Um raio não cai duas vezes em um mesmo lugar. Isto tem algum fundamento científico?

considerando o poder das pontas.

4 Respostas

Classificação
  • Há 8 anos
    Melhor resposta

    Não tem qualquer fundamento cientifico. É uma questão de probabilidade e de crença pessoal

  • Há muitas razões para um raio "cair" em algum lugar, além de tal evento também ter uma componente aleatória e probabilística. Se a causa que determinou a ocorrência de um raio em algum momento não for removida, é provável que o raio "caia" mais vezes ali. Portanto, não é estranho que UM RAIO "CAIA" DUAS OU MAIS VEZES NO MESMO LUGAR.

    Os para-raios tem o objetivo de fazer com que os raios "caiam" no mesmo lugar!

    Usei o CAIR entre aspas pois esta expressão é popular e não é a melhor do ponto de vista científico. Raios não caem. Raios (canais ionizados onde a energia elétrica é dissipada) se formam, se produzem. Uma ponta metálica aumenta a probabilidade de que um raio se forme tendo uma extremidade nesta ponta.

    Prof. Fernando Lang da Silveira - IF-UFRGS

    www.if.ufrgs.br/~lang/

  • Há 8 anos

    ñ , ditado popular

  • Há 8 anos

    NÃo. Não tem fundamento científico.

    É só questão de probalidade.

Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.