o que é torrent, e como funciona??

20 Respostas

Classificação
  • Anônimo
    Há 1 década
    Melhor resposta

    O BitTorrent é uma tecnologia criada por Bram Cohen que permite o compartilhamento de qualquer tipo de arquivo pela internet, sendo muito usado para a distribuição de vídeos, músicas e programas. Sua forma de trabalho é muito eficaz e evita, por exemplo, que determinados usuários só façam download, mas não compartilhem arquivos (pelos menos teoricamente). Isso porque a taxa de download é equivalente à taxa de upload, ou seja, somente compartilhando é que você consegue baixar arquivos. Por esta razão, quando você está iniciando um determinado download, a velocidade utilizada é lenta e vai aumentando de acordo com o que já foi baixado do arquivo. Quanto mais você tiver de um arquivo, mais usuários se conectarão ao seu computador e pela regra, a taxa de velocidade do seu download aumenta.

    Na verdade, o BitTorrent é um protocolo, que, como já dito, permite o compartilhamento de qualquer tipo de arquivo. Devido a isso, o BitTorrent não pode ser considerado um software para fins ilegais (como foi o pioneiro Napster, por permitir a distribuição de músicas no formato MP3), pois qualquer pessoa pode usar o protocolo para distribuir arquivos. Existem até empresas que compartilham seus softwares por este meio. Apenas como exemplo, suponha que um escritor criou um e-book. Além de disponibilizá-lo em um site, o autor pode distribuí-lo pelo BitTorrent e isso não fere nenhuma lei de proteção à propriedade intelectual. Se conteúdo ilegal é distribuído pelo serviço, a responsabilidade é dos usuários e não do programa.

    bjus

    • Faça login para comentar as respostas
  • Há 1 década

    Torrent eh um tipo de arquivo pra net, ele eh assim, qnto mais gente estiver baixando um arquivo bit torrent, mais rapido ele baixa, to explicando de uma maneira bem simples, pra fik mais facil de entender, ok??

    bjao!

    • Faça login para comentar as respostas
  • Anônimo
    Há 1 década

    É um sistema de transferência de arquivos entre usuários da web, com uma alta taxa de transferência.

    Um provedor disponibiliza endereços para que usuários domésticos possam colocar arquivos de diversos tipos disponíveis para transferência a partir do hd do usuário. outros usuários usam um programa compatível com o sistema do provedor e recebem o arquivo dividido em várias partes. Todos os que recebem o arquivo passam a transferir a parte que já copiaram para outros usuários até que várias pessoas consigam o arquivo completo.

    Quanto mais um usuário transmite dados, mais rápido ele consegue baixar outros dados num efeito "bola de neve". Podem ser transferidos dados de qualquer espécie, como vídeos (o mais comum), programas e músicas, mas grande parte do conteúdo é artigo de pirataria, portanto cuidado com o que vai baixar.

    • Faça login para comentar as respostas
  • Há 1 década

    As tecnologias de P2P (peer to peer) são um dos meios mais utilizados de compartilhamento de arquivos pela internet. Uma rede P2P que tem ganhado bastante destaque é o BitTorrent.

    O BitTorrent é uma tecnologia criada por Bram Cohen que permite o compartilhamento de qualquer tipo de arquivo pela internet, sendo muito usado para a distribuição de vídeos, músicas e programas. Sua forma de trabalho é muito eficaz e evita, por exemplo, que determinados usuários só façam download, mas não compartilhem arquivos (pelos menos teoricamente). Isso porque a taxa de download é equivalente à taxa de upload, ou seja, somente compartilhando é que você consegue baixar arquivos. Por esta razão, quando você está iniciando um determinado download, a velocidade utilizada é lenta e vai aumentando de acordo com o que já foi baixado do arquivo. Quanto mais você tiver de um arquivo, mais usuários se conectarão ao seu computador e pela regra, a taxa de velocidade do seu download aumenta.

    Na verdade, o BitTorrent é um protocolo, que, como já dito, permite o compartilhamento de qualquer tipo de arquivo. Devido a isso, o BitTorrent não pode ser considerado um software para fins ilegais (como foi o pioneiro Napster, por permitir a distribuição de músicas no formato MP3), pois qualquer pessoa pode usar o protocolo para distribuir arquivos. Existem até empresas que compartilham seus softwares por este meio. Apenas como exemplo, suponha que um escritor criou um e-book. Além de disponibilizá-lo em um site, o autor pode distribuí-lo pelo BitTorrent e isso não fere nenhuma lei de proteção à propriedade intelectual. Se conteúdo ilegal é distribuído pelo serviço, a responsabilidade é dos usuários e não do programa.

    O BitTorrent é muito seguro, pois compartilha apenas o arquivo que você estiver baixando. Ele não utiliza diretórios compartilhados, o que evita, por exemplo, que vírus se instalem nestas pastas e contaminem o computador de outro usuário.

    O BitTorrent é multi-plataforma, ou seja, não é destinado a um único sistema operacional. Você pode utilizá-lo no Windows e no Linux, por exemplo.

    O código-fonte do BitTorrent é aberto, o que significa que qualquer programador pode estudá-lo e até mesmo melhorá-lo.

    Você não precisa pagar nada para usá-lo (no entanto, você pode fazer donativos ao criador do serviço).

    Você não precisa deixar seu computador ligado até o download terminar. É possível interrompê-lo e posteriormente o BitTorrent continua de onde parou.

    Para que você possa fazer download (e upload) pelo BitTorrent, é necessário que cada item compartilhado esteja associado a um arquivo denominado torrent, cuja extensão é.torrent (por exemplo, infowester.torrent). Trata-se de um arquivo pequeno, mas que contém as informações necessárias para o compartilhamento, como o local onde o arquivo está e a seqüência que verifica a integridade deste. Esse arquivo pode estar disponível em um site e quando acessado, inicia o download do arquivo compartilhado (desde que o BitTorrent esteja instalado). Isso significa que você precisa achar um torrent do arquivo que você deseja baixar. Não há uma caixa de busca como a usada no kaZaA, por exemplo. Para encontrar torrents você pode usar sites voltados a este fim. Um dos mais conhecidos atualmente é o www.torrentreactor.net, que separa os torrents em categorias. O site oficial do BitTorrnet - www.bittorrent.com - também possui um serviço de busca.

    Para entender o compartilhamento de arquivos do BitTorrent, é necessário conhecer alguns termos:

    Seed (ou seeding): é a denominação dada ao computador que possui um arquivo completo compartilhado, como o computador que primeiramente disponibilizou o arquivo e os outros que o baixaram por inteiro;

    Peer: nome dado a cada computador que compartilha arquivos. Quando você está baixando algo pelo BitTorrent, seu computador é um peer, ou seja, um ponto ou um nó da rede;

    Leech (ou leeching): é a denominação dada ao momento em que um computador faz download;

    Tracker: denominação dada ao servidor que é responsável por organizar os arquivos disponíveis e direcionar os downloads;

    Swarm: nome dado ao conjunto de computadores que estão compartilhando o mesmo arquivo. Se, por exemplo, o arquivo infowester.pdf está sendo compartilhado por 2 seeds e por 8 peers, o swarm do arquivo contém 10 computadores (2 seeds + 8 peers).

    O tracker é um dos principais responsáveis pelo funcionamento da rede do BitTorrent, pois ele praticamente gerencia a distribuição de arquivos porque possui informações sobre onde estão os computadores com os arquivos compartilhados num determinado momento.

    Quando você inicia um download, o tracker é consultado para que a lista de computadores que possui o arquivo em questão seja informada. Enquanto o download vai sendo feito, seu computador se comunica periodicamente com o tracker para informar o quanto de download já foi feito e para saber o quanto falta. É importante ao tracker saber o quanto já foi baixado ao seu computador porque assim ele pode indicar sua máquina à outra que esteja precisando do "pedaço" do arquivo que você já tem. Assim, quanto mais computadores estiverem compartilhando aquele arquivo, mais rápido será o download, pois há mais opções de fontes.

    Um fato interessante, é que se por alguma razão o tracker parar de funcionar (quando isso ocorre, geralmente é temporário) o swarm continua compartilhando o arquivo que lhe cabe, afinal, cada computador sabe de onde fazer o download. No entanto, nenhuma outra máquina poderá fazer parte do swarm, pois não há tracker que possa direcioná-la.

    Onde baixar

    Você pode baixar uma versão do BitTorrent apropriada para seu sistema operacional diretamente do site oficial: www.bittorrent.com. No entanto, como o BitTorrent em si é um protocolo, é interessante baixar um programa cliente para ele (no Linux, é possível usá-lo por linha de comando). Um dos mais conhecidos (e também o oficial) é o ABC, disponível em http://pingpong-abc.sourceforge.net. Existem muitos outros clientes disponíveis, cada um com características diferentes, por isso, pesquise em sites de download para conhecer outras opções.

    Não é exagero chamar o BitTorrent de uma grande invenção. Trata-se de algo bastante funcional e transparente. Com a popularização das conexões de banda larga, a possibilidade de compartilhar arquivos se torna real e pode-se dizer que o BitTorrent chegou na hora certa. Como nada é perfeito, há determinados arquivos que, por não serem tão populares, são difíceis de encontrar no BitTorrent. Em compensação, o programa é excelente para lidar com arquivos grandes, mesmo que tenha algumas centenas de megabytes. Se você ainda não usa o BitTorrent, está dada a dica, afinal, quanto mais usuários o serviço tiver, melhor será sua qualidade.

    Fonte(s): http://www.infowester.com/bittorrent.php: Escrito por Emerson Alecrim - Publicado em 19/09/2004 - Atualizado em 27/12/2005
    • Faça login para comentar as respostas
  • O que você acha das respostas? Você pode entrar para votar em uma resposta.
  • Há 1 década

    Como o BitTorrent funciona

    Para que você possa fazer download (e upload) pelo BitTorrent, é necessário que cada item compartilhado esteja associado a um arquivo denominado torrent, cuja extensão é.torrent (por exemplo, infowester.torrent). Trata-se de um arquivo pequeno, mas que contém as informações necessárias para o compartilhamento, como o local onde o arquivo está e a seqüência que verifica a integridade deste. Esse arquivo pode estar disponível em um site e quando acessado, inicia o download do arquivo compartilhado (desde que o BitTorrent esteja instalado). Isso significa que você precisa achar um torrent do arquivo que você deseja baixar. Não há uma caixa de busca como a usada no kaZaA, por exemplo. Para encontrar torrents você pode usar sites voltados a este fim. Um dos mais conhecidos atualmente é o www.torrentreactor.net, que separa os torrents em categorias. O site oficial do BitTorrnet

    • Faça login para comentar as respostas
  • Há 1 década

    Bit Torrent - Saiba como baixar e distribuir programas, jogos,

    filmes e muito mais com ele!

    por Richard Imgärtchen

    O Bit Torrent é o sistema mais prático e rápido para

    compartilhamento de arquivos na Internet. Através

    dele é possível baixar filmes, jogos, música, enfim

    qualquer tipo de arquivo que outros usuários estejam

    compartilhando.

    Ele trabalha de forma distribuida pois ao mesmo tempo

    em que você está fazendo download outros Internautas

    puxam do seu micro as partes do arquivo que você já

    recebeu. Muito interessante.

    O Bit Torrent realiza múltiplas conexões simultâneas

    para upload e download. A velocidade de download é

    proporcional a velocidade de upload. Ou seja, quanto

    mais gente estiver puxando partes de você, mas rápido

    será seu download.

    Justamente por esse motivo o início do processo de

    download é um pouco lento. Como no começo do download

    você não possui nenhuma parte do arquivo para

    compartilhar sua velocidade fica muito reduzida.

    À medida que você tiver um pedaço maior do arquivo

    mais pessoas se conectarão a você para baixar essas

    partes e consequentemente seu download aumentará de velocidade.

    Por isso o nome Bit Torrent. Ele literalmente funciona como

    uma torrente de bits. Começa devagar e vai acelerando

    progressivamente. Show!

    Quem não sabe disso e já tentou utilizar o Bit Torrent

    pode ter ficado frustrado e desistido de utilizá-lo ao

    ver no início do download a informação de que poderia

    demorar por exemplo 380 horas para baixar um determinado

    arquivo. Se tivesse aguardado mais 5 minutos veria que

    o tempo restante mudaria para 2 horas e depois iria diminuir

    ainda mais.

    Uma informação importante: O Bit Torrent compartilha

    APENAS o arquivo que você está baixando. Nenhum outro

    arquivo do seu computador será compartilhado quando

    você utilizar o Bit Torrent. O Bit Torrent é um programa

    de código fonte aberto o que garante muita segurança.

    Onde eu pego o Bit Torrent?

    O Bit Torrent está disponível para download AQUI.

    Depois de fazer o download instale o programa clicando

    2 vezes sobre o arquivo baixado.

    Depois de instalar nenhum ícone é criado. Ele se instala

    no seu micro e se associa a arquivos com extensão .torrent.

    Toda vez que você clicar com o mouse em um arquivo .torrent

    ele entrará em ação automaticamente.

    Se você quiser removê-lo posteriormente poderá fazê-lo

    através da opção Adicionar/Remover programas no painel

    de controle do Windows.

    Como faço um download com o Bit Torrent?

    Para fazer um download com o Bit Torrent você precisa,

    antes de mais nada, de um arquivo .torrent.

    Um arquivo .torrent é um arquivo minúsculo que contém

    as informações necessárias para que o Bit Torrent possa

    localizar e baixar um programa, jogo, filme ou qualquer

    outro tipo de arquivo compartilhado.

    Cada arquivo .torrent contém informações sobre diferentes

    downloads. Ou seja, se você quer baixar um filme precisará

    do .torrent daquele filme.

    De posse do arquivo .torrent é só dar 2 cliques nele e o

    Bit Torrent iniciará o download. Não se preocupe com

    interrupções no processo de download. O Bit Torrent

    sempre continua o download do ponto onde parou e checa

    automaticamente a integridade dos arquivos.

    Existem na Internet sites dedicados à distribuição de

    arquivos .torrent. Muitos oferecem conteúdo ilegal

    e/ou pirata e cabe à você dicernir o que é certo ou

    errado. O Gr@tis não apoia ou incentiva a pirataria.

    Mas nem tudo é pirataria no Bit Torrent. O Kurumin por

    exemplo pode ser baixado através do Bit Torrent. Se você

    já tiver instalado o Bit Torrent basta clicar AQUI para

    que o download do Linux Kurumin inicie automaticamente.

    Depois de clicar você precisará apenas especificar onde

    deseja salvar o ISO do Kurumin. Prático? :-)

    Como criar arquivos .torrent

    Com o MakeTorrent você pode criar um arquivo .torrent

    contendo informações para compartilhar, por exemplo,

    músicas que estejam no seu HD.

    Utilizá-lo é muito simples. Rode o MakeTorrent,

    indique um Tracker (servidor na Internet que irá

    propagar as informações) selecione os arquivos que

    deseja compartilhar e dê um nome para o arquivo, como

    por exemplo 'minhasmusicas.torrent'. Depois é só enviar

    esse arquivo (fazer upload) para o Tracker que você selecionou.

    Esse recurso é particularmente interessante para empresas

    que frequentemente distribuem arquivos através da Internet,

    como por exemplo empresas produtoras de software que

    precisam distribuir novos programas ou atualizações de software.

    Distribuir arquivos utilizando o Bit Torrent pode representar

    uma economia significante de banda, além de melhorar

    significativamente a velocidade de download.

    Uma empresa de software, por exemplo, poderia distribuir

    suas atualizações de software através do sistema Bit Torrent.

    Dessa forma o download seria 'distribuido' ao invés de

    'centralizado'. Fazendo isso ela não precisaria manter

    um link gigantesco ou uma estrutura de mirrors para suportar

    a demanda. Como já dissemos cada Internauta que está baixando

    um arquivo através do Bit Torrent está ao mesmo tempo

    compartilhando o mesmo. Isso é um download distribuido.

    O arquivo é obtido de diversos locais ao invés de um único lugar.

    No Bit Torrent quanto mais pessoas estiverem baixando um mesmo

    arquivo simultaneamente mais rápido será o download!

    O MakeTorrent está disponível AQUI.

    Onde eu encontro arquivos .Torrent

    Você pode encontrar arquivos .torrent acessando os Trackers

    listados no MakeTorrent.

    Muitos sites também oferecem seus downloads nesse novo

    formato. Para localizar esses sites experimente utilizar o Google.

    Agora que você já sabe o que é o Bit Torrent certamente seu

    horizonte de possibilidades na Internet ampliou. :-)

    • Faça login para comentar as respostas
  • Há 1 década

    O Torrent é o sistema mais prático e rápido para compartilhamento de arquivos na Internet. Através dele é possível baixar filmes, jogos, música, enfim qualquer tipo de arquivo que outros usuários estejam compartilhando. O Torrent realiza múltiplas conexões simultâneas para upload e download. A velocidade de download é proporcional a velocidade de upload. Ou seja, quanto mais gente estiver puxando partes de você, mas rápido será seu download.

    • Faça login para comentar as respostas
  • Há 1 década

    num sei explicar direitinho... mas é mto bom... vc baixa o torrent e com o programa (eu uso o Bit commet) vc abre esse torrent e ele baixa direto o arquivo... eh melhor q esses emules etc..

    mas prático e o torrent eh muuuuuito rapido de baixar...

    • Faça login para comentar as respostas
  • Há 5 anos

    Filmes para baixar via torrent.

    Faça uma visita: http://www.baixarfilmedubladotorrent.com

    • Faça login para comentar as respostas
  • Há 6 anos

    Arquivos .TORRENT são arquivos que você pode baixar de determinados sites da Internet, e eles só abrem com determinados programas conhecidos como clientes torrent. Os clientes torrent mais usados são o BitTorrent, e o µTorrent.

    Basicamente, arquivos .TORRENT são arquivos grandes, mas fáceis de baixar, pois o servidor torrent faz com que o arquivo (que é gigantesco) seja dividido em várias partes, que são compartilhadas separadamente. No entanto, se eu já tiver baixado uma dessas partes, você que ainda não a baixou pode simplesmente copiá-la de mim e vice-versa. Assim, o servidor de download não sobrecarrega por causa da grande quantidade de downloads. Se você for baixar um arquivo .TORRENT, sempre opte pelo mais baixado, pois assim seu download será mais rápido.

    • Faça login para comentar as respostas
Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.