual, que reside no corpo humano e sobrevive à morte deste; entidade desencarnada, comumente invisível. é uma ciência que vem revelar aos homens, por provas irrecusáveis, a existência ea natureza do Mundo Espiritual, e suas relações com o Mundo Corpóreo.

A Umbanda é uma religião, ou seja, é composta de elementos Divinos (Orixás e Guias); Doutrinários (linhas de atuação, reencarnação, lei do karma, atuação e direcionamento dos médiuns, assistenciados e guias, ...; é composta de princípios (amor, caridade, respeito ao próximo, fé, ...).

O Candomblé é uma religião originária da África, trazida ao Brasil pelos africanos escravizados na época da colonização brasileira O CANDOMBLÉ é uma religião dinâmica, ao contrário do imaginação de muitos, pela sua variedade de deuses, é essencialmente monoteísta, crê em um único Deus e criador, Olorún (olo = dono, senhor; orun = céu, espaço celeste sagrado), que criou o céu e a terra, os orixás e o homem. O Orún sua moradia e dos Araorún, todos os ancestres e elementais divinizados; o Aiyé, moradia dos Araiyé, os seres humanos, os animais, vegetais, minerais e toda forma da natureza; os orixás, elementais da natureza por excelência, guardiões e fiscais da mesma, energia indispensável para toda sobrevivência, com função dupla: reger e cuidar da natureza em si e da natureza humana; o homem, objeto maior da sua criação, para de tudo usufruir dentro dos critérios do seu Criador. A teologia yorubana, só faz referência ao Orún e Aiyé , em momento algum, em qualquer circunstância, sobre as palavras - inferno e pecado - as leis, a lógica, o bom senso e os ensinamentos permeiam a conduta das pessoas, e, mesmo porque são termos posteriores à criação do homem pela teologia yorubana. No candomblé nada se inventa, tudo se aprende, o saber e o conhecimento só vem com o tempo, ensinamento, humildade, axé, merecimento e compreensão; a sua prática tende a se adaptar, pelo crescimento e modernidade do mundo, professando a sua religião através dos seus ritos, cada vez mais, confinados no seu Ilê Axé (casa de candomblé); muita coisa mudou, as leis ambientais, que fixa como crime, "sujar" a natureza, não sendo mais permitido os ebós, oferendas e rituais em matas e cachoeiras, acertadamente a conscientização de se preservá-la, os orixás na sua sabedoria com certeza agradecem e veicularão seu axé, através dos seus elementos símbolos, no interior dos ilês , os beneficiados diretos serão os próprios praticantes, que terão uma natureza mais limpa, saudável e abundante, sendo casa vez mais uma fonte inesgotável de axé. Também cabe uma atenção especial à uma alteração de comportamento, com relação ao uso do obéxirê (navalha), com o advento da AIDS e outras doenças contagiosas (hepatite, dengue, malária ...), nas cerimônias de uso coletivo, com a da Sexta-feira santa, dia de abertura de "curas" nas casas de candomblé, muitas já aderiram ao uso de lâmina descartável, adaptação correta e necessária, é óbvio e evidente que se deve preservar tudo que for possível em prol de uma identidade própria que a religião requer.

Classificação e comentário do autor da pergunta

4 de 5
Obrigado pela resposta
  • 3
  • Comentário

Outras respostas (19)

Classificada como mais alta
  • Classificada como mais alta
  • Mais antigo
  • Mais recente
  • Brasil respondido 7 anos atrás
    O que eu acho engraçado, é que os nossos amigos bitolados de outras religiões, isso lógico, pra quem servir a carapuça, conhecem a biblia de traz pra frente e de frente pra traz, e ainda não aprenderam que julgar só cabe a DEUS.
    • 3
    • Comentário
  • X respondido 7 anos atrás
    a diferença é a elevação dos espíritos que frequentam as sessões. Espíritos desencarnados são como nós, alguns mais elevados, outros nem tanto.
    • 2
    • Comentário
  • MafaldaBR respondido 7 anos atrás
    Bom, vamos por partes.
    Em primeiro lugar, fico abismada com pessoas que se dizem de Deus, terem tanto preconceito, ofenderem tanto e não respeitarem a nenhuma crença que difira da delas. Mas vamos a sua pergunta.

Espiritismo, é a crença dos espíritos, em que a pessoa não morre, mas sai do plano terrestre e vai para o plano espiritual.
    O que não interefere na em crer ou não em Jesus Cristo, na realidade, eles crêem Nele.
    Então, temos aqui 3 vertentes.
    Uma que é a mesa branca ( ou o Kardecismo), que tem este nome pois em suas reuniões há uma mesa coberta por um pano branco.
    Outra é o candomblé, que tem a crença no orixás.
    E a terceira, é a Umbanda que acredita em preto-velho, caboclo...

Nenhuma delas prega o mal. alguma pessoas, que tem o conhecimento desta as usa para o mal em seu benefício, ou por ambição. Toda religião prega o bem. E nenhuma religião está salva de ter pessoas praticando o mal.
    Não conheço profundamente estas religiões, mas já conheci a prática delas e percebi que todas são sérias, crêem em Deus e buscam o bem.
    • 2
    • Comentário
  • romi respondido 7 anos atrás
    bobagens todos estes crentes,jeovas,e etc que não entendem de nada,e só falam besteiras achando que sabem, todas essas linhas fazem o bem ,isto depende de cada pessoa,até mesmo dentro de uma igreja universal qualquer um pode fazer {pensar} coisas que não deve. não devemos criticar nenhuma religião seja ela qual for ,cada um tem livre arbítrio de escolha,e dizer que tudo é coisa do demônio são inverdades ,os demônios estão dentro de nós´,queira vc usa-lo ou não {fazer o bem ou o mal}
    • 1
    • Comentário
  • peabíru respondido 7 anos atrás
    Jair.
    Como já muito dono da verdade respondendo a sua pergunta.
    tomo a liberdade de só lhe indicar duas obras sobre o assunto.;
    1 - O que é o espiritismo - Allan Kardec
    2 - Umbanda de todos nós - W.W. de Mata e Silva.
    Aprenda desde agora, usar seu próprio cérebro.
    Um abraço
    • 1
    • Comentário
  • . respondido 7 anos atrás
    Estou impressionado com a facilidade com que vocês atacam outras religiões e doutrinas sem conhecê-las. O nível baixou demais aqui. As respostas são simplistas, agressivas e demonstram a total falta de conhecimento. Nem vale a pena discorrer sobre o assunto.
    • 1
    • Comentário
  • Gilberto respondido 7 anos atrás
    Não há diferença, enganna-se quem pensa que um é bonzinho. outro é mau, e outro mais ou menos, isso não existe. As pessoas são boas e caridosas, mas estão sendo enganadas do diabo, pensam estar consultando os mortos mas na verdade estão consultano o diabo e seus anjos. Leia Apocalpse 12: 7 a 12
    • 1
    • Comentário (1)
  • hur_islam respondido 7 anos atrás
    No fim e' tudo a "lesma lerda"
    • 1
    • Comentário
  • Biggi respondido 7 anos atrás
    .
    Apenas a nomenclatura.
    .
    • 1
    • Comentário
  • Sign In 

para adicionar sua resposta

• Dom Malaquias respondido 7 anos atrás
    Todas elas partem destes dois princípios:

Existem as entidades espirituais, que são os espíritos desencarnados (que alguns chamam de mortos, o que é errado, pois quem morre é só o corpo).
    Existe o bem e o mal.

E todas elas admitem a influência dos espíritos no homem encarnado.

Muitas vezes as diferenças estão na idade e região onde a religião se originou, o que cria diferenças de conceitos e de nomenclatura.

Ninguém está proibido de praticar o bem ou o mal (que é o que realmente salva), independente de qual religião seguir.

Não adianta fazer um monte de besteiras, prejudicar o próximo, e depois ir na Universal dando 10% do salário achando que vai pro céu.

Opinião pessoal.
    • 1
    • Comentário
  • Anna respondido 7 anos atrás
    Para mim é tudo a mesma coisa procuro fugir delas.
    • 1
    • Comentário
  • nindi_love respondido 7 anos atrás
    acho que posso tentar de responder!!!
    olah a unbanda só faz o bem pois a sentidades que estão lá querem ire direto p/ luz
    o candomble tambem faz o bem mas.. tambem pratica o mal
    mesmo querendu ir p/ luz acabam fazendu o mal tambem!
    o espiritismo
    é copmo se fosse o estudados da vida espiritual !!!
    mesa branca eu naum sei exatamente entaum prefiro naum opinar !
    acho que eu como espira pude dizer mais ou menos o que sei sobre ta bom !!!
    vlw bjus

