Alinhamento de planetas: qual a real influência na Terra?

Fala-se muito em alinhamento de planetas afetando diretamente a Terra, mas, na ponta do lápis, qual a verdadeira influência disso afinal?

Comparando-se numericamente a força gravitacional Terra X Sol, Terra X Lua, Terra X Júpiter, Terra X Marte e Terra X Vênus, quem influencia mais em sua aproximação máxima?

Qual a relação entre as forças?

Atualizada:

Phil Plait não fala do Sol na tabela...

2 atualizadas:

Bem colocado 'Methodic', calculando a influência solar.

4 Respostas

Classificação
  • Há 1 década
    Melhor resposta

    O Phil Plait, o Bad Astronomer, já fez as contas tanto para a atração quanto para as forças de maré.

    As massas estão em 10^22 kg e as forças de gravidade e maré são calculadas tomando a foça da lua (Moon) como sendo 1.

    Objeto Mass Distance Gravity Tides

    Mercury 33 92 0.00008 0.0000003

    Venus 490 42 0.006 0.00005

    Mars 64 80 0.0002 0.000001

    Jupiter 200,000 630 0.01 0.000006

    Saturn 57,000 1280 0.0007 0.0000002

    Uranus 8,700 2720 0.00002 0.000000003

    Neptune 10,000 4354 0.00001 0.000000001

    Pluto ~1 5764 0.0000000006 0.00000000000004

    Moon 7.4 0.384 1.0 1.0

    Desculpe a falta de alinhamento, mas no link abaixo vcs podem ver a tabela formatada corretamente. O sumário executivo é que a influência gravitacional de todos os objetos da lista acima com exceção da Lua, dão 1,7% da atração desta e menos de 0,006% da força de maré...

    P.S: Pelas minhas contas, uma linha adicional com dados sobre a influência do Sol daria algo como:

    Sun 198.910.000 / 147 / 183 / 0,479

  • Há 1 década

    Um "alinhamento" de planetas apenas desloca o centro de massa do sistema para fora da superfície do Sol.

    Júpiter e Saturno, os mais massivos, é que fazem a grande diferença.

    Quando estão próximos, podem deslocar o centro de massa do sistema cerca de 1.000.000 km para fora do Sol.

    Lemprem-se que os planetas orbitam este centro de massa e não o Sol.

  • Há 1 década

    Bom, primeiro, é impossível que os planetas fiquem em linha, exatamente, por que as órbitas de todos eles tem inclinações diferentes, e cruzam a órbita da Terra em diferentes pontos.

    Sem fazer o cálculo, dá para fazer algumas deduções: imaginando que todos os 8 planetas estivessem em linha, de um lado da Terra tem Netuno, Urano, Saturno, Júpiter e Marte, e do outro lado tem Vênus, Mercúrio e o Sol. O Sol tem mais de 99% da massa do Sistema Solar. Então em um alinhamento destes, seja qual for a influência dos planetas, é mínima em relação ao resto dos planetas.

    Se der tempo eu faço a conta, mas...

  • Há 1 década

    Imagine uma mesa de bilhar gigante onde o Sol é a bola branca e os demais planetas são as demais bolas.

    Aí Deus vai dar uma tacada daquelas.....

    Brincaderinha....

    Não se perturbe com isso amigo!

    Jesus te ama!

    Fonte(s): Leia a Bíblia!
Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.