Quais são as comidas típicas do mato grosso e suas receitas?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
Melhor resposta
  • bina respondido 8 anos atrás
Apesar de a região ser protegida por leis ambientais, estando regulamentado o período permitido à prática da pesca e proibida a caça durante todo o ano, o viajante tem a oportunidade de conhecer alguns pratos à base de caça, elaborados com carne de caitítu, de paca, de veado, de porco do mato, de capivara. Há, ainda, especialidades extremamente
regionais, como o jacaré frito. Para quem tiver interesse por aventuras culinárias mais fortes, é possível experimentar carne de cobra, com gosto semelhante ao de peixe. Estados habitados por índios de vários grupos, a farinha, em suas variadas formas, seca ou cozida como pirão, é acompanhamento obrigatório. Região de criação extensiva de gado bovino, o Pantanal oferece também a hipótese de churrascos à gaúcha, servidos no espeto.




Filés de peixe empanado e frito

- Farinha de trigo
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- 1 ovo
10 colheres de sopa de leite ou água e leite.
- Óleo para fritar 700 g de filés de peixe
Modo de preparo:
1 - Numa tigela, misture uma xícara de farinha com sal.
2 - Faça uma cova e quebre dentro do ovo. Junte o líquido, batendo atéobter uma mistura lisa e cremosa. 3 - Esquente o óleo até marcar 177o - 188o no termômetro ou até que um cubo de pão fique dourado em 1 minuto.
4 - Quando o óleo estiver quente, passe primeiro os filés em farinha de trigo temperada com sal e pimenta a gosto e depois na massa preparada. Coloque-os no óleo e frite 2 de cada vez para não abaixar a temperatura do óleo. Frite-os até que estejam dourados.
5 - Retire os filés e coloque-os para que escorram bem em toalhas papel. Mantenha-os quentes enquanto frita os restantes.
  • Taxa
  • Comentário

Outras respostas (3)

Classificada como mais alta
  • Classificada como mais alta
  • Mais antigo
  • Mais recente
  • Marí respondido 8 anos atrás
    Uma prima querida do MT veio morar comigo para cursar a faculdade, e a comida mais típica que a mãe dela fez para nós foi a quirera com costelinha de porco. MARAVILHOSA!!!! Quirera é a canjiquinha, aquele milho quebrado, muito, muito gostoso o prato.
    • 1
    • Comentário
  • MIMI respondido 8 anos atrás
    Nos estados do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul localizados na Região Centro-Oeste, que se desdobra por 1.612.077,2 km e geograficamente integrada também pelo Estado de Goiás e Brasilia, o Distrito Federal, onde as cores, a fauna e a flora do Pantanal mato-grossense deslumbram por sua infinidade de aves, peixes e répteis, a mesa é farta em pesca. Especialmente o tucunaré, o pintado, o jaú, o dourado e outros peixes de grande porte, que em Cuiabá, capital do Mato Grosso, são transformados no peixe cuiabano.
    Apesar de a região ser protegida por leis ambientais, estando regulamentado o período permitido à prática da pesca e proibida a caça durante todo o ano, o viajante tem a oportunidade de conhecer alguns pratos à base de caça, elaborados com carne de caitítu, de paca, de veado, de porco do mato, de capivara. Há, ainda, especialidades extremamente
    regionais, como o jacaré frito. Para quem tiver interesse por aventuras culinárias mais fortes, é possível experimentar carne de cobra, com gosto semelhante ao de peixe. Estados habitados por índios de vários grupos, a farinha, em suas variadas formas, seca ou cozida como pirão, é acompanhamento obrigatório. Região de criação extensiva de gado bovino, o Pantanal oferece também a hipótese de churrascos à gaúcha, servidos no espeto.
    • Taxa
    • Comentário
  • Rodrigo M respondido 8 anos atrás
    Os primeiros habitantes de Cuiabá foram os índios, o que faz com que a cidade carregue uma herança culinária muito ligada à caça e à pesca. Isso foi sendo misturado com outros elementos de acordo com a chegada de imigrantes de vários pontos do mundo, o que tornou a cozinha cuiabana bastante variada.

    O plantio de alimentos também contribuiu bastante para a diversificação da cozinha pantaneira, principalmente para a preparação de doces, que são feitos com frutas regionais. Já a caça tornou comum o consumo de catetos, veados e capivaras, que hoje têm o seu consumo proibido por lei. Há ainda pratos mais exóticos como o jacaré frito e a carne de cobra.

    Entre as bebidas típicas estão os licores caseiros e o já conhecido Tereré, uma espécie de chimarrão, porém preparado com água gelada.

    A região tem uma culinária que faz jus à abundância de seus rios. De carne consistente e muitíssimo saboroso, o pintado está entre os peixes mais consumidos. A grande curiosidade a respeito do prato campeão da lista do Guia Quatro Rodas é que o urucum que lhe empresta nome não aparece na versão original. Na verdade, ela foi batizada em homenagem a uma mineradora de exploração de ferro da Serra do Urucum, próxima de Corumbá, onde possivelmente se originou. Outro clássico pantaneiro é o caldo de piranha, que tem fama de afrodisíaco. Vale experimentar também o peixe preparado na telha de barro ou envolto em folha de bananeira e assado em braseiro.


    A riqueza dos rios se estende à terra firme. O Estado de Mato Grosso possui o maior rebanho bovino do país. Não à toa, a carne ocupa a segunda posição na preferência das mesas. Além dos cortes tradicionais como costela, picanha e alcatra, a carne bovina é matéria-prima da lingüiça de maracaju e do arroz-de-****-rica. O primeiro é um embutido preparado com os pedaços mais gordos do boi, temperados com pimenta- vermelha e cumari, alho, cebola e suco de laranja azeda. O segundo leva arroz e uma mistura de carnes frescas, salgadas e defumadas, como a carne-seca.

    Mato Grosso - Influenciados pela culinária pantaneira, a comida típica matogrossense é basicamente feita com peixes do pantanal.
    Os pratos mais tradicionais é a MOJICA (ensopado no qual o filé de pintado é cortado em cubos e cozido junto com mandioca, cheiro-verde, cebolinha e coentro em uma panela de barro, VENTRECHA ( costela de pacu frito - deve-se tomar cuidado com as espinhas ), FILÉ DE PIRAPUTANGA frito.
    Os pratos geralmente são acompanhados de farofa de banana, arroz e pirão.

    Fonte(s):

    • Taxa
    • Comentário
  • Sign In 

    para adicionar sua resposta

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear