O que são celenterados?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
Melhor respostaEscolha do autor da pergunta
Filo dos Celenterados
São animais aquáticos, sendo a grande maioria marinha. Podemos encontrar a Hidra na água doce. Formados quase que exclusivamente por água e em forma de guarda-chuva (Medusa) ou tem o formato de um tubo cheio de tentáculos ao redor da boca (pólipos). Podem viver fixos sobre uma base, como as anêmonas do mar, ou móveis como as hidras. Maioria dos representantes são marinhos com células que provocam queimaduras, são eles também conhecidos como Cnidários. Todos os celenterados têm a capacidade de disparar grandes quantidades de uma substância urticante, que pode paralisar, queimar ou matar conforme a vítima atingida. As células que eliminam esta substância são conhecidas como células urticantes. Os cnidários são polimórficos com diversos estágios de pólipo ou hidrante, com o corpo tubular tendo a extremidade fechada e fixa e a outra com uma boca ventral circundada por tentáculos moles e medusa de natação livre, com um corpo gelatinoso em forma de umbrela, marginado por tentáculos e tendo a boca em uma projeção central da superfície côncava. Ambos são diversamente modificados e ambos aparecem no ciclo vital de muitas espécies. Podem ser solitários ou mesmo coloniais. Os cnidários são de pequena importância econômica; alguns corais são usados em joalherias e em arte decorativa, os nematocistos de certas cifomedusas e sifonóforos ocasionalmente queimam banhistas em praias de todo o litoral e alguns são altamente perigosos, causando queimaduras muito ardidas e inconfortáveis. As anêmonas e os corais são com freqüência de colorido brilhante e as medusas podem ser até mesmo luminescentes.

Classificação e comentário do autor da pergunta

4 de 5
Obrigada.
  • Taxa
  • Comentário

Outras respostas (6)

Classificada como mais alta
  • Classificada como mais alta
  • Mais antigo
  • Mais recente
  • Mayre respondido 8 anos atrás
    São animais marinhos,principalmene de regiões costeiras de mares tropicais.(hidras,caravelas,medusas e corais).
    Possuem 3 grupos principais:hidróides,com cerca de 3.000 espécies;águas-vivas com cerca de 200 esécies;avêmonas e corais com erca de 6.000 espécies.
    • Taxa
    • Comentário
  • Mara S respondido 8 anos atrás
    animais cujo corpo é constituído por um simples saco que forma o aparelho digestivo e comunica com o exterior por um só orifício que serve ao mesmo tempo de boca e ânus
    • Taxa
    • Comentário
  • Luke respondido 8 anos atrás
    O filo Cnidaria inclui os animais aquáticos de que fazem parte as hidras de água doce, as medusas ou águas-vivas, que são normalmente oceânicas, e os corais e anémonas-do-mar. O filo era também chamado Coelenterata (das palavas gregas "coela", o mesmo que "cela" ou "espaço vazio" e "enteros", "intestino"), que originalmente incluía os pentes-do-mar, actualmente considerado um filo separado, composto por animais também gelatinosos como as medusas, mas com algumas características próprias.

    O corpo dos cnidários é basicamente um saco formado por duas camadas de células - a epiderme, no exterior, e a gastroderme no interior - com uma massa gelatinosa entre elas, chamada mesogleia e aberto para o exterior. Por esta razão, diz-se que os cnidários são diploblásticos.

    Ao redor da abertura, chamada arquêntero, os celenterados ostentam uma coroa de tentáculos com células urticantes, os cnidócitos, capazes de ejectar um minúsculo espinho, o nematocisto que pode conter uma toxina ou material mucoso. Estes "aparelhos" servem não só para se defenderem dos predadores, mas também para imobilizarem uma presa, como um pequeno peixe, para se alimentarem - os cnidários são tipicamente carnívoros. Algumas células da gastroderme da cavidade central (o celêntero) segregam enzimas digestivas, enquanto que outras absorvem a matéria digerida. Na mesogleia, encontram-se dispersas células nervosas e outras com função muscular que promovem o fluxo de água para dentro e fora do animal.

    [editar]
    Ciclo de vida
    Os cnidários reproduzem-se sexuada e assexuadamente. A reprodução sexuada dá-se na fase medusa (com excepção dos antozoários, os corais e as anémonas-do-mar, e hidra e algumas outras espécies que não desenvolvem nunca a fase de medusa): os machos e fêmeas libertam os produtos sexuais na água e ali se conjugam, dando origem aos zigotos.

    Dos ovos saem larvas pelágicas chamadas plânulas, em forma de pêra e completamente ciliadas que, quando encontram um substrato apropriado, se fixam e se transformam em pólipos. Em alguns celenterados, como os corais, a fase de pólipo é a fase definitiva.O corpo dos cnidários é basicamente um saco formado por duascamadas de células - a epiderme, no exterior, e a gastroderme no interior - com uma massa gelatinosa entre elas, chamada mesogleia e aberto para o exterior.

    Os pólipos reproduzem-se assexualmente formando pequenas réplicas de si mesmos por evaginação da sua parede, chamados gomos. No caso dos corais, estes novos pólipos constroem o seu "esqueleto" e continuam fixos, contribuindo para o crescimento da colónia.

    No entanto, em certos casos, os gomos começam a dividir-se em discos sobrepostos, num processo conhecido por estrobilação. Estes discos libertam-se, dando origem a pequenas medusas chamadas éfiras que eventualmente crescem e se podem reproduzir sexualmente.

    [editar]
    Classificação científica
    O filo Cnidaria está dividido em quatro classes de organismos actuais e mais uma de fósseis:

    Anthozoa - as anêmonas-do-mar e corais verdadeiros;
    Scyphozoa- as verdadeiras água-vivas;
    Cubozoa - as medusas em forma de cubo;
    Hydrozoa - as hidras, algumas medusas, a garrafa-azul e os corais-de-fogo;
    Staurozoa - as medusas que habitam as profundezas do oceano e estão fixas pelos tentáculos;
    Conulata - extinta.
    • Taxa
    • Comentário
  • LuK4S respondido 8 anos atrás
    olha vo começa a saber issu semana q vem pq terminei os poriferos
    qndo souber eu te falo
    • Taxa
    • Comentário
  • maria respondido 8 anos atrás
    O filo Coelenterata (das palavas gregas "coela", o mesmo que "cela" ou "espaço vazio" e "enteros", "intestino"), que originalmente incluía os cnidários e os pentes-do-mar, tem sido abandonado pois este último actualmente é considerado um filo separado, composto por animais também gelatinosos como as medusas, mas com algumas características próprias.
    pt.wikipedia.org/wiki/Celenterados
    • Taxa
    • Comentário
  • respondido 8 anos atrás
    Invertebrados Marinhos

    Celenterados


    Os celenterados incluem hidras, caravelas, medusas e corais; são animais marinhos, principalmente de regiões costeiras de mares tropicais.

    Os celenterados possuem três grupos principais: hidróides, com cerca de 3.000 espécies; águas-vivas com cerca de 200 espécies; anêmonas e corais com cerca de 6.000 espécies.


    ......
    • Taxa
    • Comentário
  • Sign In 

    para adicionar sua resposta

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear