Tríplice entente e tríplice aliança.?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
o que vc tem a respeito?
Atualização : qual a diferença?
Melhor resposta
São duas alianças.
Cada uma com diferentes países aliados.

A Tríplice Aliança (Alemão: Dreibund, Italiano: Triplice Alleanza) foi o acordo militar entre a Alemanha, a Áustria-Hungria e a Itália, feito em 1882, em que cada uma garantia apoio às demais no caso de algum ataque de duas ou mais potências sobre uma das partes. A Alemanha e a Itália ainda garantiam apoio entre si no caso de um ataque vindo da França. A Itália, no entanto, especificava que seu apoio não se estenderia contra o Reino Unido.

A situação da Itália neste acordo, no entanto, era instável na medida em que sua população era desfavorável ao estabelecimento de um acordo com o Império Austro-Húngaro, antigo inimigo de sua unificação.

Quando estourou a 1ª Guerra Mundial e a Austria-Hungria e a Alemanha se viram em guerra com a Tríplice Entente (Inglaterra, França e, mais tarde, a Rússia), a Itália tendo prometido apoio às duas primeiras entrou para o lado da Tríplice Entente contra a Austria-Hungria em maio de 1915 e a Alemanha em agosto de 1916. A justificativa da Itália era de que a Tríplice Aliança era um acordo de defesa enquanto que na ocasião foram os impérios germânicos os ofensores.


A Tríplice Entente Foi uma aliança feita entre a Inglaterra, França e o Império Russo para lutarem na Primeira Guerra Mundial contra o pan-germanismo e as expansões alemãs e austro-húngaras pela Europa. Foi feito após a criação da Entente Anglo-Russa.

Na Primeira Guerra, duas alianças lutavam, a Tríplice Entente e a Tríplice Aliança (Alemanha, Áustria-Hungria e Itália). Posteriormente, recebeu apoio da Itália, que fez um trato com a Inglaterra; dos EUA, pois a Alemanha afundou um navio inglês com americanos e perdeu o apoio russo, devido as guerras civis internas.Os E.U.A. também chegaram a participar da guerra porque viram que a Tríplice Entente estava perdendo e como tinha vendido mercadorias(armas, capacetes, canhões, etc.) que só seriam pagas após a guerra, entrou nesta para garantir a vitória de seus compradores, pois se perdessem a guerra, não poderiam pagar essas mercadorias.

Os estados unidos torna-se uma potencia após de vencer a guerra.
  • 6
  • Comentário

Outras respostas (1)

  • Pyguara respondido 8 anos atrás
    Foram duas facções que se formaram na Europa durante o séc.XIX,na disputa por colônias na África,Ásia e Oceania.
    De um lado,as potências que se unificaram tardiamente,e que praticamente ficaram de fora da partilha colonial,como a Alemanha,Austria-Hungria e a Itália,que por terem interesses em comum,se uniram formando a Tríplice Aliança,e do outro,potências que possuiam colônias,e lutavam para conser-
    va-las,como a Inglaterra,França e a Rússia,formando a Tríplice
    Entente.
    Os demais países da Europa aliaram-se,de acordo com seus interesses, a esses dois grupos,formando dois blocos que passaram a se preparar para a guerra, a chamada Paz Armada,que culminou com a guerra aberta,(a Grande Guerra de
    1914-1918).
    • 4
    • Comentário
  • Sign In 

    para adicionar sua resposta

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear