Anônimo
Anônimo perguntou em Artes e HumanidadesLivros e Autores · Há 1 década

Gostaria de saber por que Mario Quintana não foi indicado para a academia de letras?

7 Respostas

Classificação
  • Há 1 década
    Melhor resposta

    Boa pergunta. A meu ver, a Academia Brasileira de Letras deveria mudar sua razão social para Academia Brasileira de Autoridades Políticas ou Midiáticas. Dos quarenta acadêmicos, provavelmente apenas um terço produziu obras de algum valor literário. No mais, são os amigos dos amigos, os jornalistas que adquiriram alguma visibilidade, os homens que comandaram tropas, alguns que fizeram da vida pública o trampolim para subirem vertiginosamente na escala social, e, por último, os autores descartáveis de grande sucesso, a exemplo de Paulo Coelho. Dizem que o próximo será o Jô aloprado. A injustiça que fizeram ao grande poeta Mário Quintana, antes já haviam cometido contra Lima Barreto. Enquanto isso, a verdadeira literatura vai morrendo, para alegria dos editores mercantilistas, que faturam os tubos com a publicação de esoterismos, auto-ajuda e a reedição dos livros já em domínio público. É isso. (Max Brum)

    Fonte(s): É isso o que penso. Quer ler mais textos meus? Eis o end: http://paginas.terra.com.br/arte/kronopius
  • Há 1 década

    Esse cara é demais!

    Mas,desde quando, um GÊNIO precisa necessariamente,fazer parte da ABL?

  • Há 1 década

    Ele concorreu três vezes. Reservado e avesso a política adotada pelos "mortais" da ABL, não fez a campanha para pedir voto no corpo-a-corpo. Em 1982, chegaram a oferecer a cadeira nº 4, mas ele não quis, já que o poeta dono da cadeira estava vivo e era amigo de Quintana, que disse que queria ir pra ABL justamente para conversar com o dono da cadeira e não para matá-lo.

  • Gibi
    Lv 6
    Há 1 década

    Uma academia que aceita um José Sarney e recusa Mario Quintana!...

  • O que você acha das respostas? Você pode entrar para votar em uma resposta.
  • Há 1 década

    Olha a Academia tem uma politica estranha, pelo menos nos ultimos anos. Metade do planeta conhece o Brasil por causa do Pele, a outra metade conhece o Brasil por causa dos livros de Jorge Amado , que foi o autor brasileiro mais traduzido no mundo, antes do fenomeno de vendas Paulo Coelho. Mas jorge Amado nunca foi da Academia, e botaram la a Zelia apenas por força de remorços.

    No entanto Jose Sarney que se auto denomina romancista e poeta, he um dos que vestem o fardao.

    Eu ja tentei, por varias vezes, ler Sarney, mas nao consigo. Entao, nao fique triste se Quintana nao he imortal, alias eu pensei que ele fosse.

    Se Quintana nao he imortal, sua obra o he.

  • Há 1 década

    O grande Mário Quintana candidatou-se 4 vezes e nas 4 perdeu. Ficou muito magoado e escreveu o poema "Da vez primeira que me assassinaram...", cujo 1º verso começa assim:

    "Da vez primeira que me assassinaram

    Levaram um jeito de sorrir que eu tinha

    Depois a cada vez que me mataram

    Foram levando qualquer coisa minha..."

    Fonte(s): Mário Quintana: Prosa e Verso. Nesse poema o autor expressa através de uma metáfora toda a sua mágoa.
  • Há 1 década

    Sério? Eu não sabia!!!!!! Mário Quintana era um dos melhores poetas brasileiros!!!!!!!!!!! Seus poemas são lindos e sensíveis!!! Injustiça!

Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.