Quem inventou a lâmpada?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
Melhor resposta
Nanica, sua pergunta é repetida.
Abraço.
  • Taxa
  • Comentário

Outras respostas (25)

Classificada como mais alta
  • Classificada como mais alta
  • Mais antigo
  • Mais recente
  • Marivaldo L respondido 8 anos atrás
    Thomas Alba Edison, um engenheiro, físico e inventor norte-americano.
    • 2
    • Comentário
  • Verbena respondido 8 anos atrás
    Não foi uma pessoa só, então quem disse que foi Thomas Edison acertou em parte. A lâmpada elétrica teve pelo menos três inventores, que são:

    1. Alexander Lodygin (que construiu um bulbo incandescente em 1872);
    2. John Wilson Swan (que recebeu a patente britânica da lâmpada em 1878) e
    3. Thomas Edison (que recebeu a patente americana em 1880).

    Fonte(s):

    • 1
    • Comentário
  • Félix respondido 8 anos atrás
    Thomas Edson
    • 1
    • Comentário
  • Dinho2006 respondido 8 anos atrás
    Tommas Edison
    • 1
    • Comentário
  • Roberto respondido 8 anos atrás
    Tomaz Edson.
    • Taxa
    • Comentário
  • leonardo respondido 8 anos atrás
    foi o thomas ..
    • Taxa
    • Comentário
  • Douglas F respondido 8 anos atrás
    Já te responderam!!só para fixar as respostas acima foi Tomas Edson,ele fez várias experiências até q ele pegou um fio descascado fazendo nele ondulações e colocou-o em um lugar onde não tinha oxigênio e ligou as extremidades das pontas do fio em uma corrente elétrica,sendo uma de pólo positivo e outro de pólo negativo...Aí ele fez a luz e posteriormente a lâmpada q por sinal é bem diferente das lâmpadas atuais.
    peguenas invenções grandes utilidades ,imagine o q seria do mundo hoje se não existisse a luz elétrica?teriamos de viver a luz de velas?
    • Taxa
    • Comentário
  • .TÔ INDO. nÃO EMPURRE respondido 8 anos atrás
    Vc entendeu? Uns dizem que foi Thomaz Edson e que ele era norte-americano, outro diz que era inglês, outro disse que foi presidente dos Estados Unidos, outro disse que foi o Aladim. Afinal, quem está certo? Acho que quem inventou a lâmpada foi o Diógenes.
    • Taxa
    • Comentário
  • Fugitivo respondido 8 anos atrás
    Thomas Alva Edison inventou e o aladin se apoderou
    • Taxa
    • Comentário
  • Sign In 

    para adicionar sua resposta

  • Carlos E. T. Fernandez respondido 8 anos atrás
    Thomas Alva Edison
    • Taxa
    • Comentário
  • Celinh@ respondido 8 anos atrás
    Gênio da lâmpada faz 150 anos. Em 1847 nascia Thomas Alva Edison, que inventou ou aperfeiçoou a lâmpada elétrica, o toca-discos, o cinema e o telefone ...
    • Taxa
    • Comentário
  • Cavaleiro_Solitário respondido 8 anos atrás
    Eu não sei quem inventou, mas quem encontrou e libertou o gênio foi o Aladim. Foi sim.
    • Taxa
    • Comentário
  • Sabrina (cxs) respondido 8 anos atrás
    Thomas Alva Edison inventou a lâmpada.
    Ele nasceu no dia 11 de fevereiro de 1847 em Milan, Ohio. Em 1855, o reverendo Engle era o professor da única sala de aula da cidadezinha, e queixava-se de Thomas, que se recusava a fazer as lições. "O garoto é confuso da cabeça, não consegue aprender", dizia. Três meses depois, Thomas Alva Edison deixou a classe e nunca mais voltaria a freqüentar uma escola.

    Ex-professora, sua mãe Nancy, casada com um pequeno comerciante chamado Samuel Edison, lhe dedicou especial atenção. Thomas era o caçula de seus sete filhos, três deles falecidos na infância. Ainda jovem, vendeu guloseimas e jornais dentro de trens. Sobrava tempo para leituras e para experiências em um laboratório que instalou no bagageiro (e que uma vez pôs fogo no vagão).

    Edison registrou seu primeiro invento - uma máquina de votar, pela qual ninguém se interessou - quando tinha 21 anos. Dois anos mais tarde, inventou um indicador automático de cotações da bolsa de valores. Vendeu-o por 40 mil dólares e tomou a decisão de trabalhar em um laboratório próprio, num subúrbio de Nova York.

    No Natal de 1871, casou-se com uma jovem de 16 anos, Mary Stilwell, que era perfuradora de fitas telegráficas. Ele a pediu em casamento batendo uma moeda em código morse. Mary morreu doze anos depois de febre tifóide. Edison se casaria mais uma vez, com Nina Miller. Nos dois casamentos, teve seis filhos, três em cada casamento.

    Em 1876, já famoso, a grandeza de seus recursos e a amplitude de suas atividades motivaram a construção de um verdadeiro centro de pesquisas em Menlo Park. Era quase uma cidade industrial, com oficinas, laboratórios, assistentes e técnicos capacitados. Nessa época, Edison chegou a propor-se a meta de produzir uma nova invenção a cada dez dias. Não chegou a tanto, mas é verdade que, num certo período de quatro anos, conseguiu patentear 300 novos inventos, o que eqüivale praticamente a uma criação a cada cinco dias.



    Em 1877 inventou o Fonógrafo. O aparelho consistia em um cilindro coberto com papel de alumínio. Uma ponta aguda era pressionado contra o cilindro. Conectados à ponta, ficavam um diafragma (um disco fino em um receptor onde as vibrações eram convertidas de sinais eletrônicos para sinais acústicos ou vice versa) e um grande bocal. O cilindro era girado manualmente conforme o operador ia falando no bocal (ou chifre). A voz fazia o diafragma vibrar. Conforme isso acontecia, a ponta aguda cortada uma linha no papel de alumínio.

    Fonógrafo, uma das grandes
    invenções de Edison
    Quando a gravação estava completa, a ponta era substituída por uma agulha; a máquina desta vez produzia as palavras quando o cilindro era girado mais uma vez. Thomas Edison trabalhou nesse projeto em seu laboratório enquanto recitava "Mary Tinha um Carneirinho " e reproduzia-a.

    Em 1878, com 31 anos, propôs a si mesmo o desafio de obter luz a partir da energia elétrica. Outros pesquisadores já haviam tentado construir lâmpadas elétricas. Nernst e Swan, por exemplo, haviam obtido alguns resultados, mas seus dispositivos tinham vida bastante curta.

    Edison tentou inicialmente utilizar filamentos metálicos. Foram necessários enormes investimentos e milhares de tentativas para descobrir o filamento ideal: um fio de algodão parcialmente carbonizado. Instalado num bulbo de vidro com vácuo, e se aquecia com a passagem da corrente elétrica até ficar incandescente, sem porém derreter, sublimar ou queimar.

    Em 1879, uma lâmpada assim construída brilhou por 48 horas contínuas e, nas comemorações do final de ano, uma rua inteira, próxima ao laboratório, foi iluminada para demonstração pública.

    Edison ainda aperfeiçoou o telefone (com o microfone a carvão empregado até hoje), o fonógrafo, e muitas outras invenções. Em conjunto, essas realizações modificaram os hábitos de vida em todo o mundo e consagraram definitivamente a tecnologia. Thomas Alva Edison morreu a 18 de outubro de 1931.

    Fonte(s):

    Guia dos Curiosos
    Workerforjesus.com
    Saladefisica
    • Taxa
    • Comentário
  • Ricardão respondido 8 anos atrás
    O Aladim!!
    • Taxa
    • Comentário
  • JÔ (Rosa Azul) respondido 8 anos atrás
    Sabe quem foi eu ñ sei, mas sei que foi um ainvenção muito boa!!!
    • Taxa
    • Comentário
  • solnascente2007 respondido 8 anos atrás
    thomas Edson
    • Taxa
    • Comentário
  • Costa respondido 8 anos atrás
    Sir Thomas Edison,ilustre físico Inglês,fazedo passar uma corrente electrica contínua por um finissimo fio de tungsténio
    • Taxa
    • Comentário
  • @usernamefake respondido 8 anos atrás
    Lâmpada incandescente, inventada por Thomas Edison;
    http://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%A2mpad...

    bjos
    • Taxa
    • Comentário
  • Elaine Cristina respondido 8 anos atrás
    Thomas Alva Edison
    • Taxa
    • Comentário
  • BH 360° MACHO respondido 8 anos atrás
    alguem que estava no escuro
    • Taxa
    • Comentário
  • gersiltec respondido 8 anos atrás
    o genio tanto e que ficou preso dentro dela
    • Taxa
    • Comentário
  • Abutre respondido 8 anos atrás
    Eu....

    rsrsrs
    • Taxa
    • Comentário
  • wayburndean respondido 8 anos atrás
    thomas a. edison
    dps ele foi presidente dos EUA
    • Taxa
    • Comentário
  • Leco l respondido 8 anos atrás
    Aladin
    • Taxa
    • Comentário
  • ☼ Deeli ☼ respondido 8 anos atrás
    eu ñ fui
    • Taxa
    • Comentário

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear