Alguém sabe para que serve semente ou óleo de linhaça?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
Melhor respostaEscolha do autor da pergunta
Dá uma olhadinha nesses sites:

http://www.xenicare.com.br/pc/obesidade/xenicare/web/culinaria/az_semente_linhaca.asp

http://www.saudenarede.com.br/?p=av&id=Os_poderes_do_Oleo_de_Linhaca

mas em resumo:
O óleo de linhaça é rico, como se disse, em Ômega 3 e fitoestrógeno. O Ômega 3 promove uma ação protetora para o coração e vasos sangüíneos. Estudos demonstram que o óleo de linhaça reduz o colesterol total e o mau colesterol, conferindo uma proteção cardiovascular. Age ainda como antiinflamatório ao lupus-eritematoso e como antialérgico. O óleo de linhaça possui substâncias parecidas como os estrogênios (hormônios femininos) somente que de ação mais atenuada, melhorando a absorção de cálcio, prevenindo, por exemplo, a osteoporose.

Classificação e comentário do autor da pergunta

5 de 5
obrigada pela ajuda.... valeuu
  • Taxa
  • Comentário

Outras respostas (6)

Classificada como mais alta
  • Classificada como mais alta
  • Mais antigo
  • Mais recente
  • borboleta respondido 7 anos atrás
    ouvi dizer que a semente de linhaça é boa para o intestino, serve para quem tem problema de prisão de ventre,vc mistura 1 colher de sopa da semente com um líquido,toma antes do desjejum, também existe a farinha de linhaça pode ser utilizada do mesmo modo.
    • Taxa
    • Comentário
  • salazar respondido 7 anos atrás
    A semente é comida de passarinho, mas se tem outras propriedades eu não sei.
    • Taxa
    • Comentário
  • vera lucia b respondido 7 anos atrás
    È uma fonte rica de ômega 3,ômega 6,ômega 9
    • Taxa
    • Comentário
  • miosotis respondido 7 anos atrás
    Semente de Linhaça

    A semente de linhaça é um alimento originário a partir da planta do linho, pertencente a família das Lináceas. A humanidade tem consumido a semente de linhaça desde a Antigüidade e a evidência de seus benefícios nutricionais são indiscutíveis. Existem indícios de sua utilização desde 5.000 A.C., na Mesopotâmia. Dali se espalhou através da Europa, África, Ásia e finalmente América do Norte.
    Considerada como um alimento funcional, ou seja que contém, além de suas propriedades nutricionais, várias substâncias que parecem agir contra algumas doenças como as cardiovasculares e alguns tipos de câncer, por exemplo.
    Muitos estudos confirmam que pode ajudar a baixar os níveis de colesterol como outros alimentos que contém fibras solúveis como a aveia e a pectina contida em várias frutas. Ela contém tanto fibras solúveis como insolúveis
    Contém 39% de óleo na sua composição, sendo que a maior parte de ômega-3 e ômega-6, conhecidos por ajudar a prevenir problemas cardiovasculares e ter efeitos benéficos contra a aterosclerose causada por aumento do colesterol. Apesar desta quantidade de óleos, muito pouco é do tipo saturado. Mais de 70% é de polinsaturados sendo que a maior parte de ômega-3 e ômega-6, tipos de gorduras que não são produzidas pelo corpo e precisam ser consumidas através da alimentação e são conhecidos por ajudar a prevenir problemas cardiovasculares e ter efeitos benéficos contra a aterosclerose causada por aumento do colesterol.

    Veja a composição de Gorduras da Semente de Linhaça:

    % total de Gorduras
    Gorduras Saturadas 9 %
    Gorduras Monoinsaturadas 18%
    Gorduras Polinsaturadas
    Ômega-3 57%
    Ômega-6 16 %

    Além disso é a maior fonte alimentar de lignanas, compostos fitoquímicos parecidos com o estrogênio, que teriam propriedades anticancerígenas, principalmente em relação ao câncer de mama e cólon. Também funcionam como mediador das inflamações contendo propriedades antibacterianas. É rica em fibras solúveis sendo ideal como laxante e evitando problemas de constipação. Contém vitaminas B1, B2, C,E e Caroteno. Ainda contém ferro, zinco, alguma quantidade de potássio, magnésio, fósforo e cálcio
    É boa para os diabéticos pois estabiliza os níveis de açúcar no sangue e alguns estudos mostram que a linhaça ativa mais o metabolismos podendo ajudar na prevenção da obesidade.
    A semente de linhaça moída tem mais benefícios nutricionais que a semente inteira. Como ela é muito dura, acaba não sendo digerida corretamente e pode passar direto pelo organismo, reduzindo suas vantagens nutricionais.
    Mas é muito fácil quebrar as sementes. Você pode fazer isto em um processador ou liqüidificador e não precisa moer até virar pó. Deixe-as ainda em pedaços. As sementes são mais nutritivas que o óleo e podem ser utilizadas trituradas sobre saladas, em sucos, misturada à cereais, massas de pães e bolos. Também pode substituir o óleo ou gordura utilizada em uma receita. Por exemplo, se uma receita pedir 1/3 xícara (chá) de óleo, use 1 colher (sopa) de semente de linhaça moída, em substituição.
    Muito se fala na semente de linhaça dourada e que a marrom não teria as mesmas propriedades. Será que é verdade? Na verdade uma não é melhor que a outra. As duas são ricas em lignanas e fibras dietéticas e as duas contém mais que 50% de fenólicos. Apenas é mais fácil encontrar a marrom.
    Agora, não se esqueça que quando moída ou quebrada, pode oxidar rapidamente por causa de sua gordura. Assim, é melhor moê-la quando for utilizar. Depois, guarde-a em refrigerador, e deixe fora da luz.
    100g de semente de linhaça tem cerca de 490 calorias. Para facilitar veja as calorias em medidas caseiras da linhaça moída:

    1 colher de sopa (8g) – 39 calorias
    ¼ xícara de chá (32g) – 156 calorias
    ½ xícara de chá (65g) – 318 calorias
    1 xícara de chá (130g) – 637 calorias

    O óleo de linhaça é extraído da semente inteira, usando métodos de extração desenvolvidos especialmente para este fim. O produto obtido é engarrafado ou colocado em capsulas gelatinosas, sendo utilizado como suplementação de ômega-3 por alguns especialistas.

    Fonte(s):

    • Taxa
    • Comentário
  • Aninha!!! respondido 7 anos atrás
    Sim, linhaça eh mto bom para a saude, Conhecida também como semente do linho, a linhaça é uma fonte vegetal rica em ácido graxo ômega 3 que tem efeitos benéficos a nossa saúde por diminuir os riscos de doenças cardiovasculares como o infarto e a trombose. A semente de linhaça também é rica em lignina, um fitoestrógeno que pode proteger contra a osteoporose e o câncer de mama. Os fitoestrógenos são substâncias de origem vegetal que tem ação semelhante, mas com muito menos intensidade, aos estrógenos (hormônios femininos).

    A ingesta de 45 g de semente de linhaça (3 colheres de sopa) por dia pode diminuir os sintomas da menopausa, como fogachos.
    A semente de linhaça também é rica em fibras e para ajudar no funcionamento do intestino deve-se ingerir 15 g de semente de linhaça triturada (1 colher de sopa) por dia, juntamente com líquidos.
    As sementes podem ser torradas levemente na frigideira e polvilhada sobre saladas , frutas, sopa e iogurtes. Utilize trituradas em sucos , sopas, pães, panquecas ,bolos e muffins. A semente de linhaça proporciona uma textura crocante a qualquer prato além de deixa-lo mais saudável. As pessoas que procuram reduzir de peso não devem exagerar, pois a semente de linhaça é bastante oleosa e calórica.
    No Brasil, a variedade mais comum é a semente de linhaça marrom, mais barata que a dourada, encontrada na Europa. Ainda é possível encontrar o óleo de linhaça. Cada colher de sopa de semente de linhaça dourada (15 g) contém 70 kcal, 3,5 g de ácido graxos ômega 3 e 2,4 g de fibras.

    Minha mãe sempre usa, principalmente pq ela tem medo dos efeitos da menopausa e enriquece a alimentação, como vitaminas e bolinhos.
    • Taxa
    • Comentário
  • monica respondido 7 anos atrás
    a semente não sei, mas o oleo serve para escurecer madeiras.


    bjos...
    • Taxa
    • Comentário
  • Sign In 

    para adicionar sua resposta

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear