de onde veio a expressão: "paciência de jó"?

16 Respostas

Classificação
  • Há 1 década
    Melhor resposta

    é que Jó era um personagem do velho Testamento que sofreu muito (Deus e o diabo fizeram uma aposta e muito sofrimento foi imposto a Jó para ver se ele mantinha sua fé mesmo com todas as adversidades). Bem, apesar de tudo ele se manteve paciente, perseverante e fiel a Deus e daí veio a frase.

    • Faça login para comentar as respostas
  • Anônimo
    Há 1 década

    Será que você nunca ouviu falar de Jó? Bom sinal...

    Conta a história bíblica que Jó era um capacho da vaidade divina e deus apostou com o diabo que ele era um fiel incondicional.

    matou a mulher dele, matou os filhos dele, encheu-o de doenças, lepras levou-o a falência e depois do pobre personagem estar arrasado, quase morrendo em desespero, perguntou-lhe: - Você acredita que eu sou o Senhor teu Deus? Jó respondeu: - Sim. E deus perguntou-lhe; - E você me ama? - Jó respondeu: - Sim... Então deus voltou-se para o diabo e acrescentou: - Viu? Esse é o tipo do capacho que eu quero...

    Assim Jó foi dado pelos crentes como um personagem paciente e criaram o referido dito popular.

    Mas não procure saber dessas histórias não porque é tudo assim... Insano...

  • Igor
    Lv 4
    Há 1 década

    Oi julinha,

    A expressão "paciência de jó", nasceu a partir do Livro de Jó da Bíblia Sagrada, pois, neste o demônio tenta fazer com que Jó perca sua fé em Deus lhe tirando tudo que possuía, como segue nos capítulos abaixo:

    Capitulo 1

    "1. Havia, na terra de Hus, um homem chamado Jó, íntegro, reto, que temia a Deus e fugia do mal.

    2. Nasceram-lhe sete filhos e três filhas.

    3. Possuía sete mil ovelhas, três mil camelos, quinhentas juntas de bois, quinhentas jumentas e uma grande quantidade de escravos. Este homem era o mais considerado entre todos os homens do Oriente.

    4. Seus filhos tinham o costume de ir à casa uns dos outros, alternadamente, para se banquetearem e convidavam suas três irmãs para comerem e beberem com eles.

    5. Quando acabava a série dos dias de banquetes, Jó mandava chamar seus filhos para purificá-los e, na manhã do dia seguinte, oferecia um holocausto por intenção de cada um deles: porque, dizia ele, talvez meus filhos tenham pecado e amaldiçoado Deus nos seus corações. Assim fazia Jó cada vez.

    6. Um dia em que os filhos de Deus se apresentaram diante do Senhor, veio também Satanás entre eles.

    7. O Senhor disse-lhe: De onde vens tu? Andei dando volta pelo mundo, disse Satanás, e passeando por ele.

    8. O Senhor disse-lhe: Notaste o meu servo Jó? Não há ninguém igual a ele na terra: íntegro, reto, temente a Deus, afastado do mal.

    9. Mas Satanás respondeu ao Senhor: É a troco de nada que Jó teme a Deus?

    10. Não cercaste como de uma muralha a sua pessoa, a sua casa e todos os seus bens? Abençoas tudo quanto ele faz e seus rebanhos cobrem toda a região.

    11. Mas estende a tua mão e toca em tudo o que ele possui; juro-te que te amaldiçoará na tua face.

    12. Pois bem!, respondeu o Senhor. Tudo o que ele tem está em teu poder; mas não estendas a tua mão contra a sua pessoa. E Satanás saiu da presença do Senhor.

    13. Ora, um dia em que os filhos e filhas de Jó estavam à mesa e bebiam vinho em casa do seu irmão mais velho,

    14. um mensageiro veio dizer a Jó: Os bois lavravam e as jumentas pastavam perto deles.

    15. De repente, apareceram os sabeus e levaram tudo; e passaram à espada os escravos. Só eu consegui escapar para te trazer a notícia.

    16. Estando ele ainda a falar, veio outro e disse: O fogo de Deus caiu do céu; queimou, consumiu as ovelhas e os escravos. Só eu consegui escapar para te trazer a notícia.

    17. Ainda este falava, e eis que chegou outro e disse: Os caldeus, divididos em três bandos, lançaram-se sobre os camelos e os levaram. Passaram a fio de espada os escravos. Só eu consegui escapar para te trazer a notícia!

    18. Ainda este estava falando e eis que entrou outro, e disse: Teus filhos e filhas estavam comendo e bebendo vinho em casa do irmão mais velho,

    19. quando um furacão se levantou de repente do deserto, abalou os quatro cantos da casa e esta desabou sobre os jovens. Morreram todos. Só eu consegui escapar para te trazer a notícia.

    20. Jó então se levantou, rasgou o manto e rapou a cabeça. Depois, caindo prosternado por terra,

    21. disse: Nu saí do ventre de minha mãe, nu voltarei. O Senhor deu, o Senhor tirou: bendito seja o nome do Senhor!

    22. Em tudo isso, Jó não cometeu pecado algum, nem proferiu contra Deus blasfêmia alguma.

    Capitulo 2

    1. Ora, um dia em que os filhos de Deus se apresentaram diante do Senhor, Satanás apareceu também no meio deles na presença do Senhor.

    2. O Senhor disse-lhe: De onde vens tu? Andei dando volta pelo mundo, respondeu Satanás, e passeando por ele.

    3. O Senhor disse-lhe: Notaste o meu servo Jó? Não há ninguém igual a ele na terra, íntegro, reto, temente a Deus e afastado do mal. Persevera sempre em sua integridade; foi em vão que me incitaste a perdê-lo.

    4. Pele por pele!, respondeu Satanás. O homem dá tudo o que tem para salvar a própria vida.

    5. Mas estende a tua mão, toca-lhe nos ossos, na carne; juro que te renegará em tua face.

    6. O Senhor disse a Satanás: Pois bem, ele está em teu poder, poupa-lhe apenas a vida.

    7. Satanás retirou-se da presença do Senhor e feriu Jó com uma lepra maligna, desde a planta dos pés até o alto da cabeça.

    8. E Jó tomou um caco de telha para se coçar, e assentou-se sobre a cinza.

    9. Sua mulher disse-lhe: Persistes ainda em tua integridade? Amaldiçoa a Deus, e morre!

    10. Falas, respondeu-lhe ele, como uma insensata. Aceitamos a felicidade da mão de Deus; não devemos também aceitar a infelicidade? Em tudo isso, Jó não pecou por palavras.

    11. Três amigos de Jó, Elifaz de Temã, Bildad de Chua e Sofar de Naama, tendo ouvido todo o mal que lhe tinha sucedido, vieram cada um de sua terra e combinaram ir juntos exprimir sua simpatia e suas consolações.

    12. Tendo de longe levantado os olhos, não o reconheceram; e puseram-se então a chorar, rasgaram as vestes, e lançaram para o céu poeira, que recaía sobre suas cabeças.

    13. Ficaram sentados no chão ao lado dele sete dias e sete noites, sem que nenhum lhe dirigisse a palavra, tão grande era a dor em que o viam mergulhado."

    Ok.

    Espero ter ajudado.

    Um abraço.

    • Faça login para comentar as respostas
  • Há 1 década

    Do livro de Jó, da Bíblia. Jó era um servo de Deus e o diabo por inveja e vendo que Jó fazia a vontade de Deus intentou contra Jó e propôs a Deus que provase Jó para ver se ele continuaria fiel. Deus permitiu que Jó perdesse tudo, filhos, riquezas e saúde, mesmo assim ele continuou esperando em Deus. Sua mulher e seus amigos sempre falaram para ele amaldiçoar a Deus, mas ele esperou com paciência e Dues devolveu a tudo para ele em dobro. Jó é o exemplo da paciência e da perseverança.

    • Faça login para comentar as respostas
  • O que você acha das respostas? Você pode entrar para votar em uma resposta.
  • Há 1 década

    Jó era um personagem bíblico conhecido por ser muito paciente.

    • Faça login para comentar as respostas
  • Há 1 década

    E além do que foi dito, ele viveu por volta de 200 anos.

    • Faça login para comentar as respostas
  • jó foi um homem temente a deus e o diabo provou sua carne com chagas e este homem teve paciência não blasfemou e esperou em deus e tudo que ele perdeu foi devolvido em triplo por ter tido paciência e confiado em deus !!

    • Faça login para comentar as respostas
  • Anônimo
    Há 1 década

    Da Bíblia ,jó era um homem doente e sofria muito e mesmo tinha muita paciência para enfrentar tudo.

    • Faça login para comentar as respostas
  • Anônimo
    Há 1 década

    Na Bíblia existe um personagem chamado Jó. Jó era um homem temente a Deus e muito rico, mas Deus permitiu que o diabo tirasse todas as riquezas de Jó fizesse com que Jó adoecesse e ficasse numa situação muito difícil, para provar a fé desse homem. No final das contas, mesmo depois de tudo o que aconteceu, Jó não ofendeu a Deus, mesmo depois da sua mulher ter-lhe dado essa idéia. Daí a expressão paciência de Jó.

    • Faça login para comentar as respostas
  • Há 1 década

    Jó era um presonagem descrito na biblia... um homem mto rico q perdeu tdo por amor a Deus... ele se mostrou paciente entende???????

    • Faça login para comentar as respostas
Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.