Quais são os pontos positivos e negativos da globalização ?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
quero só os pontos positivos e negativos
obrigada
Melhor resposta
De forma bem simplificada e sendo mais ou menos consenso:

VANTAGENS
1. Permite usufruir do produto mais barato e serviço mais eficiente de cada país (brinquedos da China, por exemplo).

2. Garante maior troca de informações com o mundo todo, permitindo as culturas evoluirem.

3. Aumenta o fluxo comercial que, naturalmente, gera mais riqueza.

4. Tende a dificultar a vida dos regimes autoritários.

DESVANTAGENS

1. Cria mais desigualdade, muito embora tenda a melhorar o padrão de todos em geral (mas não de forma uniforme).

2. Não funciona bem para países que não são estruturados. O Brasil mesmo, que tem um governo bem mal administrado, muitas vezes não está preparado para combater a concorrência externa.

3. Invade culturas sem respeita às mesmas.

4. Tem sido muito americanizada e com vendas da China. Gostaria de maior participação de outros países.

De forma geral gosto da globalização, mas cabe a cada sociedade defender seus interesses e se estruturar adequadamente.
  • 10
  • Comentário

Outras respostas (3)

Classificada como mais alta
  • Classificada como mais alta
  • Mais antigo
  • Mais recente
  • qqcoisa respondido 8 anos atrás
    A Globalização se torna negativa a partir do momento que é pensada de forma a ser apenas para o capital, e não para as pessoas(vide os novos "muros de Berlim", nao Oriente Médio e na fronteira México/EUA)
    • 1
    • Comentário
  • dudu respondido 8 anos atrás
    Previlegia os negócios e discrimina compulsòriamente nações, na medida em q só as mais estruturadas economicamente, mais fortes, sobreviverão. Parte dos frutos dessa nova ordem comercial deveriam ser(humanizadas) aplicadas nos paises pouco desenvolvidos, para quem sabe um dia poderem participar tbém desse "banquete".
    • Taxa
    • Comentário
  • Gigi respondido 8 anos atrás
    O lado positivo que vejo e a oportunidade de paises subdesenvolvido, ou em desenvolvimento ( como quiseres qualificar), teem a oportunidade de usufruir de tecnologia e conhecimentos oferecidos pela globalizacao. Quanto ao lado cultural, a fusao de inumeras culturas de certa forma contribui para um poucoda perda d a identidade de cada povo.Mas a globalizacao e milenar : do Alexandre da Macedonia ao Imperio romano.. ja ocorria o nascimento da globalizacao. As influencias sao levadas para dentro e fora de cada regiao. Como exemplo : o pijama veio da India, o spaghetti da China Marco Polo), a salsicha Alema.....e ai vai indo . Enfim: quando o homem abri as suas portas surgem novos interesses.
    • Taxa
    • Comentário
  • Sign In 

    para adicionar sua resposta

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear