Anônimo
Anônimo perguntou em Ciências e MatemáticaFísica · Há 7 anos

qual o metal usado para resistencia de chuveiros, ebulidor, secador de cabelo?

2 Respostas

Classificação
  • Melhor resposta

    Para construir uma "resistência" de chuveiro, ebulidor, secador de cabelo deve se usar uma liga metálica com alta resistividade quando comparada à resistividade do cobre, do alumínio ou mesmo do ferro e que suportem operar em temperaturas elevadas, da ordem de 1000 graus Célsius.

    Outra característica desejável para tais materiais é que a resistividade varie pouco com a temperatura.

    Exemplificarei com uma destas ligas, o nicromo (15%-25%Cr, 19-80%Ni, sendo o restante Fe), comparando com o cobre. Imaginarei dois fios com a mesma grossura, um de nicromo e o outro de cobre. Para que os dois fios tenham a mesma resistência elétrica, o fio de cobre tem que ser cerca de 65 vezes mais comprido do que o de nicromo na temperatura ambiente. Adicionalmente a resistência elétrica do cobre tem uma variação cerca de 10 vezes maior do que a resistência de nicromo para a mesma variação de tempertura.

    Pelo grande comprimento que um fio de "resistência" deveria ter se fosse de cobre em um ebulidor, por exemplo, torna-se inviável construir um ebulidor de cobre.

    Adicionalmente o ponto de fusão do cobre é cerca de 1100 graus Célsius e o do nicromo 1400 graus Célsius, portanto a liga de nicromo pode operar em temperaturas mais altas do que o cobre.

    Prof. Fernando Lang da Silveira - IF-UFRGS

    www.if.ufrgs.br/~lang/

    "Docendo discimus."

    Sêneca

  • Há 7 anos

    Pesquise no Google .....

    .

Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.