Ximpxon! perguntou em Ciências e MatemáticaFísica · Há 1 década

Se as cores básicas são azul, amarelo e vermelho, por que as TVs utilizam o verde?

4 Respostas

Classificação
  • Há 1 década
    Melhor resposta

    Não podes aplicar o que conheces sobre "misturas de tintas ou pigmentos" com a "mistura de luzes" (adição ou superposição de luzes). As cores que aparecem na tela da TV é obtida pela conveniente superposição de luzes!

    As cores primárias por adição, isto é, quando "misturamos" luzes (e NÃO pigmentos ou tintas!), são o vermelho (red - R), o verde (green - G) e o azul (blue - B). Todas as nossas sensações coloridas podem ser produzidas pela conveniente superposição dessas três luzes, originando assim o "sistema RGB", conforme já verificou o cientista Thomas Young no início do século XIX. A luz amarela que vês saindo da tela de vídeo do computador ou da televisão por exemplo, é produzida a partir da superposição do verde com o vermelho.

    Poderás ver algumas fotografias que fiz no endereço abaixo.

    http://www.if.ufrgs.br/~lang/Sombras_coloridas.pdf

    Nas três imagens da página 4 da apresentação, verás a mesma cena iluminada respectivamente com apenas luz azul, somente luz verde e somente luz vermelha. Depois, na página 5, verás a mesma cena iluminada simultaneamente com as três luzes. Nota então que na parede atrás das garrafas, aparecem sombras coloridas com as três cores primárias (RGB) e mais as três cores secundárias (ciano, magenta e amarelo - CMY - ou y é de yellow), além do branco (obtido da superposição das três cores primárias) e do preto (ausência de luz).

    Prof. Fernando Lang da Silveira

    www.if.ufrgs.br/~lang/

  • Anônimo
    Há 1 década

    Nas artes plásticas as cores básicas são essas, fisicamente falando não.

    Cores Básicas seriam aquelas que a partir de sua combinação produziriam todas as outras certo? Sendo a luz a fonte das cores da televisão as cores primárias seguem o padrão da luz que vemos: nossos olhos vêem apenas vermelho, verde e azul, os tons de branco a negro são vistos como intensidade não tipo de luz. Isso mesmo, TODAS as cores que vemos são combinação de duas dessas três cores. Veja a imagem:

    http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/c/c2...

    A partir do vermelho (red ou r), verde (green ou g) e azul (blue ou b) cria se o padrão de composição universal das cores conhecido como RGB. Assim vermelho e verde dão amarelo, verde e azul dão ciano, e azul e vermelho magenta, a junção das três cores forma a cor branca, pois é a própria luz.

    Além disso o mais correto seria dizer que estas são as "luzes primárias" pois não funciona com tingimentos apenas através da sobreposição luminosa, as reais cores primárias são geradas pelo magenta, amarelo e ciano. Assim um tingimento magenta com um amarelo resulta em vermelho, um amarelo com um ciano resulta em verde, um ciano com um magenta resulta em azul, e os três resulta em preto, pode conferir.

    Fonte(s): Estudo de Corel Draw e de Eletromagnetismo.
  • Anônimo
    Há 1 década

    amigo de uma olhada neste link

    http://www.cybercollege.com/port/tvp015.htm

  • Há 1 década

    pq os radios nao tem cor

    XD

Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.