Quando usar esse/este, desse/deste em portugues?

6 Respostas

Classificação
  • Há 1 década
    Melhor resposta

    É assim:

    Esse --> deve ser usado, na fala, quando se refere a algo que a pessoa está vendo um pouquinho longe de si mesma. Por exemplo:

    Há um grupo de pessoas almoçando ao redor de uma mesa grande. Ao lado de uma delas está um prato com salada. Aquela que está em frente não consegue pegar o prato, então pede: "Fulana, me alcança esse prato aí?".

    Este --> na fala, se refere a algo que está bem pertinho, praticamente nas mãos de quem fala. Assim:

    Naquele almoço ali de cima, a Fulana, que está ao lado do prato de salada que foi pedido, responde: "Este prato?". Ela usou a palavra ESTE porque está bem pertinho do prato.

    Um outro modo de deixar claro é imaginar assim: ESTE é o que está comigo. ESSE é o que está contigo! Se está com outra pessoa, então é AQUELE.

    Na escrita é diferente. Na escrita se usa desta forma:

    Esse --> É algo que já se conhece, do que já foi falado. Por exemplo:

    "A leitura é muito importante. ESSE assunto é discutido há décadas."

    Este --> Em um texto, se refere a algo de que ainda não se falou, que está sendo antecipado. Por exemplo:

    "Este assunto precisa ser discutido: a questão da leitura na sala de aula".

    DESSE e DESTE seguem as mesmíssimas lógicas de ESSE e ESTE:

    Exemplos na fala: A moça veste um vestido verde e está de frente para o guarda-roupas aberto. A amiga dela está na frente do guarda-roupas, tocando em um vestido amarelo. A moça pergunta para a amiga:

    "Você gosta DESTE vestido verde (o que ela está usando) ou gosta mais DESSE aí? (o que a amiga está tocando)".

    Na escrita:

    "A natureza tem muitos mistérios. Desse assunto tratou um famoso biólogo que..."

    E

    "Deste assunto precisamos tratar: as diferenças entre..."

    É isso. Fácil, né?

  • Anônimo
    Há 1 década

    Esse assunto é bem chatinho. O melhor é ir numa boa fonte. Dê uma olhada na gramática do Napoleão Mendes. Foi a gramática onde melhor explicado estava esse assunto.

  • Há 1 década

    desse=contração do pron. de+esse

    deste=contração do pron. de+este

    esse e este são pronomes demostrativos...iria usar duas páginas para explicar....

  • Há 1 década

    Esse - para algo distante de quem fala ou em termos temporários, remontar a uma época distante do momento presente; este para coisas que estão próximas ou (em termos temporais) para uma época imediatamente presente.

  • O que você acha das respostas? Você pode entrar para votar em uma resposta.
  • Anônimo
    Há 1 década

    Além do caso da proximidade que quase todo mundo escreveu, existe ainda o caso da anáfora e catáfora. Esqueça os nomes e entença a coisa: Se você já falou daquela palavra no texto, você usa esse, essa, desse, dessa. Ex.: A maior parte das crianças em escolas públicas não aprendem a ler fluentemente até a 4ª série do fundamental. Essas, muitas vezes desistem de estudar.

    Se você ainda não falou do termo, você vai usar este, esta, deste, desta. Ex.: O maior problema do mundo é este: o pecado que assola a humanidade.

    Sacou? Não é só nos casos de proximidade do objeto que se usa esses pronomes, mas também em casos de referentes textuais para não repetir a palavra. Foi bastante útil pra mim aprender isso, espero que te ajude também...

  • Há 3 anos

    são pronomes demostrativos...

Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.