Anônimo
Anônimo perguntou em Ciências e MatemáticaFísica · Há 7 anos

É possível armazenar vapor dagua em um cilindro ?

Suponha que eu aqueça a agua, e de alguma maneira eu faça uma ligação entre o recipiente que a agua esta sendo aquecida e um cilindro (por exemplo: tipo um botijão de gas vazio, por exemplo), ou seja, o vapor vai enchendo o cilindro. Ao retirar e lacar o cilindro o que acontecera com o vapor ? ele virara agua dentro do cilindro ? (porque a temperatura do cilindro é menor) ou ficará definitivamente no estador de vapor ? (ao passo que ao abrir o cilindro saia vapor e não agua) ?

4 Respostas

Classificação
  • Melhor resposta

    Inicialmente uma consideração importante:

    Vapor d'água pode existir não apenas acima dos 100 graus Célsius mas em qualquer temperatura. O ar que respiramos contem vapor d'água em maior ou menor quantidade, dependendo da umidade relativa e da temperatura ambiente. O importante dessa consideração inicial é que água líquida e vapor d'água podem existir simultaneamente no mesmo ambiente.

    Responderei tua questão imaginando um recipiente inicialmente evacuado, no qual introduzimos vapor d'água. A introdução inicial de vapor no recipiente, mantida a sua temperatura constante, elevará a pressão. Entretanto se a introdução de vapor for continuada, a pressão continuará aumentando mas finalmente será atingida a PRESSÃO DE VAPOR SATURADO (PVS). Então introdução de mais vapor no recipiente NÃO mais aumentará a pressão, ocasionando a liquefação do vapor excedente. Ou seja, não se pode ter vapor d'água em pressões superiores a sua PVS.

    A PVS é dependente da temperatura. Exemplificando:

    Para a temperatura é 20º C a PVS é 0,02 atm.

    Para a temperatura é 100º C a PVS é 1 atm.

    Para a temperatura é 140º C a PVS é 5 atm.

    Para a temperatura 180º C a PVS é cerca de 10 atm.

    Para a temperatura 200º C a PVS é cerca de 15 atm.

    Para a temperatura 260º C a PVS é cerca de 50 atm.

    Para a temperatura 300º C a PVS cerca de 85 atm.

    Este crescimento "dramático" da PVS com a temperatura é regido pela “Lei de Clapeyron-Clausius”.

    Portanto existir vapor d'água a 10 atm (pressão compatível com a pressão em um botijão de gás) devesse manter o botijão em temperatura igual ou superior a 180º C. E se a temperatura não for mantida constante, a pressão decrescerá rapidamente com o abaixamento da temperatura pois conforme diminui a temperatura parte do vapor se liquefaz. Finalmente, na temperatura ambiente de 20º C restará muito pouco vapor no interior do recipiente.

    Veja outras perguntas e respostas que tem relação com este tema:

    http://www.if.ufrgs.br/cref/?area=questions&id=345

    http://www.if.ufrgs.br/cref/?area=questions&id=118

    Prof. Fernando Lang da Silveira - IF-UFRGS

    www.if.ufrgs.br/~lang/

    "Docendo discimus."

    Sêneca

  • Anônimo
    Há 7 anos

    raciocine meu caro:

    vc vai aquecer a agua ate ela se transformar totalmente em vapor....

    mas vc tem q manter a temperatura alta pois senao o vapor vai trocar calor com as paredes q por susa vez troca calor com o ar ambiet....

    conclusao: vc ker fazeh magika eh isso????

  • Anônimo
    Há 7 anos

    só seria possivel se o cilindro estivesse em um lugar com mais de 100°c,pois se estiver numa temperatura inferior ira virar liquido

  • Há 7 anos

    sim

Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.