O que é exegese? o que é hermeneutica? o que é homilética?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
alguém pode me explicar resumidamente, por favor?
Melhor respostaEscolha do autor da pergunta
Bem, embora eu não seja evangélico ou católico (sou espírita), não desconheço estes termos, que vou resumir a seguir:


EXEGESE:

É o estudo cuidadoso e sistemático da Escritura para descobrir o significado original que foi pretendido. É a tentativa de interpretar conforme os destinatários originais devem tê-la ouvido; de tentar descobrir qual era a intenção original das palavras da Bíblia.


HERMENEUTICA:

Consiste num conjunto de regras que permitem determinar o sentido literal do objeto de estudo, no caso, a Bíblia.


HOMILÉTICA:

1) É o estudo dos fundamentos e princípios de como preparar e proferir sermões.
2) É a ciência cuja arte é a pregação e cujo resultado é o sermão.
3) É a arte do preparo e pregação de sermões.

Source:

Classificação e comentário do autor da pergunta

5 de 5
Muito obrigada por sua resposta. Havia muitas respostas semelhantes a sua, mas achei que a sua foi a melhor por vários motivos... O principal deles foi você ter citado a fonte...

bjs
  • 7
  • Comentário

Outras respostas (10)

Classificada como mais alta
  • Classificada como mais alta
  • Mais antigo
  • Mais recente
  • Nice guy respondido 8 anos atrás
    Exegese é a interpretação profunda de um texto bíblico, jurídico ou literário. A exegese como todo saber, tem práticas implícitas e intuitivas. A tarefa da exegese dos textos sagrados da Bíblia tem uma prioridade e anterioridade em relação a outros textos. Isto é, os textos sagrados são os primeiros dos quais se ocuparam os exegetas na tarefa de interpretar e dar seu significado. A palavra exegese deriva do grego exegeomai, exegesis; ex tem o sentido de ex-trair, ex-ternar, ex-teriorizar, ex-por; quer dizer, no caso, conduzir, guiar.

    Por isso, o termo exegese significa, como interpretação, revelar o sentido de algo ligado ao mundo do humano, mas a prática se orientou no sentido de reservar a palavra para a interpretação dos textos bíblicos. Exegese, portanto, é a denominação que se confere à interpretação das Sagradas Escrituras desde o século II da Era Cristã. Orígenes, cristão egípcio que escreveu nada menos que 600 obras, defendia a interpretação alegórica dos textos sagrados, afirmando que estes traziam, nas entrelinhas de uma clareza aparente, um sentido mais profundo. O termo exegese restou ligado à interpretação alegórica, ensejando abusos de interpretação, a ponto de alguns autores afirmarem, ironicamente, que a Bíblia seria um livro onde cada qual procura o que deseja e sempre encontra o que procura.

    Hermenêutica é um ramo da filosofia que se debate com a compreensão humana e a interpretação de textos escritos. A palavra deriva do nome do deus grego Hermes, o mensageiro dos deuses, a quem os gregos atribuiam a origem da linguagem e da escrita e consideravam o patrono da comunicação e do entendimento humano.

    homilética:
    É o estudo dos fundamentos e princípios de como preparar e proferir sermões.
    É a ciência cuja arte é a pregação e cujo resultado é o sermão.
    É a arte do preparo e pregação de sermões.



    espero ter te ajudado, blz?
    • 2
    • Comentário
  • flor do dia respondido 8 anos atrás
    exegese : interpretação do texto bíblico
    hermeneutica : interpretação de um texto dentro de seu contexto
    homilética ; arte de pregar
    • 1
    • Comentário
  • Frei Bento respondido 8 anos atrás
    Exegese :Comentário ou dissertação para esclarecimento ou minuciosa interpretação de um texto ou de uma palavra. [Aplica-se de modo especial em relação à Bíblia, à gramática, às leis.]
    Hermenêutica:
    1. Interpretação do sentido das palavras
    2. Interpretação dos textos sagrados
    3. Arte de interpretar leis
    Hommilética:
    Arte de pregar sermões religiosos
    • 1
    • Comentário
  • Alguém Feliz* respondido 8 anos atrás
    Não sei, mas Hermeneutica é a Arte de Interpretar.
    Bjos!!!
    • 1
    • Comentário
  • MarleyMaia respondido 8 anos atrás
    exegese do grego é "trazer para fora"; ou seja, fazer conhecido algo que está oculto a primeira vista num texto.
    aixegese seria o contrário; é buscar manipular um texto pra o harmonizar com um contexto atual, daí é que vêem as seitas.
    Hermenêutica (que é uma alusão do deus Hermes que era um mensageiro dos deuses do olimpo), é a arte de interpretar um texto.
    a) Definição:
    É o estudo dos fundamentos e princípios de como preparar e proferir sermões.
    É a ciência cuja arte é a pregação e cujo resultado é o sermão.
    É a arte do preparo e pregação de sermões.
    • Taxa
    • Comentário
  • Josiane respondido 8 anos atrás
    Meu querido amigo(a)!!! Para entendermos a Deus de modo pleno, além de aceitarmos Ele e fazermos a escolha de estarmos com Ele, precisamos mais do que nunca entender e aplicar a Sua Palavra a nossa vida. A Palavra diz que quando guardamos os conselhos de Deus, nos tornamos amigos dEle. Por causa disso, surgiu a necessidade de estudar a Bíblia através da Hermenêutica. A Hermenêutica se propõe a descobrir o sentido literal de cada palavra de um texto a ser lido, descortinando o significado desta palavra no seu sentido original(na época em que o determinado texto da Bíblia foi escrito). Já a Exegese traz a aplicação para a vida real da interpretação minunciosa feita pela Hermenêutica e nos traz a mensagem de Deus para nossas vidas(para o hoje) através deste texto bíblico. A Homilética é a arte de preparar sermões(pregações) seguindo a fiel interpretação da Bíblia(Hermenêutica) e a sua aplicação(Exegese). Quando alguém prepara algo da parte de Deus para o povo de Deus deve entender primeiramente a Hermeneutica e a Exegese e posteriormente Deus capacitará esta pessoa a pregar.
    Meu querido(a)! Que O Senhor possa responder muitas de tuas perguntas. Você é amado(a) e precioso(a) do Senhor!!!!

    Para meditar:
    " Quanto melhor é adquirir a sabedoria do que o ouro!"
    Proverbios 16.16

    Aceite Jesus. Ele está te esperando de braços abertos!!!
    Deus te abençoe. Josiane
    • Taxa
    • Comentário
  • Allan B respondido 8 anos atrás
    Pesquise no Aurélio.
    • Taxa
    • Comentário
  • Euseidetudo respondido 8 anos atrás
    exegese = são palavras com Z,G e S.
    hermeneutica = Quartel da Aeronáutica em Marechal Hermes.
    homilética = Lésbica que pensa que é homem.

    Fácil assim.
    • Taxa
    • Comentário
  • Rico respondido 8 anos atrás
    Dev c uma pssoa q faz uma prgunta dessas (rsrsrsrs)
    • Taxa
    • Comentário
  • Sign In 

    para adicionar sua resposta

  • Zequinha do Recife respondido 8 anos atrás
    Não sei!
    Não sei!
    Não sei!
    Quando descobrir me diz!
    • Taxa
    • Comentário

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear