Loïc perguntou em Ciências e MatemáticaFísica · Há 1 década

O planeta Terra é o centro do universo?

Pessoal, esta pergunta na verdade é mais para exercitarmos nossos conhecimentos em Física. Como provar que a Terra é quem gira em torno do Sol? Não são todos os astros que giram em torno da Terra? É o que normalmente vemos no céu, não é mesmo? E aí, como explicar isso sem o auxílio das tecnologias atuais? No final do século XVI já se sabia a resposta.

5 Respostas

Classificação
  • Anônimo
    Há 1 década
    Melhor resposta

    nnnnnnnnnnnnnaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaooooooooooooooooooooooo

    bruna e claudio,modifiquei minha resposta para lhes corrigir,o sol nao é o centro nem do universo e muito menos da galaxia e sim do sistema solar.

    se o universo é infinito,nao tem centro,e mesmo que nao fosse,nem o sol nem a terra nao seriam o seu centro

    lololololololololololololololololollol...

  • Há 1 década

    Se quiseres saber porque Copérnico colocou o Sol no centro do universo (não apenas no centro do sistema solar), aí vai a explicação do próprio Copérnico:

    “No meio de todos os assentos, o Sol está no trono. Neste belíssimo templo poderíamos nós colocar esta luminária noutra posição melhor de onde ela iluminasse tudo ao mesmo tempo? Chamaram-lhe corretamente a Lâmpada, o Mente, o Governador do Universo; Hermes Trimegisto chama-lhe o Deus Visível, a Electra de Sófocles chama-lhe O que vê tudo. Assim, o Sol senta-se como num trono real governando os seus filhos, os planetas que giram à volta dele”. Copérnico - 1543

    Na verdade a hipótese heliocêntrica tem uma inspiração metafísica. Para os platônicos e neoplatônicos (Copérnico era um neoplatônico), o Sol é o astro mais importante e por ser o astro mais importante deve estar no centro. A hipótese heliocêntrica sofria no século XVI e XVII de importantes objeções astronômicas e mecânicas (além das objeções religiosas das igrejas católica e luterana). Então não é verdade que no século XVI já se sabia que a Terra tinha um movimento diário de rotação e um movimento anual de translação em torno Sol; estes movimentos eram apenas hipóteses, contra as quais havia importantes argumentos. Os argumentos contrários ao heliocentrismo foram lentamente sendo combatidos pelos copernicanos e alguns tiveram que esperar até Newton ou até o século XIX. A "prova" do movimento anual da Terra (o paralaxe das estrelas) somente aconteceu em 1837 e a "prova" mecânica do movimeto diário da Terra (a rotação do pêndulo de Foucault) somente em 1854.

    Mais informações sobre esse interessante tema encontras nos meus artigo:

    http://www.if.ufrgs.br/~lang/A_premissa_metafisica...

    http://www.if.ufrgs.br/~lang/3_episodios_Hist_Fisi...

    Prof. Fernando Lang da Silveira - IF-UFRGS

  • Há 1 década

    É claro que a Terra gira em torno do Sol, pois isso foi determina pela teoria do Heliocêntrismo determinada por Copernico.

  • Há 1 década

    Claro q não, isso antigamente era chamado de teoria Geocêntrica,criada por Ptolomeu; Mais a correta é a teoria Heliocêntrica criada por Copélico, q o SOL é o centro do universo.

  • O que você acha das respostas? Você pode entrar para votar em uma resposta.
  • Há 1 década

    Sol o centro no UNIVERSO doeu.

    O Sol é o centro de nossa galaxia, que é apenas 1 em comparação aos bilhões de galaxias que existem no universo.

    Cada estrela que você vê no céu é um "sol" que esta a anos-luz de distância de nós.

Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.