O que é conotação e denotação? Dê exemplos.?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
Melhor resposta
Conotação e detotação:
As palavras podem ser empregadas em dois sentidos.
Denotativo:quando apresentam o sentido próprio do dicionário.Ex:Os adversários lutaram até o anoitecer.
Conotativo: quando tem um significado especial figurado.Ex:A criança lutava contra o sono.
  • 19
  • Comentário

Outras respostas (2)

Classificada como mais alta
  • Classificada como mais alta
  • Mais antigo
  • Mais recente
  • . respondido 8 anos atrás
    Conotação é o uso da palavra com um significado diferente do original, criado pelo contexto.
    Ex.: Você tem um coração de pedra.

    Denotação é o uso da palavra com o seu sentido original.
    Ex.: Pedra é um corpo duro e sólido, da natureza das rochas.
    • 20
    • Comentário
  • shiran.duarte respondido 8 anos atrás
    Conotação é uma figura de linguagem, quando se precisa usar uma expressão comparativa para transmitir a idéia que se quer.
    Exemplo: "Minha sogra é uma cobra." Obviamente aqui a figura da "cobra" foi usada como metáfora para transmitir a idéia de que a "minha sogra" é uma pessoa cruel e traiçoeira...
    Essa frase tem uma "conotação" maldosa

    Denotação é a expressão de linguagem direta, que denota exatamente o que se quer transmitir.
    Exemplo: "Minha sogra é uma mulher crudelíssima!"
    Aqui foi usada uma expressão direta que não permite exige da imaginação do receptor para que a mensagem seja compreendida. "minha sogra" é uma mulher "muito cruel" e isso está explícito sem que seja necessário nenhuma outra equiparação semiótica.

    Respondida?
    • 20
    • Comentário (1)
  • Sign In 

    para adicionar sua resposta

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear