O que um diabetico pode comer ou não pode comer?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
Melhor resposta
Amigo, diabete é coisa muito séria. Siga a dieta elaborada pela sua nutricionista. Todos sabem que diabéticos não podem ingerir açucar e que os carbohidratos são limitados aos do tipo complexo, pois os simples são transformados rapidamente em açucar pelo organismo. Mas você precisa saber em que alimentos exatamente se encontram essas substâncias e que quantidade pode comer por dia. Isso só um profissional pode indicar. Cuide-se e boa sorte.
  • Taxa
  • Comentário

Outras respostas (8)

Classificada como mais alta
  • Classificada como mais alta
  • Mais antigo
  • Mais recente
  • M.M respondido 7 anos atrás
    A DIETA DO DIABÉTICO

    NOÇÕES SOBRE DIETA

    A dieta constitui parte fundamental no tratamento do diabetes, seja ele leve ou exigindo cuidados especiais. Segundo Thomas Parr, camponês, inglês, que viveu cerca de 157 anos, para se ter vida longa as pessoas, em geral, devem: "ter os pés quentes pelo exercício"e, se são propensas a engordar, "abrir os olhos e fechar a boca".

    Acima, há um semáforo luminoso que, de fato, chama a atenção sobre os alimentos - na qualidade e quantidade : vermelho: cuidado, moderação; amarelo: certa liberalidade; verde: mais à vontade.

    LISTA DE ALIMENTOS EQUIVALENTES ( EQ.)

    Foi adotada na elaboração das dietas desta Homepage o método denominado Listas de Alimentos Equivalentes . Método de fácil aplicação permite grande variedade de cardápios. Todo esforço será empenhado para que essas dietas possam ser utilizadas pelos diabéticos com grande simplicidade, agrado e segurança. O apelo às cores, recurso inspirado por nós, na prática dos ambulatórios, tornará mais fácil sua compreensão.



    Instruções

    aprenda a calcular o peso do alimento pelo seu volume;
    evitar frituras, panquecas, bolos, doces, pudins, balas, bombons, sorvetes, gelatinas, geléias, açúcares, mel, melado, rapadura, exceto em preparações especiais para diabéticos;
    usar edulcorante ( adoçante) não calórico;
    seguir a dieta prescrita.
    Os alimentos entre aspas são ricos em colesterol e serão evitados nas dietas pobres em colesterol e reduzidos na dieta do diabético.

    Os alimentos a seguir contêm fibras nas quantidades indicadas.

    As hortaliças em geral e de salada contêm até 0,5g%; acelga, aipo e vagem contêm 1,5g%; ervilha e feijão verde contêm até 2,5g%; o feijão seco contem 3,9g%; a parte comível de frutas contêm de 0,6 a 1,5g%; castanhas e nozes contêm 2,5g%; frutas dessecadas contêm 2 a 3g%; farinhas e grãos em geral 1,2 a 2,1g%.



    Relação entre alguns pesos e medidas
    Um copo grande 250 cm3
    Um copo médio 200 cm3
    Uma xícara média 150 cm3
    Uma xícara cafezinho 50 cm3
    Um prato de sopa 200 cm3
    Uma colher de sopa, rasa 15 g
    Uma colher de sobremesa, rasa 10 g
    Uma colher de chá, rasa 5 g
    Uma colher de café, rasa 2,5 g
    Um copo grande de açúcar cristalizado 200 a 225 g
    Um copo grande de açúcar comum 140 a 150 g
    Um copo grande de maisena peneirada 128 g
    Um copo grande de farinha de trigo 110 a 125 g
    Um copo grande de farinha de arroz 150 g
    Uma colher grande de manteiga 23 g

















    Lista I - Leite

    1 eq. Contém: kcal 127
    Glicídios* 9g
    Proteínas 7g
    Gorduras 7g
    "leite integral" 1 copo 200 cm3
    "leite integral em pó" 5 colheres (sopa, rasas) 25 g
    leite de cabra 1 copo mal cheio. 180 cm3
    leite evaporado 1/2 copo 100 cm3
    leite de soja 1 copo 200 cm3
    iogurte 1/2 copo 100 cm3
    leite desengordurado 1 copo 200 cm3
    leite deseng. em pó 4 colheres (sopa, rasas) 20 g






















    Lista II - Podem ser comidos à vontade

    Bebidas café, chá, mate
    Temperos etc.
    açafrão cebola hortelã pimentão
    alfavaca seca coentro limão salsa
    alho colorau louro sasífi
    anis cominho noz-moscada tomate
    azeitona cravo mostarda (pó) tomate (massa)
    baunilha erva-doce orégano urucum
    canela gelatina em folha páprica vinagre
    cebolinha gengibre pimentas ............
    * Leia-se Carboidratos.
    Hortaliças
    abóbora (fruto, broto, flores) bambu (brotos) batata-doce cogumelo enlatado couves* palmito enlatado picles
    abóbora-d’água (folhas) couve-flor pepino
    acelga beldroega escarola pimentão
    agrião berinjela espinafre rabanete
    aipo bertalha jiló rábano*
    alface beterraba (folhas) maxixe ruibarbo
    almeirão brócolos* mostarda (folhas) repolho*
    aspargo enlatado caruru nabo (folhas e serralha
    azedinha chicória flores) taioba (folhas) tomate












    Lista III - Legumes

    1 eq. Contém: 100 g - 4 colheres de sopa:
    kcal. 36
    Glicídios. 7 g
    Proteínas. 2 g
    abobrinha verde ervilha (vagem)
    alcachofra fava
    alho porro nabo*
    almécega palmito fresco
    beterraba petit-pois (enlatado)
    bredo quiabo
    cenoura vagem
    chuchu
















































































    Lista IV - Frutas cruas, secas, sucos, refrigerantes

    1 eq. Contém:

    kcal 40 g
    Glicídios 10 g
    Frutas
    abacaxi 3 fatias de 1 cm. 180 g
    abiu. 3 médios. 10 g
    abricó-do-pará à vontade. ------
    abricó 4 médios 50 g
    ameixa-amarela 1 média 50 g
    2 médias ou pequenas 75 g
    ameixa-preta, fresca. 100 g
    amora. 1 copo 80 cm3
    ananás. 80 g
    araçá 1 média. 130 g
    bacaba. 8 a 10 unidades 125 g
    banana-d’água. 150 g
    banana-prata. 1/2 pequena 50 g
    buriti (polpa) 1 pequena. 40 g
    cajá-manga. 2 e 1/2 copos. 450 cm3
    caju. 3 e 1/2 médios. 140 g
    caqui. 2 médios. 120 g
    carambola. 1/2 média. 50 g
    cereja 3 médias 300 g
    coco-de-catarro 1/2 copo. 60 cm3
    condessa 50 g
    cupuaçu 1/2 copo. 80 cm3
    damasco. 60 g
    figo. 2 médios ou 1 grande. 75 g
    framboesa. 2 médias. 65 g
    fruta-de-conde (ata) 1/2 copo. 80 cm3
    goiaba 1/2 copo. 70 cm3
    grape-fruit (toranja) 1 1/2 - 6 cm diâm 130 g
    groselha 1/2 - 11 cm diâm 90 g
    grumixama. 1 copo 180 cm3
    grumixama. 3/4 copo. 140 cm3
    ingá 1 médio 50 g
    jabuticaba. 3/4 copo 140 cm3
    jaca. 3 bagos grandes. 100 g
    jambo. 5 médios 65 g
    jamelão 1/2 copo. 100 cm3
    jenipapo. 1/3 copo 65 cm3
    laranja 1 - 6 cm diâm 100 g
    lima 1 pequena 85 g
    maçã 1/2 - 6 cm diâm. 75 g
    mamão. 1 fatia pequena 70 g
    manga 1 média. 70 g
    maracujá. 1/2 copo. 100 cm3
    marmelo. 1/2 médio 40 g
    melancia. 1 fatia 18 x 5 cm. 150 g
    melão 1 fatia 18 x 5 cm. 150 g
    morango. 13 grandes. 130 g
    nêspera. 9 a 10 médias. 45 g
    pêra 1/2 média. 75 g
    pêssego 2 grandes. 100 g
    pinhão 3 unidades. 25 g
    pitanga. 3/4 copo 160 cm3
    pupunha. 3 unidades. 60 g
    romã 1/2 copo. 100 cm3
    sapoti. 2 pequenos 50 g
    sapucaia (semente de) à vontade. --
    tâmara 3 médias 25 g
    tamarindo (polpa) 1/2 fava 20 g
    tangerina 1 - 6 cm diâm. 100 g
    uva. 12 bagos 60 g
    Sucos de frutas
    sucos de abacaxi, caju, laranja, limão, mamão, maçã, maracujá, tangerina, caldo de cana 1/2 copo. 90 cm3
    suco de açaí 1 e 1/2 copo 300 cm3
    suco de tomate 1 copo. 200 cm3
    água de coco. 1 copo. 200 cm3
    leite de coco, fresco 3/4 copo 150 cm3
    Frutas secas
    ameixa seca 2 médias 15 g
    damasco seco. 3 médios. 15 g
    figo seco. 1 grande 20 g
    passa 1 colher (sopa) . 15 g
    tâmara 3 unidades. 15 g
    Refrigerantes*
    Coca-Cola, Pepsi-Cola, guaraná, refrigerantes sabor limão
    laranja ou uva. 1/2 copo mal medido. 80 cm3
    água-tônica 3/4 copo. 150 cm3
































    Lista V - Pão, feculentos, massas, grãos, farinhas

    1 eq. Contém:


    kcal 68
    Glicídios 15 g
    Proteínas 2 g
    pão francês 1/2 pãozinho 25 g
    pão de forma. 1 fatia 20 g
    pão alemão, centeio, claro 1 fatia 30 g
    Viena 25 g
    pão centeio, esc., trigo, integral, Grahan 1 fatia 35 g
    pão de Gluten. 2 fatias. 50 g
    pão Petrópolis. 1 fatia 20 g
    pão com 50% de soja 1 pãozinho 50 g
    broa de milho 1 unidade 35 g
    cream crackers, bolachas 2 unidades. 20 g
    torradas de pão francês. 4 unidades. 20 g
    biscoito doce 2 unidades. 25 g
    Feculentos (cozidos)
    aipim 75 g
    batata inglesa 1 média. 75 g
    batata doce. 1 pequena 75 g
    cará . 80 g
    fruta-pão 60 g
    inhame. 100 g
    milho verde. 1 colher (sopa, cheia) 25 g
    taioba . 90 g
    castanha portuguesa 2 unidades. 35 g
    Arroz, massas e leguminosas
    arroz cozido. 2 colheres (sopa, bem cheia). 60 g
    macarrão, massas cozidas. 1 colher (sopa) 100 g
    feijão cozido 1 colher (sopa) 100 g
    lentilha. 1 colher (sopa) 100 g
    ervilha seca - crua 1 colher (sopa, cheia) 20 g
    tremoço cru 1 colher (sopa, cheia) 20 g
    grão-de-bico cru. 1 colher (sopa, cheia) 20 g
    farinha, grãos, granulados 1 colher (sopa, cheia) 20 g


































    Lista VI - Carne (mamíferos, aves, peixes, etc.), ovos, queijos
    1 eq. Contém: kcal. 64
    Proteínas 4 g
    Gorduras 7 g
    bacalhau seco 1 fatia pequena 20 g
    baleia 30 g
    camarão fresco. 40 g
    camarão seco 15 g
    caranguejo 45 g
    carnes (mamífero - ave) 1/2 bife pequeno 30 g
    "carne-seca" 20 g
    caviar 20 g
    "coração" 25 g
    "dobradinha". 50 g
    "fígado fresco" 1 fatia pequena. 35 g
    lagosta. 35 g
    língua fresca. 35 g
    "lingüiça" 30 g
    "lombinho". 30 g
    mariscos 30 g
    "miolos" 45 g
    "morcela" 45 g
    "mortadela". 30 g
    ostras. 80 g
    "paio" 25 g
    peixes frescos. 35 g
    peixes salgados. 30 g
    peixe defumado 20 g
    presunto magro. 25 g
    "salame". 30 g
    "salsicha" 25 g
    sardinha em tomate. 35 g
    tartaruga 30 g
    "ovos". 1 unidade. 50 g
    "queijo". 1 fatia pequena 25 g
    ricota. 50 g
    farinha de soja. 1 e 2/3 colher (sopa) 50 g
    farinha de soja deseng 1 e 2/3 colher (sopa) 25 g










    Lista VII - Gordura
    1 eq. Contém: kcal. 45
    Gorduras 5 g
    azeite, "manteiga", "óleos vegetais", "margarina". 5 g
    "bacon defumado" 10 g
    "creme de leite gordo" 13 g
    "creme de leite magro". 30 g
    "creme de leite comum". 20 g
    manteiga amendoim. 10 g
    abacate 25 g
    frutos oleaginosos (amendoim, castanha-do-Pará, noz, avelã, coco, amêndoa) 10 g





    BEBIDAS ALCOÓLICAS









    Bebidas alcoólicas Quant. ml Álcool kcal CHO g Pr g Lip g
    Bebidas destiladas:
    Gin, Run, Vodca, Uísque Conhaque e cachaça
    Uma dose média

    100
    100
    31
    40/55/80

    25
    280/350/560

    175
    Cerveja
    1 copo simples
    1 chope duplo
    100
    200
    350 4,5
    9,0
    15,7 31,5
    62,0
    110,2 9,00
    18,00
    31,50 0,7
    1,40
    2,45 0
    0
    0
    Vinho seco
    Vinho mesa
    Vinho mesa doce
    Vinho 1 copo
    100
    100
    100
    200 12,2
    9,0
    10,0
    24,4 85,4
    64,0
    155,0
    170,8 4,90

    20,00
    9,80 0,10


    0,20 0


    0
    Champanhe
    100 11,2 126 10,00
    Vinho Porto
    Vinho Porto 1 Taça
    100
    70 10,0
    7,0 96
    89 14,00
    10,00
    Vermute
    90
    30 9,0
    4,5 104
    83 10,00
    10,00
    Licores 30 3,0 61 10,00


    Bebidas alcoólicas destiladas não contêm carboidratos. O valor energético decorre da combustão do álcool, (7kcal por g) com efeito diluente da qualidade nutricional da dieta, pois não contém nutriente exigido pelo organismo.







    Dieta com cerca de 1.600 quilocalorias



    Exemplo desjejum. Variações
    1 copo de leite Coalhada ou 5 colheres de mesa niveladas de leite em pó ou 1 fatia de queijo + 1/2 porção de fruta.
    Café a gosto
    adoçante sintético

    1 pãozinho francês (50g) .

    1 ponta de faca de margarina (5g)
    Chá, mate, chá de erva-doce.
    Em torradas ou 4 crackers; 60g de pão integral ou de gluten.

    Manteiga.

    Almoço
    Salada crua com vinagre ou limão, à vontade 1 vegetal verde, 1 branco e 1 vermelho ou amarelo.
    Folhosos cozidos - à vontade 2 colheres de mesa cheias de arroz (pref. Integral) 3 colheres de mesa de massas: macarrão, talharim, etc. (pref. Integrais) ou 3 colheres de mesa de feculentos: batata inglesa ou doce, aipim, angu ou 1 colheres de mesa de farinhas: mesa, fubá, trigo (p/preparações).
    (Metade das porções acima poderá ser substituída por 3 colheres de mesa de feijão, soja, ervilha seca, lentilha, outras leguminosas.)
    1 porção normal de carnes
    (preferir frescas) . Mamíferos, aves, pescados.
    1 porção normal de legumes cozidos Qualquer tipo, mesmo beterraba (4 colheres de mesa).
    Pouca quantidade de óleo Girassol, soja, milho, etc. (1 colher de sobremesa).
    Quantidade normal de fruta (qualquer tipo)* 1 copo de suco natural de fruta ou 1/2 de caldo de cana.
    Merenda
    O mesmo que o desjejum - Os doces e geléias "especiais" poderão ser usados normalmente, sem restrições.
    Jantar
    O mesmo que o almoço.

    Ceia
    1 copo de leite.
    1 pãozinho francês (50g)

    1 ponta de faca de margarina (5g)
    Como no desjejum.
    Como no desjejum.

    Como no desjejum.

    *Como porção normal de fruta nos referimos a que seria servida cerimoniosamente a uma visita.



    Dieta com cerca de 2.200 quilocalorias



    Exemplo desjejum. Variações
    1 copo de leite. Coalhada ou 5 colheres de mesa niveladas de leite em pó ou 1 fatia de queijo + 1/2 porção de fruta.
    Café a gosto
    adoçante sintético

    1 pãozinho francês (50g) .
    Chá, mate, chá de erva-doce.
    Em torradas ou 4 crackers; 60g de pão integral ou de gluten.

    1 ponta de faca de margarina (5g)
    1 fatia de queijo (qualquer tipo) (25g)
    Manteiga.
    Presunto magro ou 1 ovo não frito.

    1 porção normal de fruta
    (qualquer tipo)* .
    1 copo de suco natural de fruta ou 1/2 de caldo de cana.
    Almoço
    Salada crua com vinagre ou limão, à vontade 1 vegetal verde, 1 branco e 1 vermelho ou amarelo, à vontade.
    Folhosos cozidos - à vontade 4 colheres de mesa cheias de arroz (pref. Integral) 6 colheres de mesa de massas: macarrão, talharim, etc. (pref. Integrais) ou 6 colheres de mesa de feculentos: batata inglesa ou doce, aipim, angu ou 2 colheres de mesa de farinhas: mesa, fubá, trigo (p/preparações).
    (Metade das porções acima poderá ser substituída por 3 colheres de mesa de feijão, soja, ervilha seca, lentilha, outras leguminosas.)
    1 porção normal de carnes (preferir
    frescas) .
    Mamíferos, aves, pescados.
    1 porção normal de legumes cozidos Qualquer tipo, mesmo beterraba (4 colheres de mesa).
    Quantidade moderada de óleo. Girassol, soja, milho, etc. (1 colher de mesa).
    1 porção normal de fruta (qualquer tipo)* 1 copo de suco natural de fruta ou 1/2 de caldo de cana.
    Merenda
    O mesmo que o desjejum, sem fruta - Os doces e geléias "especiais" poderão ser usados normalmente, sem restrições.
    Jantar
    O mesmo que o almoço.

    Ceia
    1 copo de leite.
    1 pãozinho francês (50g)

    1 ponta de faca de margarina (5g)
    Como no desjejum.
    Como no desjejum.

    Como no desjejum.

    *Como porção normal de fruta nos referimos a que seria servida cerimoniosamente a uma visita.







    Dieta com cerca de 2.500 quilocalorias



    Exemplo desjejum Variações
    1 copo de leite. Coalhada ou 5 colheres de mesa niveladas de leite em pó ou 1 fatia de queijo + 1/2 porção de fruta.
    Café a gosto
    adoçante sintético

    1 pãozinho francês (50g) .

    + 2 crackers ou equivalente.
    Chá, mate, chá de erva-doce ou outros.
    Em torradas ou 4 crackers; 60g de pão integral ou de gluten.

    1 fatia de queijo (qualquer tipo) (25g) Presunto magro ou 1 ovo não frito.
    2 porções normais de fruta
    (qualquer tipo)*
    2 copos de suco natural de fruta ou 1 de caldo de cana.
    Almoço
    Salada crua com folhosos e 1 porção de legumes servido à vinagrete (com vinagre ou limão) . 1 vegetal verde, 1 branco e 1 vermelho ou amarelo
    4 colheres de mesa cheias de arroz (pref. Integral) 6 colheres de mesa de massas: macarrão, talharim, etc. (pref. Integrais) ou 6 colheres de mesa de feculentos: (batata inglesa ou doce, aipim, angu) ou 2 colheres de mesa de farinhas para outras preparações.
    (Metade das porções acima poderá ser substituída por 3 colheres de mesa de feijão, soja, ervilha seca, ou outra leguminosa.)
    1 porção normal de carne (pref. fresca) . Mamíferos, aves, pescados (parte magra).
    2 porções normais de legumes cozidos 4 colheres cheias de mesa (qualquer tipo, mesmo beterraba).
    Para preparação, uso moderado de óleo. Girassol, soja, milho, etc. (alho, cebola, temperos verdes à gosto).
    2 porções normais de fruta (qualquer tipo)* . Fresca, em salada ou em compota com adoçante sintético.
    Merenda
    O mesmo que o desjejum. Geléias "especiais de frutas" poderão oferecer variações.
    Jantar
    Os mesmos componentes do almoço. Legumes e verduras podem ser servidos em uma sopa mista.
    Ceia
    1 copo de leite
    1 pãozinho francês (50g) .
    Variações, como as sugeridas no desjejum.
    Em torradas ou 4 crackers, ou 60g de pão integral ou de gluten.

    Nota: o acréscimo de 300 quilocalorias não altera a estrutura básica da DIETA oferecida anteriormente, apenas amplia os recursos alimentares disponíveis, dentro das variações permitidas.

    ok
    • 1
    • Comentário
  • Dal respondido 7 anos atrás
    Oi Paula

    O diabético não deve consumir açúcar livre. Ou seja, doces, refrigerantes, sorvetes, chocolates; qualquer que seja o preparado que contenha açúcar. A glicose produto final, logo estará no sangue (segundos) fazendo com que haja um desiquilíbrio do controle.

    Ele deve controlar o consumo de alimentos que contenham carbohidratos. Não deve exagerar com as massas, amidos, pães, etc. No final, tudo isso se transforma em glicose e vai pro sangue e se estiver fora do volume que se controla com a insulina aplicada, poderá ocorrer hiperglicemia.

    Não deve exagerar no consumo de frutas.

    Enfim, um diabético deverá ter um acompanhamento de nutricionista em consonância com um endócrino para que tenha dieta saudável e controle com a aplicação de insulina ou hipoglicemiante.

    Ser radical e quando da observação de um dabético que consome açúcar cdado momento não deve ocorrer. Ele poderá estar resolvendo um problema comum, a hipoglicemia quando então haverá necessidade de corrigir o nível de glicose no sangue que está baixo.

    Ele pode consumir tudo em quantidades determinadas mas, evitar o açúcar livre.

    É bem por aí.

    Um Feliz Ano Novo pra você, Paula.
    • Taxa
    • Comentário
  • Helena S respondido 7 anos atrás
    O melhor é consultar um médico Endocrinologista.
    Mas básicamente informando : a alimentação deve ser variada , com uso de Leite / queijo ou yogurt . Carnes vermelhas , brancas e peixes, ovos , moderando 2- 3 gemas por semana. Vegetais : verduras verdes e cruas , legumes coloridos , feijão / Arrozi ntegral , pães integral ou similar , cereais integrais. lentilha ou soja. 2 - 4 porções de frutas no dia . òleos , margarinas e maioneses , vegetais. Evitar açucares e doces em geral , refrigerantes . Preferir os adoçantes . Evitar frituras , arroz e farinhs brancas . Importante : cuidar as gorduras trans , comuns em alimentos prontos . Evitar nata , manteiga, carnes gordas , maioneses comuns.

    Dra. helena.
    • Taxa
    • Comentário
  • JAS respondido 7 anos atrás
    depende se toma insulina ou não.O melhor é fazer uma dieta indicada por uma nutricionista....e sempre monitorando os níveis de glicemia no sangue.
    • Taxa
    • Comentário
  • Mário F respondido 7 anos atrás
    Pode comer de tudo, mas em poucas quantidades e várias vezes ao dia. O melhor é fazer muito exercício físico
    • Taxa
    • Comentário
  • patinha respondido 7 anos atrás
    nao deve . acucar, carboidratos, em geral comidads de alto indice glicemico
    , alcool. agora realmente e bom ir ao medico e pegar dieta.nao so bom como aconselhavel.
    • Taxa
    • Comentário
  • ▒▒ Da Terra ▒▒ respondido 7 anos atrás
    Os diabéticos têm uma deficiência de produção de insulina e portanto se comerem açucares demais esses açucares não são metabolizados devidamente pelo organismo e ficam no sangue deixando o sangue doce demais. Os diabéticos devem evitar comer doces em geral, devem usar adoçantes artificiais e evitar também comer glútem presente em diversas massas e pães.
    • Taxa
    • Comentário
  • paceyr respondido 7 anos atrás
    vai depender de saber qual o tipo de diabétes que a pessoa tem
    nada melhor que o próprio profissional médico para poder responder com segurança a sua pergunta
    • Taxa
    • Comentário
  • Sign In 

    para adicionar sua resposta

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear