É física, será que você consegue me ajudar nessa?

Por razões médicas, é importante que um astronauta determine sua massa em intervalos de tempo regulares. Descreva um modo de medir massas em um ambiente com peso aparente igual a zero.

2 Respostas

Classificação
  • Melhor resposta

    Uma forma viável de determinar a massa de um corpo é colocar este corpo preso à extremidade de uma mola com constante elástica K conhecida enquanto a outra extremidade da mola é presa solidariamente à estrutura da nave que transporta o astronauta . Depois permitir que o corpo oscile preso a essa mola e medir o período T das oscilações. A massa será dada por:

    M = T^2 . K /(2 π)^2

    Desta forma basta um cronômetro e uma mola com constante elástica conhecida para se "pesar" um corpo mesmo que seu peso aparente seja nulo.

    Prof. Fernando Lang da Silveira - IF-UFRGS

    www.if.ufrgs.br/~lang/

  • Pensei primeiro em volume e densidade específica.... Mergulhe no inicio da viagem o astronauta em uma banheira e meça o volume que transborda... calcule a densidade dele e vá multiplicando este valor por voluma a cada "pesagem"... Como a massa vai diminuir principalmente em carne e pele e ossos são mais densos, é um método com erros...

    Um processo melhor é criar uma bola de massa conhecida mb, que seja arremessada por uma máquina a velocidade sempre igual (Vb)

    Á mesma distância sempre, o astronauta, de massa ma, nicialmente em repouso, "agarra" a bola, ganha velocidade "pregado" a ela e tem sua velocidade do conjunto (a+b) medida (Vba) por algum instrumento.

    Pelo Princípio da Conservação de Movimento, a quantidade de movimento inicial da bola é igual à quantidade de movimento final da bola + astronauta...

    mb. Vb = (mb+ma). Vba

    (mb.Vb) / Vba = mb + ma

    (mb.Vb) / Vba - mb = ma

    ma = mb Vb/Vba - mb

    ma = mb ( Vb/Vba - 1 )

    Abraço

Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.