Que benefícios o chá pode trazer?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
Melhor respostaEscolha do autor da pergunta
  • Teka respondido 8 anos atrás
Amor depende o cha?!!!
Uma bebida sem contra-indicação
Pesquisas realizadas nos Estados Unidos e na Europa reabilitam os chás preto ou verde como o único alimento sem contra-indicação para pessoas saudáveis. Médicos da Universidade de Harvard descobriram que pessoas que bebem uma ou mais xícaras de chá preto diariamente têm menos risco de sofrer ataque cardíaco. O verde também está sendo reconhecido como um poderoso antídoto contra doenças cardiovasculares, câncer e infecções.

Os pesquisadores acreditam que o hábito de beber chá em vez de café é um dos fatores responsáveis pelo menor índice de infarto em países do Oriente. Além disso, o chá tem cerca de metade da quantidade de cafeína do café.


O chá é uma bebida saudável. Existem três tipos de chá: verde, preto e oolong, uma referência à forma como as folhas são processadas. Embora muitas pessoas se refiram às bebidas feitas com ervas como chá – pois também resultam da infusão de folhas, como camomila ou hortelã, em água quente - , pesquisadores alertam que os efeitos benéficos do chá verdadeiro nada têm a ver com os das infusões de ervas. Elas não têm antioxidantes.

Antioxidantes são um amplo grupo de substâncias benéficas ao organismo porque neutralizam os efeitos nocivos das moléculas de oxigênio, os resíduos das reações químicas que se processam dentro do corpo. Segundo esta teoria, os antioxidantes, quando se ligam a estas substâncias nocivas, impedem ou atrasam os danos nas células, estágio inicial para o desenvolvimento de tumores e de problemas cardíacos.

O chá tem dois antioxidantes naturais – fitoquímicos e flavonóides – estudados nas frutas e nos vegetais pela propriedade que têm de combater o câncer. Uma xícara de chá obtida de uma infusão de três a cinco minutos contém a mesma quantidade de antioxidantes que uma porção de vegetais e quatro vezes mais que um copo de suco de laranja. Infelizmente as propriedades antioxidantes do chá só se mantêm nas infusões de folhas. Nos chás instantâneo, em pó e engarrafado, os antioxidantes não são encontrados, ou somente em quantidades ínfimas.
A maior parte dos estudos que apontam para os benefícios dos chás foi realizada com cobaias. Os componentes químicos desta bebida teriam a capacidade de prevenir alterações no DNA das células. Alguns pesquisadores afirmam que os antioxidantes dos chás seriam úteis principalmente contra o câncer digestivo.

Os estudos em seres humanos ainda não são conclusivos. Mas um trabalho realizado com 59 pacientes com câncer de boca em fase inicial, em Beijing, na China, mostrou que as lesões diminuíram em pacientes que usaram cápsulas de chá verde por seis meses.

Outro estudo realizado em Iowa, nos Estados Unidos, com mulheres na menopausa, indica que beber duas ou mais xícaras de chá diariamente diminui o risco de câncer do aparelho digestivo e urinário.

Os chás protegem todo o tubo digestivo. A diferença entre o preto e o verde são as subespécies e o período da colheita. Há inúmeras variedades e não dá para garantir qual é o melhor para a saúde. Eles têm menos cafeína que o café, mas algumas pessoas são sensíveis a essa substância e devem beber chá com moderação - diz o médico e fitoterapeuta Alex Botsaris.

Os benefícios de cada tipo de chá

PRETO: O chá preto (principalmente o toucha) é quase tão eficiente na redução dos níveis de colesterol no sangue quanto remédios ocidentais. Isto foi comprovado em pesquisas da Universidade de Kunming, na China, realizadas com pacientes hipertensos e com problemas coronarianos.

VERDE: Segundo o médico Flávio Rotman, autor de "Coronárias sem infarto" (Editora Record), o chá verde diminui o colesterol, fortalece o coração, é antigripal, previne o derrame e a formação de pedras na vesícula e nos rins, além de normalizar a função da tireóide e regenerar a pele.

VITAMINAS: Além de polifenóis, os chás tradicionais, principalmente o preto, contêm betacaroteno, tiamina (vitamina B1), riboflavina (B2), vitamina C, vitamina B6 (essencial para o metabolismo de proteínas) e ácido fólico, importante para a divisão celular. Os chás são ricos ainda em magnésio e potássio. O primeiro é importante para os ossos. Já o potássio é vital para os batimentos cardíacos, os músculos e os nervos.

TANINOS: O tanino do chá verde protege a parede do intestino e ataca bactérias nocivas. O chá verde contém ainda uma substância que inibe uma enzima habitualmente associada ao desenvolvimento de câncer de intestino, esôfago, pulmão e pele.

ASMA: Uma das substâncias do chá verde é a teofilina. Segundo Rotman, ela ajuda a dilatar os brônquios, melhorando a respiração dos asmáticos.

CÁRIE: Uma xícara de chá por dia diminui o risco de cárie. A proteção é maior quando se fazem bochechos com a bebida.

CAFEÍNA: Para diminuir a quantidade de cafeína do chá, derrame água fervendo nas folhas e deixe por 30 segundos, antes de preparar a bebida.

Classificação e comentário do autor da pergunta

5 de 5
Muito obrigado pela gigantesca, porém informativa, resposta... rs... !
Obrigado tb pela atenção de todos em responderem ..!

Um abraço.!
  • Taxa
  • Comentário

Outras respostas (7)

Classificada como mais alta
  • Classificada como mais alta
  • Mais antigo
  • Mais recente
  • Luduvicus respondido 8 anos atrás
    Dependenco do chá , vários pode até curar doenças
    o cha da maconha faz bem para problemas respiratórios, asma, bronquite Obs: Fazer o chá da planta (não fumar né )
    • Taxa
    • Comentário
  • matrix respondido 8 anos atrás
    MUITOS , ATÉ MA'LEFICOS, PODE ATÉ MATAR, DEPENDE DO CHÁ!
    • Taxa
    • Comentário
  • nathy respondido 8 anos atrás
    baixas calorias! ahuHUAHuHUAHu
    • Taxa
    • Comentário
  • ISRET55 respondido 8 anos atrás
    chá trazem muitos benefícios, com exceção do CHÁ DE CADEIRA ...faz mal pra coluna.
    abraços
    • 1
    • Comentário
  • Francezinha respondido 8 anos atrás
    Depende do chá.

    Chá de Camomila acalma.
    Chá de Boldo é bom pro aparelho digestivo (estômago).
    Chá de canela levanta os ânimos (bom pra depressão).
    Chá preto tem cafeína, é bom pra se manter acordado.
    Chá verde reduz colesterol e acelera o metabolismo.

    Bjs
    • Taxa
    • Comentário
  • Rafa Ψ respondido 8 anos atrás
    Dependendo do chá: acalma ou serve como cura alternativa pra vários problemas de saúde.
    • Taxa
    • Comentário
  • sOniC respondido 8 anos atrás
    Influências sobre a saúde
    O chá é tradicionalmente usado nos seus países de origem como uma bebida benéfica à saúde em vários aspectos. Recentemente, cientistas têm se dedicado aos estudos dos efeitos do chá sobre o organismo, bem como conhecer melhor as substâncias que promovem esses efeitos.

    Estudos já demonstraram que o chá preto é eficiente como anti-oxidante e neuroestimulante, sendo aplicado em estudos contra o câncer e epilepsia.

    O chá verde apresenta propriedades músculo-relaxantes, com efeito sobre a hipertensão e ulcerações no aparelho digestivo. Este chá contém galato de (-)-epigalocatequina, uma substância que tem se revelado efetiva contra infecções bacterianas, além de dificultar ou mesmo paralizar o ciclo reprodutivo de alguns retro-vírus, como o Influenza e o HIV tipo 1.

    Ambos os tipos possuem praticamente as mesmas substâncias, porém em concentrações muito diferentes devido aos processos de preparação diferentes. Por isso, é comum o uso de chá verde em experimentos contra o câncer, e do chá preto em pesquisas contra a hipertensão sangüínea.

    No entanto, todos os tipos de chá são ricos em teanina e saponinas, e quando ministrados em excesso podem causar danos ao organismo. Um estudo com pacientes apresentando tumores procurou determinar uma dose segura de chá verde para que pudesse verificar sua eficácia no combate à moléstia. No entanto, o estudo resultou apenas na intoxicação da maioria dos pacientes por teanina.

    leia mais em:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Ch%C3%A1

    abração
    =)
    • Taxa
    • Comentário
  • Sign In 

    para adicionar sua resposta

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear