Anônimo
Anônimo perguntou em Ciências e MatemáticaFísica · Há 7 anos

O fio neutro da nossa casa passa corrente?

O neutro pode ser 0V para fazer 110V com o fase mas tem que ter corrente?

Atualizada:

Se tiver corrente a tensão não pode ser Zero...pela fórmula correto?

9 Respostas

Classificação
  • Melhor resposta

    Em circuito aberto, isto é, nada ligado à instalação, desprezando-se os pequenos efeitos capacitivos (capacitor alimentado em tensão alternada demanda corrente) da própria instalação, as correntes no fase e no neutro são nulas.

    Quando um equipamento é ligado à instalação, demandando corrente, haverá a MESMA corrente eficaz no neutro e no fase. Tanto isso é verdade que o dimensionamento de AMBOS os fios da instalação (neutro e fase) é feito tomando-se em conta a corrente demandada na instalação. Se o neutro não conduzisse corrente, poderia ser constituído por um fio condutor tão fino quanto se possa imaginar e, adicionalmente, deveria se acreditar que os eletricistas que dimensionaram a instalação fossem ignorantes e desperdiçaram material. ;-)

    Dizer que um ramo da instalação é neutro significa dizer que NÃO há diferença de potencial elétrico entre ele e a terra e NÃO significa dizer que é isento de corrente. Adicionalmente, como o potencial elétrico do fase é alternado (senoidal), o neutro às vezes está em um potencial inferior ao do fase e outras vezes superior. Portanto o neutro, em relação ao fase, é, durante parte do ciclo de tensão "negativo" e durante outra parte "positivo" em relação ao fase.

    Prof. Fernando Lang da Silveira - IF-UFRGS

    www.if.ufrgs.br/~lang/

  • Há 7 anos

    A tenção "teimoso da Física"...

    Leia o que o Prof. Fernando escreveu !

    O resto é tudo "bullshit" ... pode deletar... não perca tempo nem de ler.

    Valeu Fernandão.....

    .

  • Há 7 anos

    tem um ex da fuvest que explica bem isso, 220 aumenta a diferença de potencial entre os fios,por exemplo 110 e -110

  • Anônimo
    Há 7 anos

    Tem corrente, afinal tem que haver corrente passando pelos dois fios para o equipamento elétrico funcionar. E a tensão pode ser zero sim, pois lembre que é uma diferença de potencial, 110 V em um e zero em outro resulta em 110 V.

  • O que você acha das respostas? Você pode entrar para votar em uma resposta.
  • Neo
    Lv 5
    Há 7 anos

    O neutro tem uma certa corrente sim! Não sei explicar, mas não é apenas um fio ligado à nada! Abraço!

  • ASTAR
    Lv 5
    Há 7 anos

    Não use NEUTRO e sim NEGATIVO para melhor entendimento.

    Para a corrente circular é necessário dois condutores e entre eles uma resistência, ou lampada ou motor ou gerador etc.. A corrente faz o trabalho consumindo energia pela DDP existente do condutor POSITIVO para o NEGATIVO.

    Ou seja o NEGATIVO é energisado no momento que o sistema é energisado ou fechado.

    Porém, poderá sempre haver resíduos no circuito ou estar circulando uma baixa corrente, ou até mesmo um contato por instalações mal feitas ou danos por aquecimento excessivo nas fiações etc... ou isolamentos precários etc..

    Se o circuito estiver fechado existirá DDP portanto está energisado.

    Se estiver aberto ou desconectado da rede então não há corrente alguma por não haver DDP, ou seja DDP=nula, Nesta situação o circuito está sem DDP alguma ou totalmente neutro, não negativo!

    Para exitir negativo deve haver sua contrapartida positiva.

    Pode haver DDP porém o circuito está aberto ou desligado, porém ligado a rede num pólo + somente, assim a DDP = 0v no pólo negativo.

  • Há 7 anos

    Fala sério cara!!!!!!Pelo amor de Deus...um belo verão lá forae vc estudando física em plena férias????Vc não tem amigos e namorada não?

  • Luiz
    Lv 6
    Há 7 anos

    Não passa

    potencial elétrico=k.q.q2/d

    0=k.q.q/d

    Isso quer dizer que as cargas são nulas

    Como:

    corrente = cargas / tempo

    Se não há cargas não existe corrente.

    A função desse fio é fazer que os elétrons percorram o aparelho eletrônico de nossas casas.Por causa da diferença de potencial os elétrons são atraídos para o fio.

    É comum esse fios adquirem cargas negativas fazendo com que os aparelhos tenham uma tensão maior causando choque por isso usam o fio terra que tem a mesma função , porém ele vai está neutro de verdade.

    Se adquirirem cargas não vai ter corrente , pois precisa de um empurraozinho e as usinas não fazem isso.

    110 - 0=110V

    110-(-110)=220 V isso é so tensão(diferença de potencial , não corrente)

  • Vanfer
    Lv 5
    Há 7 anos

    cara, 110, é um fio negativo (sem corrente) e outro positivo (com corrente), para 220 os dois são positivos.

Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.