completandu se vcs naum sabem macumba é um estrumento musical
    e naum é coisa do demonio
    se vcs naum sabem prefiro que naum popinem certo !!!
    acho que cada um deve respeitar a religiao do outro !!!
    • 1
    • Comentário
  • nana respondido 7 anos atrás
    meu amigo
    tudo é da mesma companhia
    o dono disso é o proprio diabo
    agora igreja catolica e igreja evangelica o dono é Jesus
    saia dessa!!
    é atraso de vida!
    • 1
    • Comentário
  • Chandra respondido 7 anos atrás
    Candomblé-religião africana que envolve trabalho com orixás, exus e eguns.
    Umbanda-derivada do candomblé,mas com influências de caboclos e santos da igreja católica.
    Espiritismo-Karedecismo-doutrina iniciada por Allan Kardec que crê na reencarnação e nas boas ações.Trabalha com espíritos num nível mais avançado de prática ,principalmente com obsessores e espíritos de luz que protegem o centro,os médiuns ,amigos,parentes,etc...
    Mesa branca-espiritismo que faz magia branca,ou seja,trabalha com aconselhamento mas cobrando às pessoas que se consultam.Podem trabalhar com caboclos ou orixás,mas,de forma geral,lidam com búzios,tarô,advinhações em geral.
    • Taxa
    • Comentário
  • Specula — Annuntians Regnum Iehovah respondido 7 anos atrás

O Espiritismo É Condenado por Deus

Algumas pessoas entram em contato com os demônios diretamente ou através de um médium humano. Chama-se a isto de espiritismo. O voduísmo, o candomblé, a macumba, a umbanda, a feitiçaria, a magia, a leitura da sorte, consultar os mortos — todas estas coisas são formas de espiritismo.

A Bíblia condena tais coisas, dizendo: “Não se deve achar em ti alguém . . . que empregue adivinhação, algum praticante de magia ou quem procure presságios, ou um feiticeiro, ou alguém que prenda outros com encantamento, ou alguém que vá consultar um médium espírita, ou um prognosticador profissional de eventos, ou alguém que consulte os mortos. Pois, todo aquele que faz tais coisas é algo detestável para Jeová.” — Deuteronômio 18:10-12.

Por que nos dá Jeová tão forte aviso contra estas práticas?

Para o nosso próprio bem, Jeová nos avisa contra todas as formas de espiritismo. Ele ama as pessoas e se interessa por elas, e ele sabe que os que se envolvem com os demônios sofrerão sem falta em razão disto.

Alguém que sofreu assim foi Nilda, que era médium espírita no Brasil. Os demônios fizeram da vida dela uma desgraça. Ela conta: “Os espíritos . . . se incorporavam em mim e davam ordens. Eu tinha alternadamente momentos de consciência e de total inconsciência. Fiquei até mesmo internada com problemas psiquiátricos. Os demônios me perseguiram tanto que meus nervos estavam abalados. Comecei então a tomar muito calmante e a beber e fumar muito. Isto durou muitos anos.”

Com o tempo, com a ajuda de Jeová e de suas Testemunhas na terra, Nilda se livrou da influência dos demônios e agora leva uma vida saudável e rica. Diz ela: “Incentivo todos a nunca, em momento algum, se envolverem com os espíritos [iníquos].”
    • 2
    • Comentário
  • marcelo_skate08 respondido 7 anos atrás
    mesa branca lida com os, digamos, espíritos bons, e o candomblé, o vodu, lidam com espiritos malignos, como o popular ''exu''.
    • Taxa
    • Comentário
  • Maricy respondido 7 anos atrás
    Parece que é assim : mesa branca é do bem . macumba e candonblé faz o mal.
    • Taxa
    • Comentário
  • BOLA DE CRISTAL respondido 7 anos atrás
    Nenhuma. Todos tem parte com o Satanás.
    • 2
    • Comentário
  • . respondido 7 anos atrás
    Tudo a mesma droga. Todos têm suas bases na crença dos poderes dos espíritos e na reencarnação. Simples invencionice.
    Para sobreviver eles usam a caridade como carro chefe (fachada), mas por trás, em nada diferem das outras religiões. Objetivo: Dinheiro.
    • 1
    • Comentário (1)

Quem está seguindo esta pergunta?

%
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir

Deixar de seguir

Bloquear