• Casa e Jardim >
  • Consertos e Manutenção
  • Casa e Jardim >
  • Consertos e Manutenção

Se eu ligar uma lâmpada de 220v em uma rede de 110v, vai funcionar ?

  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
Melhor respostaEscolha do autor da pergunta
  • Fall respondido 9 anos atrás
Posso te dar a resposta fisicamente.

P = U^2/R

A expressão acima representa que a potência de uma lampada (representada por P) é igual ao quadrado da voltagem (representado U) dividido por sua resistência.

Deixando a parte matemática de lado e nos focando em coisas fisicas, isso significa que a Potência da Lampada depende da Voltagem Aplicada.

Por isso, se você usar uma lampada feita para 220V com 110V, ela vai funcionar, porém, iluminará bem menos.

Exemplo: Uma Lampada de 100Watts de 220V, se for aplicada uma voltagem de 110V, irá se equivaler a uma lampada de 25Watts. (Ou seja 1/4 do original, e não 1/2 como dissem acima)

Logo, funciona, porém a lampada produzirá pouquissima luz.

Source:

Sou engenheiro ^^

Classificação e comentário do autor da pergunta

5 de 5
Muito bem explicado !
  • 1
    0
  • Comentário

Outras respostas (25)

Classificada como mais alta
  • Classificada como mais alta
  • Mais antigo
  • Mais recente
  • Vitor respondido 8 meses atrás
    Sim. Se for uma lâmpada incandescente vai acender um pouco fraca. Ex: Uma lâmpada de 100W 220V ligada em 127V ela ia gerar uma luminosidade de mais ou menos 40W.

    Agora se for uma lâmpada do tipo fluorescente, ela vai demorar para acender vai dar interferência em algum aparelho seu, ou dependendo da marca nem vai acender que é o caso da marca Golden elas não acendem se estiverem em tensão errada, já a marca Osram acende mais demora para iluminar!!!. Espero ter ajudado!!!.
    • 1
      0
    • Comentário
  • Ivan Vero respondido 9 anos atrás
    Como disse o engenheiro, vai funcionar, porém, com apenas
    25% da capacidade. Coloque uma lampada de 110 v e com a
    capacidade que vc necessita para o ambiente. Ex: Uma
    lampada de 100 wats, dá uma bôa claridade. Se o ambiente
    fôr pequeno e não necessitar muita claridade vc pode colocar
    uma de 60 wats.= Na lampada vem marcado essas capacidades.
    Ex: 110 volts / 60 wats
    ou 110 volts / 100 wats

    Abraços

    Fonte(s):

    Experiencia
    • 0
      0
    • Comentário
  • njgamboa63 respondido 9 anos atrás
    sim...funciona porém a luz fica amarelada e de baixa intensidade
    • 0
      0
    • Comentário
  • fernanda_stella respondido 9 anos atrás
    ela vai estourar, porque a voltagem é maior do que a permitida
    • 0
      0
    • Comentário
  • silviorj1964 respondido 9 anos atrás
    Sim ,ela funciona com 1/4 da sua intensidade. Desaconselho tal prática, não há ganho nenhum nisso.
    O contrário, ou seja, ligar uma lâmpada de 110V na rede de 220V provocará a queima imediata da lâmpada.
    • 0
      0
    • Comentário
  • Eu28H respondido 9 anos atrás
    sim,funciona,mas nao terá o brilho normal de sua tensao nominal.
    • 0
      0
    • Comentário
  • badu ronzani respondido 9 anos atrás
    ELA VAI FUNCIONAR COMO SE ESTIVEC SO EM UMA FASE,
    VAI FICAR BEM FRACA.
    • 0
      0
    • Comentário
  • Rafael Junior Souza respondido 9 anos atrás
    VAI QUEIMAR EM UM CURTO PRAZO.
    • 0
      0
    • Comentário
  • lilian_xavier2001 respondido 9 anos atrás
    Claro, vai ficar fraquinha, mas é bom pra economizar energia... ok
    • 0
      0
    • Comentário
  • Se eu ligar uma lâmpada de 220v em uma rede de 110v, vai funcionar ?
    Entrar 

    para adicionar sua resposta

  • Raul Sparrow respondido 9 anos atrás
    Vai funcionar, vai ficar bem fraquinha e em teoria vai durar por muito mais do q a lampada pra 110v, pois ela própria é uma resistência elétrica
    • 0
      0
    • Comentário
  • jotinha respondido 9 anos atrás
    sim,mas fracamente,se for ao contrario n funciona quema a lâmpada
    • 0
      0
    • Comentário
  • Jason S respondido 9 anos atrás
    Sim, mas com metade de sua luminosidade
    • 0
      0
    • Comentário
  • lusquadon respondido 9 anos atrás
    Só funciona se a lâmpada for incandescente, e teoricamente ela irá iluminar com metade da sua potência, porque na prática e um pouco menos que isso.

    Fonte(s):

    eu mesmo !
    • 0
      0
    • Comentário
  • Toddy respondido 9 anos atrás
    Vai funcionar sim, só que com a metade da potência, se a lâmpada for de 60 watts irá funcionar como uma de 30 watts
    • 0
      0
    • Comentário
  • Marco respondido 9 anos atrás
    Funciona, mas se for uma lampâda eletrônica , vc poderá diminuir a vida útil dela.

    abraços
    • 0
      0
    • Comentário
  • Fil respondido 9 anos atrás
    Sim, mas ficará fraca pois a voltagem aplicada à ela será a metade da que ela é capaz de receber.
    • 0
      0
    • Comentário
  • ThundernetBR respondido 9 anos atrás
    Sim, funciona, com a luz bem fraca. Mas se vc quiser fazer o contrário, vc vai arrumar uma bela explosão da lâmpada ! :-)
    • 0
      0
    • Comentário
  • vilaça respondido 9 anos atrás
    se a lampâda for incandescente sim mas fica fraca.
    • 0
      0
    • Comentário
  • cristianinha respondido 9 anos atrás
    sim, vai funcionar com a metade da potencia ou ate menos.
    • 0
      0
    • Comentário
  • jampulindaraz - DF respondido 9 anos atrás
    funciona sim . mais não clereia como deveria.. funciona apenas meia claridade dela...
    • 0
      0
    • Comentário
  • solnascente2007 respondido 9 anos atrás
    concerteza, tenho em minha sala é faz anos
    • 0
      0
    • Comentário
  • Curiosinha respondido 9 anos atrás
    Vai funcionar sim, mas vai ficar bem fraquinha...

    se vc fizer o contrário, diferente de uns que diceram ai, lampada 110 na rede 220 queima mt fácil, clareia mt, mas não aguenta
    • 0
      0
    • Comentário
  • Planeta Santos respondido 9 anos atrás
    Não liga, vá em frente. Se você conseguir fazer a lâmpada funcionar corretamente, você estará lado a lado com Thomas Alva Edison, e, certamente, receberá vários convites para o programa do faustão.
    • 0
      1
    • Comentário
  • Bibi g@t@ respondido 9 anos atrás
    Depois de um tempo vai estorar como vc quer colocar uma lâmpada de 220v en uma rede de 110v .
    • 0
      1
    • Comentário
  • Advogata respondido 9 anos atrás
    PÔ, todo mundo falando que dá certo...... no entanto, coloquei uma........... ah! só se for isso.......... 220 numa rede 110.............. não funcionou nada......... nenhuma luz da casa funcionou até eu tirar a maldita de lá........
    Mas, colocar a 110 na rede 220 pode funcionar sim, então........
    • 0
      2
    • Comentário
25

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear