Quantas vezes a Nasa já anunciou algum asteróide que poderia acertar a Terra?

Muita gente aqui acredita piamente que a Nasa esconde informações, ou esconderia, se soubesse de algum asteróide a caminho da Terra, para "evitar um pânico global". Entretanto, mais de uma vez a Nasa já anunciou a descoberta de asteróides que aparentemente estavam em uma órbita que poderia atingir a Terra. Com mais observações, a órbita destes asteróides ficou mais definida, e foi excluída a possibilidade de um impacto.

Quantos e quais anúncios a Nasa já fez de asteróides que, em um primeiro exame, pareciam estar em uma órbita que os levaria a atingir a Terra em menos de 100 anos?

15 Respostas

Classificação
  • Há 1 década
    Melhor resposta

    Há casos reportados, ou seja, se existe alguma probabilidade de impacto, o anúncio é realizado pelas diversas agências espaciais. O número exato de anúncios é difícil de calcular. Mas eles estão catalogados... Basta contar quantos PHAs estão relacionados aqui com previsão de passagem próxima a Terra até 2178 (926 casos em 07 de janeiro de 2009):

    http://www.cfa.harvard.edu/iau/lists/PHACloseApp.h...

    O resultados do programa NEO (que procura e monitora objetos com 1km de diâmetro mínimo) estão disponíveis ao público. Nada a esconder, é óbvio:

    http://neo.jpl.nasa.gov/stats/

    Na tabela abaixo podemos ver os objetos que farão aproximações da Terra:

    http://neo.jpl.nasa.gov/ca/

    Veja mais na 'tabela de risco' dos objetos recentemente observados e os de maior risco, aqui:

    http://neo.jpl.nasa.gov/risk/

    O 'campeão de risco', o único com risco 1 na escala de Torino (que vai de 0 a 5), é o 2007 VK184 que passará em 2048 a uma distância de 76% do raio da Terra e tem 130 m de diâmetro e a probabilidade de impacto é 1/3.030.

    http://neo.jpl.nasa.gov/risk/2007vk184.html

    http://en.wikipedia.org/wiki/2007_VK184

    --- CASO REAL DE QUEDA OBSERVADO ---

    A Nasa, recentemente, anunciou e acertou quanto ao asteróide TC3 2008, de alguns metros de diâmetro, que foi rastreado e estudado minuciosamente.

    Asteroid 2008 TC3 Strikes Earth: Predictions and Observations Agree

    http://neo.jpl.nasa.gov/news/2008tc3.html

    \o/

  • Anônimo
    Há 1 década

    Olha César, "quantas vezes" é uma resposta difícil de dar (haja pesquisa!), mas há um site que recomendo: NEO (Near Earth Objects) que trata justamente disso, e é da NASA

    http://impact.arc.nasa.gov/neo_main.cfm

    Na barra da esquerda, clique em NEO Catalog que terá uma lista dos objetos sendo monitorados. Com certeza o número de vezes será menor ou igual ao de objetos. :-)

    Abraço.

  • Klindo
    Lv 6
    Há 1 década

    Já refleti sobre isso: a NASA não teria motivos para ocultar informações dessa ordem de grandeza, até porque não é apenas a NASA que tem os olhos voltados para o espaço, certo? Além do que, uma informação importante como essa sendo descoberta depois, deixaria a credibilidade da agência em xeque. A NASA anuncia possibilidades de tais eventos ocorrerem, pois, semelhante às previsões de tempo, as infinitas variantes podem alterar um resultado final. A Teoria do Caos apenas reforça as minhas palavras. Essa história anunciar uma coisa e depois desmentir é natural nesse ramo, afinal, descobrir a “mente de Deus” é apenas um delírio de Stephen Hawking.

    Não sei a resposta para a sua pergunta, mas vou acompanhar essas informações com cautela para evitar erros de julgamento de minha parte.

  • Há 1 década

    só para ressaltar a teoria do Androgros.. achei mto pertinente. não acho q a nasa esconda algum segredo, mas nesse assunto de asteróide, realmente, ela não poderia esconder pelo fato de que hoje existem mtos outros telescópios potentes observando o universo.

  • O que você acha das respostas? Você pode entrar para votar em uma resposta.
  • Há 1 década

    Não é só a Nasa que entende desse negocio,mesmo que ela escondesse,saberiamos por outras fontes,o mundo inteiro estão observando o espaço,mas se um asteroide tiver que destruir o mundo,ou melhor o planeta Terra,ninguem vai conseguir impedir!

  • Há 1 década

    umas trocentas :D

  • Não ria de mim porque sou "leiga" no assunto mas o pouco que sei ou na verdade desconheço a divulgação de tais informações.

    Mas é fato que lixo espacial ( satélites, etc) frequentemente caem na Terra. como a maior parte do planeta é composto por água pouca gente percebe mas é um fato. Asteróides também sempre caem e existem registros sobre tais ocorrências.

    A questão da queda de um asteróide e até mesmo de um simples "objeto" que compõem o lixo espacial é perigoso se cair na terra, devido a força mais aceleração da queda. è uma arma s compararmos com um projétil.

  • Há 1 década

    Os sigílos estão por todos os lados. Imagina se as pessoas soubessem detalhadamente o porque do prejuizo que sofreu, da namorada ou namorado que perdeu ou dia que fosse morrer. Certamente, o mundo estaria pior. Com certeza a Nasa tem seus sigilos, para que a humanidade não venha morrer de pânico...

  • Há 1 década

    Não saber

  • Há 1 década

    puts num sei e vc sabe????

Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.