Quais são as comidas típicas de Minas Gerais mais conhecidas? (Seus históricos)?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
receitas, sua história, fotografias, entre outros
Melhor resposta
  • yleus respondido 8 anos atrás
Depende da região: mas por razões originárias ainda da época colonial, comidas à base de carne de porco (leitão à pururuca, quirera com suã) são muito difundidas. Os pratos à base de verduras são geralmente simples, feitos com aquilo que originalmente podia ser obtido na própria "horta" (couve desfiada, por exemplo). Cozidos mais elaborados geralmente associam a carne de vaca à mandioca ("vaca atolada"). Receitas à base de milho (curau, pamonha) também originam-se da agricultura simples da época colonial. Como a Capitania das Minas do Ouro continha demarcações exclusivas para a exploração dos minérios preciosos, não existia nenhum tipo de incentivo à produção agro-pecuária extensiva (as terras deveriam, a priori, ser utilizadas para a exploração mineral: por isso a preferência, à época, da criação de porcos e galinhas, que ocupavam menos espaço).
Os doces são sobretudo os de origem portuguesa, como de resto em quase todo o Brasil, com predominancia das compotas de frutas locais e o doce de leite.
Tem muita coisa prá se dizer, não tenho conhecimento mais profundo sobre o assunto. Só posso dizer que a culinária mineira é basicamente simples e substanciosas, e sempre saborosa.
  • 1
  • Comentário

Outras respostas (7)

Classificada como mais alta
  • Classificada como mais alta
  • Mais antigo
  • Mais recente
  • ju respondido 8 anos atrás
    acho que o pão de queijo, a goiabada com queijo, ou qualquer outra compota com queijo minas (o nome já diz tudo!)
    • 1
    • Comentário
  • Pink respondido 8 anos atrás
    As pratos típicos de Minas são:
    Leitoa a pururuca, costelinha de porco com canjiquinha, pão de queijo, doce de leite, frango com ora pro nobis, lombo com tutu e couve, goiabada com queijo. Inclusive está tendo um concurso que escolherá o prato mais mineiro de todos, que é promovido pela Rede Globo de Minas e o resultado sai hoje no site: www.globominas.com.br
    • 1
    • Comentário
  • Luiza B respondido 8 anos atrás
    O histórico não sei, mas conheço alguma coisa: feijão tropeiro, quiabo com frango, baião de dois, vaca atolada, mexidão,torresmo, tutu de feijão, etc......
    • 1
    • Comentário
  • Nick Rodrigs respondido 8 anos atrás
    Muito boa sua pergunta...Cada região de Minas tem um prato típico. No norte de minas por exemplo, predominam os pratos à base de farinha, como o feijão -tutu, farofada (farofa de carne seca com arroz). No sul de minas temos os pratos quentes Canjiquinha com costeliha, mandioca com costela de vaca e etc. No centro leste, ´de onde saiu culinária mais conhecida ( torresmo, angú, couve, frango com quibo) temos também a sopa de banana verde, o bambá de couve (miguáu de fubá salgado com pedaços de toucinho e couve rasgada). A região do triâgulo que é famosa por seus doces e quitandas (broa de milho, bolão de fubá) enfim, temos uma diversidade de pratos para todos os gostos. Na internet vc encontra um site chamado receitas de minas, lá tem de tudo uai...
    • 1
    • Comentário
  • toninho do cosmo respondido 8 anos atrás
    leitoa a pururuca,
    • 1
    • Comentário
  • . respondido 8 anos atrás
    Meu pai era mineiro, minha mãe morou muitos anos em Minas Gerais, os pais dela eram mineiros.
    Frango com quiabo, ensopadinho de vagem, carne de porco, Angu que não podia faltar, feijão, muitas outras, agora a fotografia, por um acaso aqui tem anexo?
    • Taxa
    • Comentário
  • Marcio B respondido 8 anos atrás
    Tú-tú-de-feijão.
    • Taxa
    • Comentário
  • Sign In 

para adicionar sua resposta

Quem está seguindo esta pergunta?

%
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde: