Qual a origem etimológica do termo "livre-arbítrio" ?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
Melhor respostaEscolha do autor da pergunta
em português "livre-arbítrio" é um substantivo composto formado por mais de um elemento resultante da união da palavra "livre" com a palavra "arbítrio"... A formação deste termo "livre-arbítrio" segundo a gramática da língua portuguêsa é feita por "justacomposição" - e isto ocorre quando os radicais estão ligados sem perda de autonomia fonética e sem alterações gráficas... O termo "livre-arbítrio" significa "livre julgamento" ou "livre opção" e significa em espíritismo que cada espírito encarnado (ser humano) e cada espírito desencarnado tem total liberdade para "decidir" se pratica ou se deixa de praticar tal ou qual "ação" boa ou má... Se for um ser relativamente evoluído e mais "consciente" - agirá com sensatez e correção e, se for um ser menos evoluído, logicamente agirá com menos "consciência" e com insensatez ou de forma errada... Pelas ações realizadas adquirirá um "karma" positivo ou negativo (se boas ou se más)... O plantio é "livre" mas a colheita é obrigatória (quem planta o mal colherá o mal e quem planta o bem colherá infalivelmente o bem!!!). Boa sorte!

Classificação e comentário do autor da pergunta

5 de 5
Nossa! você conseguiu identificar o que eu estava realmente procurando. Estava buscando o conceito poque preciso realizar um estudo espírita. Obrigada

Obrigada a todos que responderam.
  • Taxa
  • Comentário

Outras respostas (2)

Classificada como mais alta
  • Classificada como mais alta
  • Mais antigo
  • Mais recente
  • Betinha respondido 7 anos atrás
    Segundo o Houaiss:
    livre-arbítrio: poder de decisão livre, sem constrangimento ou coação exterior


    arbítrio vem do latim arbitrìum, q signifiva: 'testemunho, arbitramento, julgamento; arbítrio, vontade';

    de arbitrium derivou tb "alvitre", do latim vulgar (tipo "julgou de bom alvitre fazer tal coisa", ou seja, achou aconselhável);

    a expressão surgiu no século XIV; árbitro, com o significado de alguém q serve de intermediário entre dois contendores, surgiu no século XV.
    • Taxa
    • Comentário
  • Lula Lelé respondido 7 anos atrás
    Quer dizer juízo livre. É a capacidade de escolha pela vontade humana entre o bem e o mal, entre o certo e o errado, conscientemente conhecidos.
    • Taxa
    • Comentário
  • Sign In 

    para adicionar sua resposta

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear