O que é um parônimo?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
Lingua Portuguesa
Melhor resposta
Parônimos são palavras de sentido diferente e forma semelhante, que provocam, com alguma frequência, confusão. Essas palavras apresentam grafia e pronúncia parecida, mas com significados diferentes.

PS: A pronúncia de palavras parônimas é parecida, mas não é igual. Palavras com pronúncias iguais são chamadas Homófonos.

Exemplos:

Eis alguns exemplos de palavras parônimas:

arrear. pôr arreios a - arriar. abaixar

comprimento. extensão - cumprimento. saudação

deferimento. concessão - diferimento. adiamento

delatar. denunciar - dilatar. retardar, estender

descrição. representação - discrição. reserva

descriminar. inocentar - discriminar. distinguir

despensa. compartimento - dispensa. desobriga

destratar. insultar - distratar. desfazer(contrato)

emergir. vir à tone - imergir. mergulhar

eminência. altura, excelência - iminência. proximidade de ocorrência

emitir. lançar fora de si - imitir. fazer entrar

enfestar. dobrar ao meio - infestar. assolar

enformar. meter em fôrma - informar. avisar

entender. compreender - intender. exercer vigilância

lenimento. suavizante - linimento. medicamento para fricções

peão. que anda a pé - pião. espécie de brinquedo

recrear. divertir - recriar. criar de novo

se. pronome átono, conjugação - si. espécie de brinquedo

vadear. passar o vau - vadiar. passar vida ociosa

venoso. relativo a veias - vinoso. que produz vinho mal . estado de saúde complicado,relativo a males, oposto de bem - mau vem de maldade, pessoa má, cachorro mau.

Source:

  • 2
  • Comentário

Outras respostas (3)

Classificada como mais alta
  • Classificada como mais alta
  • Mais antigo
  • Mais recente
  • podocarpo respondido 8 anos atrás
    " adjetivo e substantivo masculino
    Rubrica: gramática, lingüística.
    1diz-se de ou cada um dos dois ou mais vocábulos que são quase homônimos, diferenciando-se ligeiramente na grafia e na pronúncia
    1.1diz-se de ou palavra cujos fonemas podem confundir-se com os de outra(s), por razões etimológicas ou simplesmente tônicas (p.ex.: deferir: diferir, descrição: discrição, emigrar: imigrar etc.)
    1.2na paronomásia, diz-se de cada uma das palavras fonicamente parecidas que se colocam próximas uma da outra num texto."

    Fonte(s):

    Dicionário eletrônico Houaiss da língua portuguesa
    • Taxa
    • Comentário
  • Miranda_Ms respondido 8 anos atrás
    Palavras que tem sons semelhantes a de outras

    Fonte(s):

    mini aurelio
    • Taxa
    • Comentário
  • SKY´UP respondido 8 anos atrás
    Parônimos são palavras de sentido diferente e forma semelhante, que provocam, com alguma frequência, confusão. Essas palavras apresentam grafia e pronúncia parecida, mas com significados diferentes.

    Fonte(s):

    • Taxa
    • Comentário
  • Sign In 

    para adicionar sua resposta

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear