Por que ocorre reflexo da paisagem na superfície da água?

Não pode ser "reflexão total" já que a imagem refletida está justamente do lado de fora da água (meio menos refringente). Grato desde já a quem tentar me ajudar.

2 Respostas

Classificação
  • Há 10 anos
    Melhor resposta

    Quando a luz que se propaga no ar atinge a superfície da água, parte dela (parte da energia luminosa) é refletida e parte é refratada. O fenômeno da refração é sempre acompanhado do fenômeno da reflexão! Quanto maior o ângulo de incidência (quanto mais rasante à superfície da água a luz incidir), tanto maior é a parte da luz refletida. Quando enxergas a paisagem distante refletida na superfície da água, estás recebendo raios luminosos que atingiram a superfície da água segundo ângulos de incidência grandes (isto é, raios luminosos rasantes à superfície da água) e, portanto, grande parte da energia luminosa incidente não é refratada mas refletida. Assim a superfície da água funciona como um espelho, tendendo a um espelho que tudo reflete quando o ângulo de incidência tende a noventa graus ou a direção de propagação da luz incidente tender a ser paralela à superfície da água. Mesmo quando nos miramos na superfície da água calma, podemos discernir nossa imagem por reflexão; nesse caso há pouca reflexão porque a luz incide quase perpendicularmente à superfície da água mas dependendo das condições de iluminação podemos nos ver. O mito de Narciso, o rapaz da mitologia grega que se apaixona pela sua própria imagem em um lago, exemplifica belamente a possibilidade da reflexão da luz ao passar do ar para a água.

    Para finalizar destaco que também quando a luz passa da água para o ar, sempre há reflexão, podendo nesse caso acontecer a "reflexão total" para ângulos de incidência bem menores do que noventa graus.

    Prof. Fernando Lang da Silveira - IF-UFRGS

    www.if.ufrgs.br/~lang/

  • Há 10 anos

    por causa da luz do sol

Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.