Por que o galo canta ao amanhecer?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
Melhor respostaEscolha do autor da pergunta
Quando nasce o dia, o galo canta bem alto para avisar ao galinheiro que continua vivo e no comando. O canto tem a função de assustar eventuais desafiantes e foi a forma que ele encontrou para controlar seu território. O galinheiro tem apenas um galo porque se tivesse dois, apenas um sobreviveria à luta pela liderança.

Classificação e comentário do autor da pergunta

5 de 5
Legal é isso aí interessante....
  • 8
  • Comentário

Outras respostas (47)

Classificada como mais alta
  • Classificada como mais alta
  • Mais antigo
  • Mais recente
  • Tiago Barbosa respondido 8 anos atrás
    Pra mostrar quem é que manda no galinheiro!
    • 1
    • Comentário
  • SEM TOP respondido 8 anos atrás
    Provavelmente para acordar o seu harém de galinhas, e dizer que esta pronto pra começar um novo dia, ou seja , correr atras das coitadinhas. kkkkkkkk.
    • Taxa
    • Comentário
  • Rainê Gustavo respondido 8 anos atrás
    pq da vontade. shuashuashuashuashuashua!
    • Taxa
    • Comentário
  • LESMINHA respondido 8 anos atrás
    Se- ria porque o galo canta ao amanhecer, da mesma for- ma como o clarim é tocado
    ao amanhecer e ao anoi- tecer, quando o céu está avermelhado pelo nascer e ...
    • Taxa
    • Comentário
  • Antonio R respondido 8 anos atrás
    Para avisar às galinhas que ele já está 'pronto'.
    • Taxa
    • Comentário
  • toleranciazero respondido 8 anos atrás
    Ele canta ao amanhecer porque antes ele tava dormindo ou tava ocupado com tanta galinha.
    • Taxa
    • Comentário
  • silvarobertocem respondido 8 anos atrás
    Certamente porque ele acorda. E galo canta geralmente porque a vida sorriu pra ele, pois está com as femeas a disposição, fazer amor é seu trabalho.
    • Taxa
    • Comentário
  • HotDoc respondido 8 anos atrás
    Para demarcar seu território.Ele usa o canto como os animais quadrupedes predadores usam a urina (territorial piss).
    • Taxa
    • Comentário
  • Supertal respondido 8 anos atrás
    Ele não canta só ao amanhecer, mas a meia noite também. Se você tiver algum galo por perto, não durma e verás...
    "O galo canta e os males espanta"
    • Taxa
    • Comentário
  • Sign In 

    para adicionar sua resposta

  • Thi-thi respondido 8 anos atrás
    Pq se ele cantar de noite, ele acorda o dono da casa e vai virar ensopado no dia seguinte
    • Taxa
    • Comentário
  • jefferson s respondido 8 anos atrás
    por ser uma mania dele.......
    • Taxa
    • Comentário
  • Daf respondido 8 anos atrás
    Ha um tempo, numa aula de Mitologia Grega ouvi essa história: uma deusa lá era casada com o sol (não lembro o nome de ninguém!), mas traía seu marido. Pra que ela soubesse a hora que o marido estava chegando, colocou um guarda na sua porta que deveria gritar avisando que o sol tava vindo. isso aconteceu durante um tempo. Até que um dia o guarda dormiu no posto e o Sol pegou a mulher no flagra. Se vingou dela (não lembro fazendo o que!) e puniu o guarda fazendo dele um galo, destinado a cantar todos as manhãs avisando que o sol está chegando.
    =)
    • 1
    • Comentário
  • Déboretty respondido 8 anos atrás
    Porque ao anoitecer ele já está dormindo,já ouviu a expressão ''dormindo com as galinhas''? É porque eles dormem cedo logo acordam cedo.?
    • Taxa
    • Comentário
  • Ellen Sonhadora respondido 8 anos atrás
    Por que sera?
    • Taxa
    • Comentário
  • PERSIA ROBERTA D respondido 8 anos atrás
    Porque ele é uma especie de relogio biológico e como sempre cantam no mesmo horario as pessoas se baseiam por ele.
    • Taxa
    • Comentário
  • Michael Pietro respondido 8 anos atrás
    Isso é típico da ave, assim como o costume de muitas outras aves, não sei porque, mais sei que muitas das vezes se torna útil, principalmente no interior onde é sempre muito bom acordar com o cantar do galo.
    • Taxa
    • Comentário
  • eliane b respondido 8 anos atrás
    pra acordar as vadios...
    • Taxa
    • Comentário
  • Pe respondido 8 anos atrás
    Porque ele vê o sol.
    • Taxa
    • Comentário
  • Miguel Canguçu Alves respondido 8 anos atrás
    Para saudar o sol que nasce e lembrar à humanidade para agradecer por mais um dia de vida e da sua responsabilidade para com ela.
    • Taxa
    • Comentário
  • Andreia respondido 8 anos atrás
    para acordar o povo do campo pra trabalha ..
    ate pq quem Deus ajuda quem cedo madruga! rsrsr
    • Taxa
    • Comentário
  • correarosane respondido 8 anos atrás
    o galo canta de ao amanhecer por que deus quis que ele fosse o sinal de que o sol esta nascendo,que um novo dia estar para começar.....eo despertador da natureza......
    • Taxa
    • Comentário
  • alexrsk respondido 8 anos atrás
    O galo não passa de um retardado que quer apenas causar distúrbio na sociedade cacarejando como um otário logo pela manha.
    • Taxa
    • Comentário
  • Chagas respondido 8 anos atrás
    O galo canta para marcar seu território de domínio. Quando ele acorda ele começa a cantar e prolonga pelo resto do dia claro. Com o seu canto ele espera ouvir o canto de outros galos e calcula a distância deles.
    • Taxa
    • Comentário
  • Felipe respondido 8 anos atrás
    Instinto selvagem do galo, para mostrar que ele está vivo e ainda manda no galinheiro.Assim demais galos se afastam do galinheiro.
    • Taxa
    • Comentário
  • Rubens respondido 8 anos atrás
    no campo para acordar o pessoal para trabalhar, na cidade para não nos deixar dormir gostoso na parte da manhã
    • Taxa
    • Comentário
  • Bruna M respondido 8 anos atrás
    Não era ele que levantava o sol

    Era uma vez um grande quintal onde reinava soberano e poderoso galo. Orgulhoso de sua função, nada acontecia no quintal sem que ele soubesse e participasse. Com sua força descomunal e coragem heróica, enfrentava qualquer perigo. Era especialmente orgulhoso de si mesmo, de suas armas poderosas, da beleza colorida de suas penas, de seu canto mavioso.

    Toda manhã acordava pelo clarão do horizonte e bastava que cantasse duas ou três vezes para que o sol se elevasse acima para o céu. "O sol nasce pela força do meu canto", dizia ele. "Eu pertenço à linhagem dos levantadores do sol. Antes de mim era meu pai; antes de meu pai era meu avô!" ...

    Um dia uma jovem galinha de beleza esplendorosa veio morar em seu reinado e por ela o galo se apaixonou. A paixão correspondida culminou numa noite de amor para galo nenhum botar defeito. E foi aquele amor louco, noite adentro. Depois do amor, já de madrugada, veio o sono. Amou profundamente e dormiu profundamente.

    As primeiras luzes do horizonte não o acordaram como de costume. Nem as segundas. ... Para lá do meio dia, abriu os olhos sonolentos para um dia azul, de céu azul brilhante e levou um susto de quase cair. Tentou inutilmente cantar, apenas para verificar que o canto não lhe passava pelo nó apertado da garganta. - "Então não sou eu quem levanta o sol?", comentou desolado para si mesmo. E caiu em profunda depressão. O reconhecimento de que nada havia mudado no galinheiro enquanto dormia trouxe-lhe um forte sentimento de inutilidade e um questionamento incontrolável de sua própria competência. E veio aquele aperto na garganta. A pressão no peito virou dor. A angústia se instalou definitivamente e fez com que ele pensasse que só a morte poderia solucionar tamanha miséria. "O que vão pensar de mim?", murmurou para si mesmo, e lembrou daquele galinho impertinente que por duas ou três vezes ousou de longe arrastar-lhe a asa. O medo lhe gelou nos ossos. Medo. Angústia. Andou se esgueirando pelos cantos do galinheiro, desolado e sem saída.

    Do fundo de seu sentimento de impotência, humilhado, pensou em pedir ajuda aos céus e rezou baixinho, chorando. Talvez tenha sido este momento de humildade, único em sua vida, que o tenha ajudado a se lembrar que, em uma árvore, lá no fundo do galinheiro, ficava o dia inteiro empoleirado um velho galo filósofo que pensava e repensava a vida do galinheiro e que costumava com seus sábios conselhos dar orientações úteis a quem o procurasse com seus problemas existenciais.

    O velho sábio o olhou de cima de seu filosófico poleiro, quando ele vinha se esgueirando, tropeçando nos próprios pés, como que se escondendo de si mesmo. E disse: "Olá! Você nem precisa dizer nada, do jeito que você está. Aposto que você descobriu que não é você quem levanta o sol. Como foi que você se distraiu assim? Por acaso você andou se apaixonando?". Sua voz tinha um tom divertido, mas ao mesmo tempo compreensivo, como se tudo fosse natural para ele. A seu convite, o galo angustiado empoleirou-se a seu lado e contou-lhe a sua história. O filósofo ouviu cada detalhe com a paciência dos pensadores. Quando o consulente já se sentia compreendido, o velho sábio fez-lhe uma longa preleção:

    "Antes, quando você ainda achava que até o sol se levantava pelo poder do seu canto, digamos que você estava enganado. Para definir seu problema com precisão, você tinha o que pode ser chamado de "Ilusão de Onipotência". Então, pela mágica do amor, você descobriu o seu próprio engano, e até aí estaria ótimo, porque nenhuma vantagem existe em estar tão iludido. Saiba você que ninguém acredita realmente nessa história de canto de galo levantar o sol. Para a maioria, isto é apenas simbólico: só os tolos tomam isto ao pé da letra. "Entretanto, agora", continuou o sábio pensador, "você está pensando que não tem mais nenhum valor, o que é de certa forma compreensível em quem baseou a vida em tão grande ilusão. Contudo, examinando a situação com maior profundidade, você está apenas trocando uma ilusão por outra ilusão. O que era uma 'Ilusão de Onipotência' pode ser agora chamado de 'Ilusão de Incompetência'. Aos meus olhos, continuou o sábio, nada realmente mudou. Você era, é e vai continuar sendo, um galo normal, cumpridor de sua função de gerenciar o galinheiro, de acordo com a tradição dos galináceos. Seu maior risco, continuou o pensador, é o de ficar alternando ilusões. Ontem era 'Ilusão de Onipotência', hoje, 'Ilusão de Incompetência'. Amanhã você poderá voltar à Ilusão de Onipotência novamente, e depois ter outra desilusão... Pense bem nisto: uma ilusão não pode ser solucionada por outra ilusão. A solução não está nem nas nuvens nem no fundo do poço. A solução está na realidade". Após um longo período de silêncio, o velho galo filósofo voltou-se para os seus pensamentos. Nosso herói desceu da árvore para a vida comum do galinheiro.

    Na dia seguinte, aos primeiros raios da manhã, cantou para anunciar o sol nascente. E tudo continuou como era antes.

    Maurício de Souza Lima
    • 1
    • Comentário
  • Rosana respondido 8 anos atrás
    Pq são galos se fossem gatos miavam kkkkk
    • Taxa
    • Comentário
  • aldinhadornelas respondido 8 anos atrás
    Como tenho criação ,eu sei q o galo começa a cantar de hora em hora,a partir da meia- noite(aí canta a 01:00/02:00...etc) até às 05:00da manhã;como eu acordo nesse horário e saio logo para trabalhar,não posso dizer,como é ao longo do dia,mas sinceramente eu não sei o porquê desse "hábito"!
    • Taxa
    • Comentário
  • LG respondido 8 anos atrás
    Deve ser porque ele está feliz, ou deve ser para espantar os maus espiritos, pois sa diz o ditado popular "quem canta seus males espanta".
    • Taxa
    • Comentário

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear