Porque o sol nasce no leste e se poe no oeste?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
Melhor respostaEscolha do autor da pergunta
O Sol parece nascer no lado leste e se pôr no lado oeste porque a Terra gira do lado oeste para o lado leste. Porém, contrariando o que se pode ler em alguns livros escolares, o Sol não nasce todos os dias exatamente no ponto Leste nem se põe todos os dias exatamente no ponto Oeste. A variação da posição onde o Sol nasce e se põe é grande e aumenta com o valor absoluto da latitude. A variação mínima ocorre na Linha do Equador e corresponde a um ângulo de aproximadamente 47 graus.

Classificação e comentário do autor da pergunta

4 de 5
gostei da sua resposta...
nao foi copiado dos livros..
  • 9
  • Comentário

Outras respostas (10)

Classificada como mais alta
  • Classificada como mais alta
  • Mais antigo
  • Mais recente
  • Allan C respondido 8 anos atrás
    Na verdade o sol não nasce e nem se poe, isso é uma ilusão de otica causada pelo movimento de rotação da terra.

    Em algum ponto da história alguem convencionou chamar de leste onde o sol surge e oeste onde o sol desaparece.

    Poderiam ter convencionado o contrario, mas a forma como chamamos hoje foi a que prevaleceu.
    • 4
    • Comentário
  • will respondido 8 anos atrás
    Devido ao movimento de rotação da Terra temos a impressão de que o Sol nasça e se ponha quando na verdade ele fica imóvel.

    Como a Terra gira em torno de si mesma, a luz solar atinge diferentes pontos dela em tempos diferentes.

    Nunca ouvir dizer que quando é dia no Japão é noite no Brasil?

    Isso acontece porque enquanto o Sol ilumina os japoneses, os brasileiros ficam "na sombra". Mas, a medida que a Terra gira, o Sol vai aparecendo para os brasileiros, ele vai "nascendo".
    • 2
    • Comentário
  • JOCELIA respondido 2 semanas atrás
    onde nasce o sol
    ele nasce no leste e se poe no lado oeste
    poque a terra gira do lado oeste para o
    lado leste.
    o sol e muito bom pra nos e o sol dar
    bastante carlor nos vicar toda e todo suado.
    o sol secar toda roupa porque o sol umisida
    e ele vai esquetar e secar a roupa.
    so isso quero falar obrigada...
    • Taxa
    • Comentário
  • Isa Cristina respondido 4 semanas atrás
    O Sol aparece nascer no lado leste e se pôr no lado oeste porque a Terra gira do lado oeste para o lado leste.
    • Taxa
    • Comentário
  • milena respondido 4 semanas atrás
    porque a terra vai girando ao redor do sol e o contrario de leste e oeste entao a terra gira e chega do outro lado indo para outro lugar
    • Taxa
    • Comentário
  • neto respondido 8 anos atrás
    Guiado pelo sol


    Caso você não consiga encontrar o Cruzeiro do Sul, uma boa dica é usar o sol para encontrar os pontos cardeais. Depois que você localizar o Sul, vai ficar muito mais fácil saber em que direção do céu olhar em busca da constelação.

    Afinal, o sol sempre nasce no ponto cardeal Leste e se põe no ponto cardeal Oeste, certo? Não, ERRADO! Ao contrário do que alguns livros didáticos ensinam, o sol nasce e se põe em pontos diferentes da faixa que fica, respectivamente, a leste e a oeste no horizonte (veja a figura).


    O sol não nasce sempre no mesmo lugar.
    Em seis meses o sol percorre (o movimento do sol é aparente, na verdade é a Terra que se move) toda a extensão da faixa. Algumas vezes, passa pelo centro, então o fenômeno é chamado de equinócio, e em outras, pelas extremidades, e aí dizemos que ocorre um solstício. Depois deste período, como um pêndulo, o sol retorna fazendo o caminho inverso e, assim, após um ano, ele terá passado duas vezes por cada ponto da faixa.

    Somente duas vezes no ano, no início do outono e início da primavera, quando o sol nasce no centro da faixa é que podemos tomar por verdadeira a afirmação de que o sol nasce no ponto cardeal Leste e se põe no Oeste. Se for este o caso, basta alinhar o seu braço direito com o lado do nascente ou o braço esquerdo com o lado do poente que à frente você terá o Norte e atrás o Sul.

    Mas, você deve estar então se perguntando se é somente nos equinócios que podemos nos orientar pelo sol. A resposta é não e, com certeza, os viajantes perdidos agradecem!

    Usando uma vareta



    Para achar os pontos cardeais pelo sol você vai precisar da ajuda de uma vareta. Mas primeiro, certifique-se de que o local que você escolheu para fazer essa experiência recebe sol pelo menos das 10 às 15 horas e que o chão não está desnivelado. Para saber se há desnível, jogue um pouco de água no chão – se a água escorrer muito rápido para alguma direção é porque o chão não é apropriado, portanto escolha outro local.

    Agora, finque a vareta no chão sob o sol. Entre 10 e 11 horas da manhã marque o ponto onde termina a sombra da vareta no chão. Depois, faça uma circunferência ao redor da vareta que passe por esse ponto. Quando a sombra da vareta alcançar novamente o mesmo tamanho, ou seja, quando a ponta da sombra tocar de novo a circunferência, faça outra marcação. Dependendo do horário em que você começou a experiência, isso deve ocorrer entre uma e duas horas da tarde. Feito isso, trace uma linha que passe exatamente no meio desses dois pontos. Esta será a Linha Meridiana que indica a direção norte-sul.

    Mas ainda falta saber para que lado fica o norte e para que lado fica o sul, não é mesmo? Posicionado na direção da Linha Meridiana, estenda o seu braço direito para o lado da circunferência em que você marcou a sombra da tarde, que corresponde ao leste. Assim, à sua frente estará o Norte, à esquerda o oeste, e atrás o Sul.




    Versão para impressão:


    --------------------------------------...

    Topo da página
    Veja o vivo . Ciência . Saúde . História . Fiocruz . Jogos e experiências . in vitro . Exposição
    Museu da Vida - Casa de Oswaldo Cruz - Fiocruz
    Apoio: CNPq
    • 1
    • Comentário
  • Gil RJ respondido 8 anos atrás
    Porque nós resolvemos chamar aqueles pontos de leste e oeste. Se decidíssimos inverter, não haveria qualquer problema. Poderíamos até escolher outros nomes. O que você sugere?
    • Taxa
    • Comentário
  • Rodrigo respondido 8 anos atrás
    Na verdade antes de Chuck Noris nascer a terra girava no sentido contrário mas ele ficou indignado porque o Sol aparecia por último no seu país, Japão ( é isso aí, Chuck Noris é japonês), e ameaçou dar um chute na Terra que ficou com medo e começou a girar para o outro lado.
    • 1
    • Comentário
  • Cesar G respondido 8 anos atrás
    Por que a Terra gira de oeste para leste.
    • 1
    • Comentário
  • Sign In 

    para adicionar sua resposta

  • Marcio Rodrigues respondido 8 anos atrás
    Que pergunta mais idiota!
    • Taxa
    • Comentário

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear