Anônimo
Anônimo perguntou em Ciências e MatemáticaFísica · Há 9 anos

pergunta de eletrodinâmica!!?

Para um voltímetro marcar uma voltagem,tem que estar em paralelo com os resistores num é isso?

Eu vi um exercício que dizia que o voltímetro ideal estava em série com o resistor e por isso,a corrente era nula.

Eu estou meio confusa.Alguém sabe me explicar?

1 Resposta

Classificação
  • Melhor resposta

Um voltímetro ideal tem resistência elétrica infinitamente grande. Sendo assim, ao ser introduzido em paralelo com o elemento sobre o qual deseja-se medir a tensão (ou "voltagem"), não perturba o circuito. Se o voltímetro é colocado em série, interromperá o circuito pois sua resistência é muito grande; ou seja, resistência muito grande é o equivalente a colocar uma chave aberta (interruptor) em série com o elemento.

Na prática voltímetros possuem resistência muito maior do que a resistência dos elementos que se deseja medir. Assim sendo, a introdução do volímetro em paralelo com algum elemento, afeta tão pouco o circuito que a sua influência (qualquer elemento contribui para o funcionamento do ciricuito) pode ser negligenciada. Se o voltímetro é colocado em série, ele determina que a corrente elétrica no ramo onde foi colocado se torne desprezível.

Prof. Fernando Lang da Silveira - IF-UFRGS

www.if.ufrgs.br/~lang/

Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.