O que é Romantismo?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
Melhor resposta
O Romantismo foi um movimento artístico e filosófico surgido nas últimas décadas do século XVIII na Europa que durou durante grande parte do século XIX. Caracterizou-se como uma visão de mundo contrária ao racionalismo que marcou o período neoclássico e buscou um nacionalismo que aparentemente se perdera. Inicialmente apenas uma atitude, um estado de espírito, o Romantismo toma mais tarde a forma de um movimento e o espírito romântico passa a designar toda uma visão de mundo centrada no indivíduo. Os autores românticos voltaram-se cada vez mais para si mesmos, retratando o drama humano, amores trágicos, ideiais utópicos. Se o século XVIII foi marcado pela objetividade, pelo Iluminismo e pela razão, o início do século XIX seria marcado pelo romantismo, pela subjetividade, pela emoção e pelo eu.

O termo romântico refere-se, assim, ao movimento estético ou, num sentido mais lato, à tendência idealista ou poética de alguém que carece de sentido objetivo.
  • 2
  • Comentário

Outras respostas (9)

Classificada como mais alta
  • Classificada como mais alta
  • Mais antigo
  • Mais recente
  • Edmond Dantès (O Original) respondido 7 anos atrás
    O romantismo foi um movimento artístico ocorrido na Europa por volta de 1800, que representa as mudanças no plano individual, destacando a personalidade, sensibilidade, emoção e os valores interiores.
    Atingiu primeiro a literatura e a filosofia, para depois se expressar através das artes plásticas. A literatura romântica , abarcando a épica e a lírica, do teatro ao romance, foi um movimento de vaguarda e que teve grande repercussão na formação da sociedade da época, ao contrário das artes plásticas, que desempenharam um papel menos vanguardista.
    A arte romântica se opôs ao racionalismo da época da Revoluçao Francesa e de seus ideais, propondo a elevação dos sentimentos acima do pensamento. Curiosamente, não se pode falar de uma estética tipicamente romântica, visto que nenhum dos artistas se afastou completamente do academicismo, mas sim de uma homogeneidade conceitual pela temática das obras.
    A podução artística romântica reforçou o individualismo na medidade em que baseou-se em valores emocionais subjetivos emuitas vezes imaginários, tomando como modelo os dramas amorosos e as lendas heróicas medievais, a partir dos quais revalorizou os conceitos de pátria e república. Papel especial desempenharam a morte heróica na guerra e o suicídio por amor.
    • 3
    • Comentário
  • Érica Baltar respondido 7 anos atrás
    É um movimento literário onde havia a expressão dos sentimentos.
    • 3
    • Comentário
  • TOLERÂNCIA ZERO respondido 7 anos atrás
    Foi um movimento artístico e filosófico surgido nas últimas décadas do século XVIII na Europa que durou durante grande parte do século XIX.
    • 3
    • Comentário
  • ÍNDIO respondido 7 anos atrás
    Vou responder a você com minhas palavras!

    Em termos de Literatura, um momento que surgiu no final do Século XVIII e que perdurou na Europa até meados do Século XIX.
    Para mim um mágico que prosseguiu após a difusão das Idéias Iluministas de 1789, e dos pensares filosóficos de Jean Jacques Rosseau e os ventos trazidos pela burguesia que foi reduzindo a pó o Atingo Regime ou o Império dos Reis Despóticos.
    O mundo também havia se modificado bastante neste período, com uma mudança radical na urbs européia, affairs, cafés, vernissagens, salões, e o surgimento de uma classe burguesa com ares de nobreza, porém agitada, consumista e industrial estava se iniciando e se consolidaria por décadas seguintes, com ela o Capitalismo.
    O predomínio de uma idéia ou atmosfera de sonho, irracionalismo e do fantástico em suas obras, o gosto pelo noturno, o subjetivismo pelo passado e até abraçou a luta pelas causas sociais, alguns temas do campo, musicas famosas como as de Bethoven, Schubert, Verdi e em outras artes artistas exóticos, e na poética Victor Hugo, Byron ou Walter Scott e na Lingua Portuguesa se afloraram Almeida Garret e Alexandre Herculano.
    Os povos europeus foram influenciados pelo Romantismo que se deu na França, Inglaterra e na Alemanha.
    Dessas fontes jorrantes em todas as artes surgiu uma escola que cultou o passado e os valores fantásticos, numa obra densa, emocionada, encantadora e que aos poucos tentava questionar e explicar as razões obscuras das classes nobres.
    No Brasil o Romantismo ganha ares de ufanismo à Terra Pátria decantada como a melhor de todas, onde o Paraíso é uma imensa verdade e o índio um nobre em meio a invasores.
    Patrocinado pelo Imperador a decantar suas glórias de Independência e se amoldar a estética européia o Romantismo no Brasil é uma literatura bonita, curiosa, interessante, mas muitas vezes soa como um vestido de baile.

    Como sentimento O Romantismo é um estado de espírito saudável dos primeiros amantes.
    • 2
    • Comentário
  • Bruna/SP respondido 7 anos atrás
    Foi uma escola literária do século XIX, que tem como autores Gonçalves de Magalhães,Casimiro de Abreu,José de Alencar,Alexandre Herculano, Camilo Castelo Branco (aliás tem até uma novela da band baseada nos seus livros).Esse movimento foi caracterizado pelo nacionalismo, subjetivismo, individualismo, entre outros.
    • 2
    • Comentário
  • Melância respondido 7 anos atrás
    É tudo aquilo que se faz antes de se casar.
    • 3
    • Comentário
  • FLP 100%MCR respondido 7 anos atrás
    nao conheço essa palavra
    • 1
    • Comentário
  • draco respondido 7 anos atrás
    coisa da antiguidade, da idade media, acho que nao existe mais heheheheheh
    • Taxa
    • Comentário
  • india_sp respondido 7 anos atrás
    ñ concordo com uma resposta que deram ai, que romantismo é aquilo que faz antes de casar, pois eu vouf azer 25 anos e prá nós é como se fosse a primeira vez..........e quem ler essa resposta espero que sejam , e tenham a mesma felicidade que tenho..........com os filhos ,e principalmente marido.boa sorte.
    • 1
    • Comentário
  • Sign In 

    para adicionar sua resposta

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear