O que que é um Cupuaçu?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
Melhor resposta
Cupuaçu é uma fruta muito tipica do Norte, Nordeste do Brasil
  • Taxa
  • Comentário

Outras respostas (15)

Classificada como mais alta
  • Classificada como mais alta
  • Mais antigo
  • Mais recente
  • N鬩a A respondido 8 anos atrás
    O Cupuaçu (Theobroma Grandiflorum) é uma árvore de porte pequeno a médio que pertence à mesma família do Cacau e pode alcançar até 20 metros de altura. O cupuaçu é uma fonte primária de alimento na floresta Amazônica, tanto para as populações indígenas, quanto para os animais. Essa fruta tornou-se conhecida por sua polpa cremosa de sabor exótico. A polpa é usada no Brasil inteiro e no Peru para fazer sucos, cremes de sorvete, geléia e tortas.

    Amadurece nos meses chuvosos de janeiro a abril e é considerada uma delicadeza na culinária de cidades sul americanas onde a demanda ultrapassa o estoque.
    • Taxa
    • Comentário
  • Naonda do YR respondido 8 anos atrás
    É uma fruta enorme e muito cheirosa da região amazônica. Naquela região (Belém do Pará) eu comi creme, sorvete e bombom de cupuaçú. Este, está na minha lista de delícias que ja comi. Maravilhoso!
    • Taxa
    • Comentário
  • Marvel respondido 8 anos atrás
    eh uma fruta do norte
    • Taxa
    • Comentário
  • Jura respondido 8 anos atrás
    é um fruto caracteristico da região Norte
    • Taxa
    • Comentário
  • Jamylle_Maia respondido 8 anos atrás
    é uma fruta e é otima por sinal...
    vc nunca comeu um creme ou bebeu um suco?
    • Taxa
    • Comentário
  • Kell respondido 8 anos atrás
    O cupuaçu é um parente muito próximo do cacau (ambos pertencem ao gênero Theobroma. Embora sejam diferentes externamente, são as ricas e gordurosas sementes do cupuaçu que aproximam os dois frutos: delas é possível extrair uma pasta semelhante àquela com que se produz o chocolate e a manteiga de cacau. Para cada tonelada de sementes frescas obtém-se 180 kg de cupulate e 135 kg de manteiga, que é usada na formulação do produto em tabletes. A gordura extraída das sementes tem larga aplicação na indústria de cosméticos.
    • Taxa
    • Comentário
  • faeso respondido 8 anos atrás
    Cupuaçu e uma fruta típica da região amazônica,a fruta e em formato de coco que lembra o cacau só que maior e de cor marrom e ótima para fazer suco com sua poupa o coco serve para fazer artesanato além também de servir para fazer sorvete doces e musse etc....
    • Taxa
    • Comentário
  • Elaine Cristina respondido 8 anos atrás
    O cupuaçu é uma fruta exagerada: grande, pesada. volumosa, perfumadíssima. As folhas de sua árvore são grandes; suas sementes são muitas e também grandes, envoltas em uma polpa branca, ácida e de aroma bastante forte e agradável. Para o olfato de alguns, o cheiro do cupuaçu maduro é tão forte que chega a ser um pouco enjoativo.
    Quando maduro, o cupuaçu simplesmente cai. A polpa, carnuda, é removida com tesoura e os resíduos que ficam na semente, lavados. Depois de processada, a polpa do cupuaçu é congelada, podendo ser comercializada a longas distancias.
    Com essa polpa refrescante faz-se todo tipo de doces, uma verdadeira confeitaria: sucos, refrescos e sorvetes; licores e aguardentes temperados; cremes, gelatinas, espumas, mousses e pudins; tortas, bolos, pavês, biscoitos e coberturas para outros doces; compotas e geléias; doces de colher, de cortar e cristalizados; e o famoso bombom de cupuaçu.
    • Taxa
    • Comentário
  • Lygia Gil respondido 8 anos atrás
    CUPUAÇU(Theobroma grandiflorum Schem.)

    Originário da Amazônia brasileira, o cupuaçu é uma fruta de forma esférica de até 25cm de comprimento. As folhas de sua árvore são grandes. Possuem várias sementes envoltas por uma polpa branca, ácida, de aroma forte e agradável.
    Uso cosmético: a manteiga de cupuaçu é ótimo hidratante, graças à sua alta capacidade de absorção de água – duas vezes maior que a da lanolina –, o que possibilita a recuperação da umidade natural da pele. A manteiga de cupuaçu age sobre o tecido cutâneo, formando um filme protetor que impede a evaporação da água na pele.

    Composição: das sementes do cupuaçu extrai-se uma manteiga parecida com a manteiga de cacau. Os ácidos graxos presentes nesta manteiga são: palmítico 5,8%, esteárico 38,3%, oléico 42,8%, araquídico 4,8% e linoléico 8,3%.

    Possui mais ácidos insataurados que a manteiga de cacau, sendo melhor para o organismo. O índice de digestabilidade de 94,1%, o que indica que é, praticamente, todo absorvido pelo organismo. Não contém cafeína, o que possibilita seu uso pelas pessoas proibidas de usar alimento com essa substância, como os hipertensores e cardíacos.

    100gr de cupuaçu contém: proteína 1,7gr; cálcio 23mg; fósforo 26mg; ferro 2,6mg; vitamina A 30mcg; vit B1 0,04mg; vit B2 0,04mg; vit C 33mg.

    Dos aminoácidos presentes na proteína da polpa, encontramos a lisina (316 mg) e triptofano (57 mg).
    O cupuaçu é superior em vitamina C ao bacuri, murici, açaí, abacate, buriti e jambo.

    Indicações: as folhas são utilizadas como calmante, na forma de infusão; o suco das folhas é utilizado no tratamento da bronquite e infecções renais; o chá da casca é usado no tratamento de diarréias (Freise, 1933). É considerada planta diurética e pelo fruto possuir conteúdo rico em vitamina C, recomenda-se como fonte antiescorbútica.
    Pelo seu alto teor em vitamina C é indicado para as pessoas que carecem desta vitamina como nos casos de gengivites, cirurgias, convalescentes, idosos, crianças em fase de crescimento, etc.

    Tem elevado teor de pectina.

    A polpa do fruto de cor branco-amarelado (30 a 45% do peso) que envolve as sementes (20%) e a casca é dura e lenhosa (45% do peso do fruto). Existe uma variedade de fruto que não tem caroço, só a polpa amarelada.

    Das sementes se produz um produto em pó ou em tabletes chamado de cupulate servindo para fabricação de chocolate branco com características semelhantes ao chocolate do cacau.

    Fonte(s):

    • Taxa
    • Comentário
  • Osmar_fcos respondido 8 anos atrás
    Cupuaçu é fruto de uma árvore originária da Amazônia brasileira (Theobroma grandiflorum; Sterculiaceae), parente próxima do cacaueiro. A árvore é conhecida como cupuaçuzeiro, cupuaçueiro ou cupu.
    Os frutos apresentam forma esférica ou ovóide e medem até 25 cm de comprimento, tendo casca dura e lisa, de coloração castanho-escura. As sementes ficam envoltas por uma polpa branca, ácida e aromática. Os frutos surgem de janeiro a maio e são os maiores da família.

    Fonte(s):

    Wikipédia.
    • Taxa
    • Comentário
  • Sign In 

    para adicionar sua resposta

  • Professor respondido 8 anos atrás
    Cupuaçu é o fruto de uma árvore originária da Amazônia Theobroma grandiflorum; Sterculiaceae, parente próxima do cacaueiro. A árvore é conhecida como cupuaçuzeiro, cupuaçueiro ou cupu.
    • Taxa
    • Comentário
  • Paulinha respondido 8 anos atrás
    o cupuacu, è uma fruta meu amor
    tipicamente regional da minha região, paraense.
    • Taxa
    • Comentário
  • marcio respondido 8 anos atrás
    fruta tipica da regiao norte , veja que enquanto brasileiros nao conhece essa fruta , o japao onde ela nem existe ja patentiou o uso o alguma coisa assim sobre essa fruta. ( moro na regiao norte RO )
    • Taxa
    • Comentário
  • Marcão respondido 8 anos atrás
    deh respondeu sua pergunta
    ela merece 10 pts
    • Taxa
    • Comentário
  • Deh respondido 8 anos atrás
    cupuaçu é uma fruta
    • Taxa
    • Comentário

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear