E uma equação irracional???????

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
Como se resolve
uma equaçao irracional?
De um exemplo e
mostre algumas
passagens...

Mtu obrigada!
Melhor resposta
Ô menina. vc tá precisando estudar mais pra resolver suas equações sozinha.

Otimo final de semana.
  • Taxa
  • Comentário

Outras respostas (5)

Classificada como mais alta
  • Classificada como mais alta
  • Mais antigo
  • Mais recente
  • MariaCrissssss respondido 8 anos atrás
    Raiz quadrada de (X + 4) = X - 2

    primeiromembro indice é 2, pois é raíz quadrada, então elevamos o primeiro e o segundo membro ao quadrado
    Raiz quadrada de ( X + 4)ao quadrado é só cancelar será apenas x + 4

    no segundo membro
    ( X - 2) elevado ao quadrado , produto notável=
    2
    X - 4x + 4

    igualando
    2
    X + 4 = X - 4X + 4

    2
    -X + 4X - 4 + X + 4 = 0
    2
    - X + 5X = 0 fator comum é o X
    X ( - X + 5) = 0
    X = 0 ou

    - X = - 5
    X = 5
    • 3
    • Comentário
  • dina_sauro respondido 8 anos atrás
    Uma equação irracional é aquela em que a incógnita está debaixo de um radical (raiz quadrada, cúbica, etc...). O método de resolução, normalmente, é elevar à potência em questão ambos os membros da equação.
    Porém, nesse tipo de equação, deve-se tomar um cuidado. No final, confira sempre se os valores obtidos satisfazem a equação. Isso, porque a operação de elevar ao quadrado, cubo, etc., pode introduzir raízes FANTASMAS, que não satisfazem a equação, mas aparecem porque um polinômio de segundo grau tem sempre duas raízes complexas, um de terceiro grau tem sempre três raízes complexas e assim por diante.
    • 2
    • Comentário
  • aeiou respondido 8 anos atrás
    Equação irracional é toda equação que tem variável no radicando.
    \/(x + 2) = 3 ==> \/ = raiz
    elevam-se os dois termos a expoente igual ao da raiz, no casos expoene 2.
    (raiz de x + 20)² = (3)²
    Cancela-se a raiz do primeiro termo: x + 20 e calcula-se o segundo (3²=9).
    x + 20 = 9
    x = -20 + 9
    x = -11
    <>
    • Taxa
    • Comentário
  • Moreninha_007 respondido 8 anos atrás
    Porque as equações irracionais sao chamadas assim? Onde e como posso utiliza-las no meu dia-a-dia?



    Nivel de escolaridade: Secundário
    Tema:
    Sub-tema:



    As equações são frequentemente designadas segundo o tipo de funções nelas envolvidas. Assim, uma equação diz-se irracional se a(s) incógnita(s) surge(m) sob um radical.Exemplos: sqrt(x^2 + 1) = x + 2 ; sqrt(x) – 5 = 3x . Para resolver uma equação irracional é necessário: (i) organizar os termos de modo a que pelo menos um dos membros contenha apenas um radical; (ii) elevar ambos os membros da equação à potência que é igual ao índice do radical; (iii)se ainda restarem radicais, repetir (i) e (ii) com o objectivo de os eliminar também; (iv)resolver a equação obtida. A equação diz-se racionalizada quando todos os radicais tiverem sido eliminados. É sempre necessário verificar se cada uma das soluções obtidas para a equação racionalizada é também solução da equação original, pois ao elevar ambos os membros da equação a uma potência, podemos estar a introduzir novas raízes estranhas à equação que pretendemos resolver. Exemplo: Resolver a equação sqrt(2x - 2) + sqrt(x - 3) = 2 . Seguindo o processo descrito:
    sqrt(2x - 2) + sqrt(x - 3) = 2

    sqrt(2x - 2) = 2 - sqrt(x - 3)

    [sqrt(2x - 2)]^2 = [2 - sqrt(x - 3)] ^2

    2x - 2 = 4 - 4sqrt(x - 3) + x – 3

    x – 3 = - 4 sqrt(x – 3)

    (x – 3)^2 = [- 4 sqrt(x – 3)]^2

    x^2 – 6x + 9 = 16x – 48

    Utilizando a fórmula resolvente, verificamos que as raízes da equação obtida (racionalizada) são x = 3 e x = 19. No entanto, substituindo na equação original x por cada um destes valores, facilmente verificamos que x = 3 é raiz desta e x = 19 não o é.

    Em relação à utilização deste tipo de equações no dia a dia, considera a seguinte situação: Uma fuga de petróleo numa plataforma do Mar do Norte está a provocar uma mancha circular de petróleo à superfície das águas. Quando os técnicos a detectaram, a mancha já tinha uma superfície de 157 metros quadrados. A superfície da mancha cresce à velocidade de 5 metros quadrados por minuto. Se definirmos a função que dá o raio da mancha em função do tempo t decorrido desde que foi dado o alarme chegamos à expressão sqrt((5t+157)/pi). Supondo que os técnicos garantem que vão conseguir reparar a avaria antes que a mancha tenha um raio de 20 metros, qual é o tempo que dispõem para cumprir a promessa? Para responder a esta questão temos que resolver a equação sqrt((5t+157)/pi)=20 (qual será a solução?), ou seja, estamos perante a necessidade evidente de resolver uma equação irracional

    Procure nesses sites aqui....
    http://www.interaula.com/matweb/medio/21...
    http://pessoal.sercomtel.com.br/matemati...

    Fonte(s):

    • 1
    • Comentário
  • Zeca respondido 8 anos atrás
    Uma equação igual a você, que não pensa.
    • Taxa
    • Comentário
  • Sign In 

    para adicionar sua resposta

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear