Qual sao os aspectos negativos e positivos da globalização?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
Melhor resposta
A expressão "globalização" tem sido utilizada mais recentemente num sentido marcadamente ideológico, no qual assiste-se no mundo inteiro a um processo de integração econômica sob a égide do neoliberalismo, caraterizado pelo predomínio dos interesses financeiros, pela desregulamentação dos mercados, pelas privatizações das empresas estatais, e pelo abandono do estado de bem-estar social. Esta é uma das razões dos críticos acusarem-na, a globalização, de ser responsável pela intensificação da exclusão social (com o aumento do número de pobres e de desempregados) e de provocar crises econômicas sucessivas, arruinando milhares de poupadores e de pequenos empreendimentos.

Selva
  • Taxa
  • Comentário

Outras respostas (4)

Classificada como mais alta
  • Classificada como mais alta
  • Mais antigo
  • Mais recente
  • neco respondido 8 anos atrás
    essa gostei mas volto ja p. responder
    • Taxa
    • Comentário
  • Gege respondido 8 anos atrás
    são muitos, vou resumir as coisas, a globalização propõe uma cadeia global, onde todos interagem, a globalização veio com um alto desenvolvimento de tecnologia e vem diminuindo fronteiras, hoje pessoas da china podem se comunicar com brasileiros em segundos graças a internet, as informações chegam muito mas rápido, houve um encurmento de distancias no mundo, viagens que no seculo 18 duravam 6 messes hoje duram 10 horas no maximo.Tudo isso parece ser muito bom, mas com toda essa globalização os países que detem a tecnologia começam a "mandar" , pois todos precisam delas para poderem interagir com o mundo sem fikar para tras, atrasados, logo o Estado, o governo, de paises subdesenvolvidos que nao detem as melhores tecnologias, acabam perdendo poder para orgaos internacionais como o OMC, alem disso essa diminuição de fronteiras esta provocando, pouco a pouco uma perda na identidade nacional dos países, o Brasil mesmo, nosso modo de se vestir, e ate mesmo de ser esta cada vez mais parecido com os americanos....Nao se sabe aonde vamos chegar com tanta tecnologia, vamos entrar em colapso? ou vamos repençar a meneira de ver o mundo? quem sabe....

    Fonte(s):

    meu celebro lindoo =]
    • Taxa
    • Comentário
  • Leticia MS respondido 8 anos atrás
    No que concerne aos aspectos negativos há a referir a facilidade com que tudo circula não havendo grande controle como se pode facilmente depreender pelos atentados de 11 de setembro nos Estados Unidos da América. Esta globalização serve para os mais fracos se equipararem aos mais fortes pois tudo se consegue adquirir através desta grande autoestrada informacional do mundo que é a Internet. Outro dos aspectos negativos é a grande instabilidade econômica que se cria no mundo, pois qualquer fenômeno que acontece num determinado país atinge rapidamente outros países criando-se contágios que tal como as epidemias se alastram a todos os pontos do globo como se de um único ponto se tratasse. Os países cada vez estão mais dependentes uns dos outros e já não há possibilidade de se isolarem ou remeterem-se no seu ninho pois ninguém é imune a estes contágios positivos ou negativos. Como aspectos positivos, temos sem sombra de dúvida, a facilidade com que as inovações se propagam entre países e continentes, o acesso fácil e rápido à informação e aos bens. Com a ressalva de que para as classes menos favorecidas economicamente, especialmente nos países em desenvolvimento, esse acesso não é "fácil" (porque seu custo é elevado) e não será rápido.
    • Taxa
    • Comentário
  • Johnny respondido 8 anos atrás
    Só vejo aspectos positivos...
    • Taxa
    • Comentário
  • Sign In 

    para adicionar sua resposta

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear