Qual o melhor remedio natural para gastrite?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
Melhor respostaEscolha do autor da pergunta
  • M.M respondido 8 anos atrás
GASTRITE
O estômago é um órgão em forma de jota(J) que coleta os alimentos mastigados e os líquidos. Tritura os alimentos misturando-os com as suas enzimas e empurra os alimentos triturados para o duodeno, que é a 1ª porção do intestino fino. Há diversos tipos de células no estômago. Umas produzem ácido clorídrico e outras pepsina, um hormônio digestivo. Estas substâncias e a ação de trituramento dos alimentos pelo estômago é o primeiro passo para a digestão.

O QUE É GASTRITE?
Gastrite significa inflamação do estômago. Isto traduz a presença de glóbulos brancos (células de defesa do organismo) no revestimento interno do estômago. A gastrite não significa que há úlcera ou câncer. A presença da inflamação é uma resposta do organismo à uma agressão crônica ou aguda. Quais são as causas da gastrite?
- Helicobacter pylori: este é o nome da bactéria que aprendeu viver na fina camada de muco do estômago. Na verdade não há infecção propriamente pela agressão direta da bactéria mas sim as substâncias por elas produzidas que provocam a inflamação aguda e crônica. É provavelmente adquirida na infância e permanece por toda a vida a menos que haja cura pelo tratamento com antibióticos. A infecção pode levar para gastrite, úlcera e mesmo câncer de estômago em algumas pessoas. Felizmente agora há maneiras de se fazer o diagnóstico e tratamentos adequados para eliminar a bactéria.
- Gastrite auto imune - Anemia perniciosa: O sistema imune produz anticorpos para lutar contra infecção e manter o corpo saudável. Em algumas situações o organismo enganosamente produz anticorpos cujo alvo são seus próprios órgãos. Esses anticorpos podem causar danos severos ou mesmo destruir o órgão. Doenças como: lupus, hipotiroidismo, artrite reumatóide e diabetes que requerem insulina, são exemplos. As células do revestimento do estômago também podem ser atacadas pelo sistema imune, levando a perda de células gástricas. Isto causa inflamação crônica podendo resultar em diminuição de absorção da vitamina B 12 devido a ausência do fator gástrico, destruído pela inflamação crônica. O câncer de estômago pode instalar-se tardiamente.
- Gastrite por aspirina e por antiinflamatórios: As drogas antiinflamatórias aqui consideradas são as não esteróides. Os antiinflamatórios para dores articulares e analgésicas incluem: voltarem, feldene, aspirina, eles reduzem a substância protetora do estômago chamada prostaglandina. Estes medicamentos quando utilizados por pouco tempo não causam problemas. Ao contrário o seu uso regular pode levar para uma gastrite ou uma situação mais séria como a úlcera.
- Álcool: álcool e certas substâncias químicas podem causar inflamação e dano ao estômago. Há relação estrita com a dose necessária para causar gastrite. O uso social ou ocasional do álcool não agride o estômago, embora estimule a produção de mais ácido.

SINTOMAS
Os sintomas da gastrite dependem se é aguda ou crônica. Na fase aguda pode ocorrer dor na parte superior do abdômen, náusea e vômito. Na fase crônica a dor pode ser contínua, ocorrendo eventualmente perda de apetite provocado pela sensação de saciedade precoce após pequena quantidade de alimento ingerido. Muito freqüentemente, não há sintomas mesmo com gastrite. Se a dor é severa pode ser por uma úlcera bem como pela gastrite.

DIAGNÓSTICO
O médico poderá suspeitar de gastrite ouvindo a história médica. Entretanto o exame definitivo é pela endoscopia e biópsia do estômago. Lembre-se que a biópsia nem sempre é feita para pesquisar lesão tumoral.

TRATAMENTO
O tratamento da gastrite dependerá da sua causa. Para aliviar os sintomas a redução da acidez gástrica pela medicação é muito útil. Além do que, o diagnóstico específico é necessário. Eliminação da aspirina, antiinflamatórios ou álcool quando são a causa da gastrite.

COMPLICAÇÕES
Como a maioria das causas de gastrite são conhecidas, o tratamento costuma ser efetivo e medidas preventivas são disponíveis e assim as complicações são raras. A única exceção é a infecção H. pylori que presente no estômago ao longo do tempo pode levar ao câncer de estômago e linfoma.

RESUMO
As causas da gastrite são variadas. Os sintomas podem ser recentes ou de longa data, de intensidade variável. O diagnóstico é usualmente fácil e feito pela endoscopia. Na maioria dos casos o tratamento é efetivo e as complicações são raras.



--------------------------------------...
ok.

Classificação e comentário do autor da pergunta

5 de 5
obrigado, sua resposta foi excelente
  • 1
  • Comentário

Outras respostas (9)

Classificada como mais alta
  • Classificada como mais alta
  • Mais antigo
  • Mais recente
  • O ***** Falante respondido 8 anos atrás
    Suco de batata é muito bom!! meu colega tinha gastrite e sempre tomava isso. Era tiro e queda.
    • 2
    • Comentário
  • L U K E respondido 8 anos atrás
    Suco de batata inglesa, em jejum. É tiro e queda, mesmo.
    • 1
    • Comentário
  • Mau respondido 8 anos atrás
    Comer mamão.
    A papína existente no mamão é um excelente remédio natural contra a acidêz do estômago.
    Outra sugestão é, por mais absurdo que pareça, suco de limão. Em contato com os sucos gástricos, ele passa a ser base e não mais ácido, aliviando as dores de estômago na hora.
    • 1
    • Comentário
  • Moran respondido 8 anos atrás
    Edesign,
    o estômago produz ácido clorídrico para ajudar na decomposição e quebra das moléculas. Quando produzido em excesso causa gastrite, daí aquela sensação de "queimação" no estômago. O leite é um péssimo agente, ao contrário do que muitos acreditam, porque ele causa alívio na hora, mas após alguns momentos ele entra em fermentação, o que leva o estômago a produzir mais suco gástrico e portanto volta a gastrite.
    Um excelente neutralizador, apesar de parecer estranho a primeira vista, é o suco de limão, porque o ácido presente na fruta age como base, neutralizando o ácido estomacal.
    Dilua o suco de um limão em um copo d'água e beba. Garanto que funciona.
    Abraços, Moran
    • 1
    • Comentário
  • Leonardo U respondido 8 anos atrás
    Sei que suco de couve (couve crua batida com água no liquidificador) é um verdadeiro remédio.....

    Tome em Jejum.....
    • 1
    • Comentário
  • Matheus respondido 1 semana atrás
    Olá notei que esta procurando um medicamento que possa te ajuda na gastrite ,
    sim eu conheço um site pode te ajuda mais não só na gastrite como eu outros fatores como SAÚDE E BELEZA
    este site é 100% do brasil , e o que eu gosto nele é que tem frete grátis pra todo brasil , compro nele e recomendo pra todos meus amigos vai lá : http://corponatural.tk/

    PASSAR BEM !
    • Taxa
    • Comentário
  • miosotis respondido 8 anos atrás
    Sempre ouvi falar em suco de couve.
    • Taxa
    • Comentário
  • s41@ respondido 8 anos atrás
    água... agua morna + agua fria receita:

    morne 2 litros de água filtrada( temp. que consiga beber sem se queimar) beba tudo ou maximo que vc conseguir (bastante) em seguida beba um copo de agua fria (não gelada)...faça isso no banheiro... pois vai vomitar... mas valerá a pena eu fiz... estou muito bem... ( eu tive gastrite aguda em 1990 e qdo algém pergunta eu receito...)
    • Taxa
    • Comentário
  • Cavaleiro_Solitário respondido 8 anos atrás
    Suco de vaca, ou seja, leite.
    • Taxa
    • Comentário
  • Sign In 

    para adicionar sua resposta

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear